sábado, 9 de agosto de 2025

Sol, você se esqueceu de mim!



Sol, você se esqueceu de mim

Escondeu-se na densidade das nuvens

Acinzentadas, com desenho de penugem

Isso é verdade, é bem assim. 


Mas amanhã, depois da geada

Certamente que você vai voltar

Clarear as montanhas e o mar

Depois de,  na noite fria, gelada1 


Perdoá-lo-ei, certamente

Se vier com os raios fulgurantes

E brilhar como já brilhou antes

De se esconder atrás do frio inclemente.


E, enquanto o vento a rama balança

Dedico-lhe estes meus versos livres

Quando a Divina Onipotência decide:

A natureza é nosso reino que encanta. 


Euclides Riquetti

09-08-2025

www.blogdoriquetti.blogspot.com 

Acesse!







Se quer a liberdade...


 


 

Resultado de imagem para imagem liberdade

Se quiser a liberdade, conquiste-a
Faça tudo sem magoar ninguém
Mas nunca perca isso de vista:
Pessoas sofrem se perdem alguém!

Se quiser a liberdade, busque
Conquiste-a, sim, gradativamente
Mesmo que sua luz facial se ofusque
Outra virá para brilhar novamente!

A liberdade é um direito de todos
Como é direito do poeta poetar
Libertar-se dos enganos e engodos
É uma forma de se auto-amar!

Mas, quando a liberdade aprisiona
Que vantagem há em tê-la?
Se muita dor ela gera e ocasiona
Será que ela vale mesmo a pena?!

Euclides Riquetti

Somente eu te amo o suficiente - Only me love you enough...






Somente eu te amo o suficiente
Pra te oferecer um poema e uma rosa
Pra te dizer que o inverno que chega agora
Inspira-me a te compô-lo assim de repente!

Somente eu sei o valor que tu tens
Sei de teus dotes e de tua determinação
E do quanto sabes amar com tua devoção
Entendo tuas angústias, ter compreendo bem!

E, na gradação rítmica, te componho
Um soneto novo, simples, delicadamente
Amar-te sempre é o melhor que te proponho.

E, na gradação silábica, eu o declamo
Para que tu o ouças no ouvir de tua mente
Para que sintas o quanto eu te quero e te amo!

Euclides Riquetti

Soberania versus liberdade: narrativas ou realidade?

 



       O brasileiro fica atordoado de tanto levar bordoada verbal na cabeça. Informações costumam vir de todos os lados e a maioria sente alguma dificuldade em saber o que é verdade e o que é mentira. Nosso mundo tem girado em torno da política. Agora, parte do Judiciário politicou. E isso tem acontecido no mais alto escalão, na mais alta esfera: Brasília!

       A bomba dos últimos dias ficou por conta de o Ministro do STF Alexandre de Moraes ter decretado a prisão domiciliar do Ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. A situação comemorou e a oposição rangeu os dentes. Nem a “Grande Imprensa” concordou com a decisão daquele togado. A bagunça está instalada e não se sabe como isso vai terminar.

       Paralelamente, discutem-se os efeitos das sanções impostas pelo Governo dos Estados Unidos ao Ministro já mencionado e da taxação de grande parte das importações de nossos produtos em 50% como Imposto de Importação. Alguns produtos foram realinhados e outros continuam altamente tributados. O que mais pega contra o Brasil é a taxação do Pescado, das Frutas e das carnes.

       Tudo isso teria sido parcialmente evitado se o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa Rosângela tivessem tido um comportamento mais elegante ou comedido em relação ao Presidente Donald Trump e a algumas empresas de tecnologias norte-americanas. A questão de falas de Lula no encontro do BRICS, onde defendeu uma nova moeda para contraposição ao dólar foi o que mais pegou.   O País  se mobilizou através da classe empresarial produtora, alguns políticos também tentaram ajudar, mas o estrago estava feito e ainda não se sabe qual o efeito disso tudo.

       Os norte-americanos são conservadores e os seus dois principais partidos políticos, os Democratas e os Republicanos, que se revezam no Poder, sempre defendem os interesses de seu pais. Sempre foram firmes nas questões internacionais e construíram um império bélico e econômico extraordinário. Apenas o presidente imediatamente anterior, Joe Biden, foi um tanto moleirão (até vacilão), na sua politica internacional e pode ser considerado um fracasso político. Agora, o Laranjão toma medidas enérgicas, gerando incertezas no mercado.

       Trump quer proteger a sua indústria, está no papel dele. Nós é que precisamos ter uma percepção melhor de mercado. Vou repetir aqui o que meu professor de Contabilidade Bancária, Ilto Maestri, nos dizia meio século e pouco atrás: “Um banco precisa ter muitos pequenos clientes e não apenas uns poucos clientes grandes”. O mesmo vale para nosso comércio em nível interno ou externo: Precisamos ter vários países que comprem o que produzimos e não apenas os Estados Unidos, a China, o Japão e a União Europeia.

       Medida Protetiva ou Prisão Preventiva e Protetiva? – Mesmo com a vigência da Lei Maria da Penha e muitos esforços governamentais em campanhas ou na melhoria das estruturas policiais, mulheres têm sido constantemente assassinadas ou agredidas brutalmente pelos companheiros brutamontes. E, Santa Catarina, um estado que é considerado modelo de Segurança Pública, não foge à regra. A todo o momento temos notícias de assassinatos e agressões contra as mulheres.

       O Governo do Estado está instalando delegacias da mulher nas cidades com mais de 50.000 habitantes. Um terço das pessoas que foram aprovadas no último concurso realizado são mulheres. Mas o que impressiona é que as medidas protetivas em favor da mulher não têm sido suficientes. Homens perigosos merecem, mesmo, é uma prisão preventiva. Certamente que as leis evoluirão e o tempo dará os parâmetros e os meios legais para que a violência seja prevenida.

       O primeiro dia da vigência do tarifaço – Na quarta, 06, imergimos num mar de incertezas. Só Deus sabe o que vai acontecer com nossa economia, as empresas e os trabalhadores. O Brasil superou muitas crises naturais, mas a crise ocasionada por bobeira, inabilidade política e o narcisismo, acontece pela primeira vez. É um crime o que tem sido feito com o Brasil. Um potencial fortíssimo, riquezas naturais, terras férteis e um monte de mentecaptos fazendo a cabeça da população. Estamos fritos! A falácia da democracia e a da soberania são apenas construções linguísticas que se tornaram narrativas. Sou, mesmo, pela liberdade!

Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com

Parabéns a você, pai!




Parabéns a você, pai, que em nenhum momento abandonou o seu filho querido
Parabéns a você, filho, que em nenhum instante se esqueceu de seu pai amado
Parabéns a você, pai,  que lhe deu muito amor e muito carinho
Parabéns a você, filho, que retribuiu com respeito ao pai dedicado.

Parabéns, pai, que nunca mediu esforços para que o filho crescesse na harmonia
E buscasse na vida retribuir com honradez e  com dignidade
Parabéns, pai, que renunciou ao conforto pessoal em favor da família
E que, quando teve que partir, deixou em todos muitas saudades.

Parabéns, pai, que exerce a paternidade com responsabilidade
E que coloca, em favor dos filhos, a renúncia aos privilégios
Que sabe educar com carinho, firmeza e amabilidade.

Parabéns a você, pai, que mais do que apenas colocar um filho no mundo
Legou-lhe a dignidade, a educação e os sentimentos mais régios
Que o tornam merecedor de seu reconhecimento e de seu  amor profundo.

Euclides Riquetti

Pais – as lembranças saudosas que todos temos!

 


 



Pais – as lembranças saudosas que todos temos!

       Todos nós temos saudosas lembranças de nossos pais. Poucos de nós, de nossa geração, ainda tem a felicidade de tê-los. “Pais são pais”, e isso nos basta. Muito ou pouco atenciosos, cada um deles ama ou amou seus filhos à sua maneira. Vemos, em nós mesmos, os pais que tivemos e os pais que podemos ser.

       O Dia dos Pais se tornou uma grande festa comercial. Mas a tônica da vida é familiar, sensível, cristã. Nesta semana, encontrei num supermercado local uma filha que acompanhava a sua mãe e a ajudava a escolher as coisas para colocar em seu carinho. Iam, sorridentes, em meio às prateleiras, buscar o que queriam. Cumprimentei-as e dei-lhes os parabéns! À cândida senhora por estar ali, chegando à casa dos oitenta, lúcida e com a energia compatível à sua idade. Queriam saber o porquê da saudação. Falei que era porque via naquela mãe a figura que todos queriam para ser sua.  E me lembrei da minha, dela e de meu pai.

       Os pais foram nosso alicerce. Das atitudes deles somos o resultado. Bem ou mal criados, parte vem da orientação deles, mas cabe a nós tentarmos ser melhores. Ajudar nossa família, sociedade e mundo a serem melhores. Ter o pai ou a mãe, ou ambos, ainda vivos, é um privilégio imedível.

       Lembro-me do esforço de meu pai para que nós estudássemos. Todo o pai que eu seu filho tenha um pouquinho a mais, que seja, de escolaridade. Um pouco mais de patrimônio físico, moral, intelectual. Mas isso depende de nós!

       Meu pai nasceu em Caxias do Sul e veio criança para o interior do atual município de Ouro. Foi para o Seminário Camiliano de Iomerê e depois para São Paulo. Morou e estudou na Vila Pompeia, viu jogos do Palestra Itália, ajudou a conduzir a cadeira de rodas do Comendador Francesco Matarazzo se sua mansão até à Capela do Seminário, antes do amanhecer, para participar das santas missas. Lá, aprendeu a ser carpinteiro, pedreiro, professor. E orgulho-me em dizer que ele tirava notas altas nos estudos, dominou o Latim, o Italiano e o Francês. Estudou Filosofia. Tocou órgão e piano, cantou em coral, conhecia partituras. Vestia terno desde a adolescência, viveu lá durante a Segunda Guerra Mundial. Fugiu do seminário após dar uma martelada no dedão do pé de um colega,  que se tornou o Padre Albino Baretta. Viveu clandestino em São Paulo por dois anos e, depois, veio com um mascate para a casa de seus pais, na Linha Bonita, no tempo em que “quem tinha um olho já era rei”!

       A História de meu pai, que completaria 10 anos neste dia 11 de agosto, tem pautas interessantes, já as mencionei em crônicas. Além de nossas boas e saudosas lembranças, ficou a Biblioteca Professor Guerino Riquetti, o museu que leva seu nome e desapareceu por maus cuidados do Poder Público, a Escola Professor Guerino e uma rua, na área central de Ouro com o seu nome. Ainda restam muitos de seus alunos que, quando os encontro, me contam belas histórias dele como professor e diretor de escola. Então, você que ainda tem o seu, comemore efusivamente! O abraço, o telefonema carinhoso, o reconhecimento, fazem muito bem a ele. Lembre-se que a perspectiva de caminhada dele


Euclides Riquetti

www.blogdoriquetti.blogspot.com 

Poesia, a canção da alma

 


 





Poesia, a canção da alma

Vai procurar praias e mares

Talvez encontre encantamento

Ou, quem sabe, apenas o vento

Que se movimenta pelos ares...


Poesia, a canção da alma

E de todas as poesias que te fiz

Das escritas e das publicadas

Nas páginas a elas dedicadas

Que me deixam contente e feliz!


Poesia, a canção da alma

Dos corpos e das almas pecadoras

Em toda a sua universalidade

Vai pousar em outras cidades

Vai buscar águas promissoras. 



Poesia, a canção da alma

Dos sonhos feitos, dos sonhos desfeitos

Da fuga da possível felicidade

Na razão, o acreditar na realidade

Em cada ser há virtudes e há defeitos!


Euclides Riquetti

08-05-2021

Parodiando o poeta louco...


 




 
 
 
 

 
 





De poeta e de louco
Eu também tenho, sim, um pouco!
Tenho um pouco de cantador
Tenho um pouco de compositor
Apenas um pouco...

Tenho um pouco de profeta
Tenho um pouco de poeta:
O profeta prediz
O poeta diz
O louco -  desdiz
Mas é feliz!

E eu, que sou poeta
Nos poemas que eu já fiz
Escrevi as palavras certas
Pra mim e pra ti.
Escrevi!...
 
Euclides Riquetti

Se dói tua alma...

 


 






Se dói a tua alma de dor enferma
Doem meus braços que te seguram
Sofrimento e dor na vida efêmera
Doem meus olhos que te procuram.

Se tua alma enferma dói de paixão
Se dói de dor teu coração abalado
Se tua vida é um cantar sem emoção
Viajo pelo céu para estar a teu lado.

A dor d´alma é pior que a dos braços
Porque esta te maltrata em dia frio
Pois aquela, pior que meus cansaços
Mata com sua dor meu orgulho e brio.

Anda, então, busca o novo, o vivo
Rende-te aos novos e ousados desafios
Vem encontrar-me em meu atual abrigo
Busca novos ares mesmo que bravios.

Euclides Riquetti

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Versos ao vento...

 





Versos jogados ao vento
Desprotegidos e desconexos
Versos jogados ao tempo
Que flutuam dispersos...

Versos sem rimas e sem consequências
Palavras escritas sem consentimento
Jogadas ao vento...
Estrofes escritas sem alma, sem nenhum sentimento:
Apenas palavras e versos solteiros
Sem um poema hospedeiro
Sem endereço certo
De um poema perdido nos caminhos do universo...

Versos procurando sentido e razão de ser
Versos procurando quem os queira ler
Mas tu não os vês
E ninguém  os lê.

Versos órfãos de autores e de leitores
Que, no anonimato
Escrevi e te mandei
Que se desintegraram dos meus sonetos
E de meus poemetos
Mas que teimam em te  procurar
Nos caminhos do vento!

Euclides Riquetti

O poema da madrugada

 


O Poema da Madrugada

Minhas rosas de inverno

As amarelas e as bordôs

Que contemplo pelo vitrô

São o encantamento eterno...


Vermelhas cor de paixão

Brancas de amor e de paz

Na energia que se refaz

No palpitar do coração...


A vida é o sopro do vento

Como o gélido minuano

Que venta assim soberano

E que se alonga no tempo...


Então registro em poesia

Os sensuais sentimentos

Os sentimentais momentos

E a minha sentida alegria...


Conte nas contas do terço

Ou nas dezenas do rosário

Os versos do imaginário

Que crio no sono do berço...


E, nas noites prateadas

Sob o desenho do luar

É todo seu o meu sonhar

E o poema da madrugada!


Euclides Riquetti

Madrugada de 08-08-2025

www.blogdoriquetti.blogspot.com

Acesse, prestigie!







Poetize

 


 



Família de poetas: Júlia, Miriam, Euclides. A poesia mora lá em casa!
Júlia, terceiro lugar categoria infantil; Miriam: Campeã categoria sênior;
Euclides: Campeão categoria Soneto - no Concurso de Poesias Miguel
Russowsky - Casa da Cultura Rogério Sganzerla - Joaçaba - SC, em
20-12-2018.



Poetize...
Em todos os seus bons momentos
E deixe que seus versos vaguem ao vento
Poetize...
E deixe que seus versos se dispersem no tempo
Mas poetize!

Realize...
Transforme seus sonhos em realidade
Todos os imaginários e os de verdade
Realize...
Mesmo  que amanhã possa sentir saudades
Mas realize!

Poetize nas madrugadas de domingo
E nos dias de semana...
Realize os sonhos mais lindos
E transforme em poemas os seus sentimentos
Toda a sensibilidade que de sua alma emana
Sem tristezas, incertezas ou lamentos!

Realize...escreva..., pense em mim e...
Eternize:
Poetize!

Euclides Riquetti
25-12-2018

Eu e meus pecados

 


 





Aqui estou, meu Senhor
Eu e meus pecados
Não queremos muito, não
Apenas sermos perdoados.

Eu, por havê-los cometido
Por ter perdido,  às vezes,  a razão
Por não ter escutado meu coração.
Eles, por me terem seduzido.

Somos,  ambos,  duas almas descuidadas
Merecemos, assim, o incondicional  o perdão
Não somos da história o vilão
Queremos nossas culpas deletadas!

Preciso em minh' alma toda a alvura
Iniciar,  cada mês,   novinho em folha
Então, peço perdão, não tenho escolha
Perdoa-me, Bom Senhor lá das Alturas!

Falo por mim e por meus pecados
E por isso mesmo já vou escrevendo
Não podemos chegar em dezembro
Sem que sejamos perdoados
Eu... e meus pecados...

Perdão, Senhor, perdão!!!
Euclides Riquetti

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Minha querida mãe!

 







  Mãe:


          Não escreverei uma bela mensagem de amor, nem direi que a minha foi a melhor mãe do mundo. Apenas direi que a perdi há 25 anos, tão logo entramos no novo milênio. E que ela me deu boa educação e ajudou-me nos momentos mais difíceis. Vibrou quando nasceram minhas filhas e meu filho. Chorou quando perdemos meu pai e meu irmão. Comemorou comigo as minhas vitórias e chorou comigo os meus reveses. Foi minha mãe, foi o que um filho pode esperar dela. E sei que sempre morei em seu coração!

          Mas, nesta data tão especial, a do seu aniversário, fico a lembrar daquelas mães que perderam seus filhos, contrariando a lógica de que são os filhos que devem enterrar os pais. Rezo por elas porque sei o quanto sofreram com as perdas que não podem ser compensadas por serem definitivas. Rezo por elas e sempre que posso lhes manifesto meu afeto, carinho e  meu sentimento humano.  Mas sei que, apesar de tudo, elas não esquecem jamais dos filhos que geraram, amaram e perderam.

          Rezo para aquelas que foram mãe e pai, pois perderam o companheiro  e tiveram que dar conta de prover seus filhos de educação, instrução e sustento. E por aquelas cujos filhos foram para longe dizendo que voltariam e que se esqueceram de voltar...

          Rezo também para que meus filhos e os dos outros pais possam ter-nos por muito tempo. E nós também possamos tê-los da mesma forma. E me sinto como um menino frágil que sente as coisas com o coração,  mas impossibilitado de evitar que a dor esteja presente no coração das mães.

          Rezo pelas mães jovens para que,  no mundo difícil, intolerante e constantemente mutável,  possam ter energia para cuidarem dos filhos que geraram. Rezo pelas mães que são  minhas amigas  pessoais e  virtuais que, no Dia das Mães, postam nas redes sociais  as fotos de seus amados filhos sorridentes que as deixam felizes e orgulhosas. Rezo pelas mães já avós, pois  são mães duplamente.

           Rezo! Rezo porque acredito que um Ser Supremo pode ajudar a  amenizar os sofrimentos, pode dar esperanças de que um dia todos se encontrarão novamente  e para que haja a vida eterna, quando as mães e os filhos possam estar todos juntos, um dia, no céu!

Obrigado, mãe, obrigado a todas as mães!

Euclides Riquetti

Feliz aniversário, querida e saudosa mãe, Dorvalina Adélia Baretta Riquetti (Richetti)

 



 Homenageando, nesta data, minha querida e saudosa mãe Dorvalina Adélia Baretta Riquetti, nascida em 07 de agosto de 1923

Resultado de imagem para imagens mãe com filho


Mãe - das dadivosas mãos, mãe
Mãe - das caridosas bênçãos, mãe.

Mãe dos filhos gerados e amados
Mãe dos filhos cuidados e guiados.

Mãe - da vida dedicada, mãe
Mãe - da lida abnegada, mãe.

Mãe das manhãs azuis, esperançosas
Mãe das noites negras e chorosas.

Mãe - do filho perfeito e bem nascido
Mãe - do sagrado leito ali estendido.

Mãe do olhar bondoso mas austero
Mãe do falar que assusta mas sincero.

Mãe - do amor em plena difusão
Mãe - da flor, da alma e coração.

Mães são apenas mães:
Não dependem de elogios
Não dependem de flores
Não esperam por presentes.

Apenas rezam por seus filhos.
E eu rezo por elas.

Felicidades a todas as mães:
À minha, à tua, às mães das outras mães.

Euclides Riquetti

Canção do som do mar

 


 






Ao cantar esta canção
Me lembro, com emoção
Da praaaaia!...

Foi lá que eu te conheci
Me encantei quando te vi
Na praaaaia!...

Encontrei-te junto ao mar
Com a  areia a te queimar
Da praaaaia!...

/Hoje eu canto esta canção/Que me traz tanta emoção/
Ao lembrar o som do mar/Ao lembrar o som do mar... do mar!/
(duas vezes)

Foi amor, foi alegria
Foi amor naquele dia
Na praaaaia!...

Eu me lembro bem feliz
Do ceú claro, azul aniz
Da praaaaia!...

Na verdade eu nunca tinha
Visto algo tão bonito
Na praaaaia!...

/Hoje eu canto esta canção/Que me traz tanta emoção/
Ao lembrar o som do mar/Ao lembrar o som do mar... do mar!/
(duas vezes)

Foi  minha vez primeira
A pisar naquela areia
Da praaaaia!...

Não me deste o telefone
Mas escreveste teu nome
Na areeeeia!...

Até hoje te procuro
Seja claro, seja escuro
Na areeeeia!...

/E hoje eu canto esta canção/Que me traz tanta emoção/
Ao lembrar o som do mar/Ao lembrar o som do mar... do mar!/
(duas vezes)
Euclides Riquetti

Te esperando na beira do mar

 



 



Resultado de imagem para fotos homem sentado beira do mar

Ficarei te esperando
Na beira do Mar
Pra te ver mergulhando
Pra te ver nadar...

Serei como a areia
A afagar os teus pés
Bela e  doce sereia
Doce e  bela mulher...

Nas águas do Arroio, sim
Quando vais te banhar
Vais te lembrar de mim
De mim vais te lembrar...

Nas tardes mais quentes
Nas manhãs mais frias
Pensarás como sempre
Na nossa alegria...

Pois estarei te esperando
Na beira do Mar
Num Arroio  nadando
Pra poder te abraçar...

Euclides Riquetti
www.blogdoriquetti.blogspot.com 

Deixa que o perfume dos ventos te acaricie

 



 



Deixa que o perfume dos ventos te acaricie
Afague tua pele e beije teus  lábios que eu tanto desejo
Erice  teus cabelos macios  e aplaque  teus medos
Permite  que o perfume dos ventos se delicie...

Deixa que a brisa da noite refresque teu corpo fogoso
Apalpe teus seios, teus braços, com toda a ternura
Que leve pra ti  os aromas  e toda doçura
E que a noite se transforme em algo sublime  e gostoso.

Deixa-te navegar na distância numa  viagem bonita
Ultrapassar as barreiras que te impedem de ser feliz
Voa pelos ares da mente na imensidão infinita

Deixa  que teu rosto receba o carinho de minhas mãos
E sente  o seu  toque sensual que você sempre quis
Deixa-te trazer até mim, embalada pelo som da minha canção!

Euclides Celito Riquetti

www.blogdoriquetti.blogspot.com

Feliz novo dia!

 


 





Feliz novo dia!

Quando, de manhã, você tiver constatado
Que tudo o que fez ontem foi altamente produtivo
Que o caminho que você percorreu foi bem pavimentado
Para que sua luz intensifique seu brilho antigo...

Quando, de manhã, você tiver já planejado
Ter um dia junto com as pessoas que você quer
Ter um dia magnífico, um dia bem abençoado
Fique esperançosa com tudo o que lhe vier...

Quando, na manhã, o sol ressurgir, depois do dia chuvoso
E os ventos já estiverem totalmente acalmados
E você puder receber um abraço sutil e carinhoso
Terá as recompensas pelos sonhos sonhados...

E, quando os dias se mostrarem mais claros e bonitos
Porque a primavera florida já se aproxima
Verá que há mais azul a cingir o firmamento infinito
Porque sua alma é a luz que a todos ilumina!

Tenha um dia bastante abençoado
Um FELIZ NOVO DIA!

Euclides Riquetti

www.blogdoriquetti.blogspot.com 

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Perdas ensejam saudades...

 


 




Perdas são sempre sentidas
Ensejam  as saudades
Aguçam a sensibilidade
Ferem os corações e as almas doridas...

As perdas dilaceram os ânimos
E mutilam os pensamentos
Fazem a mente viajar pelo tempo
Perder-se em dias, meses e anos...

As perdas deixam marcas que não se apagam
Que ficam conosco eternamente
E que nos destroem  lentamente.

As perdas acontecem e as vidas passam
Fica a dor a matar quem já tanto sofreu
Fica o tempo a lembrar-nos de quem se perdeu...

Euclides Riquetti

Quisera que me quisesses

 


 



 

 
  
Eu quisera que tu me quisesses como eu te quero
Eu quisera que tu me entendesses como eu te entendo
Eu quisera que tu me dissesses,  pois  não compreendo
Por que não dizes as palavras que eu tanto espero?

Eu pensei que  em teus sonhos divinos  estivesse presente
E mergulhei na paixão desmedida que tanto nutri
E agora me vejo sozinho, afastado de  ti
Sedento de amor e desejo na noite fervente!

Os anos passam, o mundo anda ligeiro, ligeiro
Não há porque não deixar as coisas acontecerem
E os sonhos precisam ser vividos agora,  por inteiro.

Os anos passam e as pessoas também se vão
Sem que elas possam tudo isso perceberem
Sem conviver  com  a alegria de uma paixão...

Euclides Riquetti

Acariciar seus cabelos

 





 
 

Apenas deixe-me secar seus cabelos
Deixá-los leves, macios, e  sedosos
Cuidar deles com todo o meu zelo
Admirar seus ombros belos e  formosos
Perder-me em sutilezas e em  pecados.

Apenas deixe que eu os alise e afague
Com minhas mãos ansiosas de querer
E que de minha mente nunca se apague
A lembrança de cada olhar, de cada viver
E que por você eu me perca e me embriague...

Apenas diga que gosta de minhas carícias
E eu sou muito importante em sua vida
Que possamos dividir todas as delícias
Em cada beijo trocado e na paixão sentida
Sem ferimentos, sem dores, sem sevícias.

Euclides Riquetti

Degraus de junho e julho


Temperatura próxima de 0°C e geada no final de semana - Éder Luiz ...


Saí por aí, ao longo da estrada

Câmera digital em punho
(Uma câmera digital empunho)
Paisagem branca/prateada
Beleza ímpar na manhã de junho!

Saí por aí, subindo degraus
"Menos dois" é a temperatura
Plantas cobertas de alvura
(Eu e meus óculos de grau)
Tudo é branco,  alma pura.

O sol da manhã em plenitude
Flecha a manhã gelada, gelada
Pelo frio que veio na madrugada
E doura a paisagem na planitude.
Torna ouro a prata da geada.

E eu volto pelos mesmos degraus
Eu e meus óculos de grau.

Euclides Riquetti

Quando a lua prateada voltar


 



Quando a lua cheia de novo chegar
Para por romance nos corações dos namorados
E voltar-nos o seu  brilho lunar prateado
Estarei esperando por seus olhos encantados
Que me fazem viver, sentir, respirar...

Quando, solitário,  eu ouço a suave sinfonia
Da natureza que repousa abençoada
Que me cobre com seu manto sagrado
E eu olho para a imensidão estrelada
Sou arrebatado por tênue nostalgia.

Ah, doce sensibilidade de poeta
Vem me confortar com sua inspiração
Vem me animar a alma e o coração
Vem trazer-me a palavra certa
Que me faz rimar amor com paixão.

Vem ensinar-me a esperar
A lua prateada  voltar!
 
Euclides Riquetti

Poema para Maria Luíza

 


 




Lembre, sempre e com carinho, de tudo o que lhe faz bem

Pratique, com gestos, toda bondade que há dentro de você

Carregue, em seu coração lindo, as nobres virtudes também

Saia de perto do que for fútil e busque o jeito ideal de viver

Traga, em seu interior, tudo aquilo que só lhe traz a alegria!


Pelos caminhos do sol, ande com toda a agilidade e maestria

Poupe as pessoas daquilo que lhes possa causar sofrimento

Alivie-lhes as dores, anime-as para sentirem a beleza da vida

Luzes e raios solares iluminarão o seu céu, o seu firmamento

Sua força interior é a da menina jovial, cândida e aguerrida!


Sempre que discordar de algo, faça-o com hábil singeleza 

Eleve suas preces para o Divino para que você seja ouvida

Tenha consigo os argumentos mais sólidos e com grandeza

Pois tudo o que enobrece, engrandece sua alma de menina.

Dance, cante, exulte-se, e torne seu mundo mais divertido

Dias venturosos desenhar-se-ão em seu caminho colorido.


Sabem os anjos que você é aquela criança muito virtuosa

Prodígio que destila inteligência e exala sua sinceridade

Candura numa pessoa que almeja ter uma vida venturosa

Amiga verdadeira, compreensiva, uma amiga de verdade

Vitoriosa como filha, neta, como uma criança tão querida

Real princesa, tão amada pela família que tanto a protege!


Euclides Riquetti

Como se fosse sábado...

 








Engraçado...
Hoje me pareceu...
Como se fosse
Um dia de sábado!
E amanhã seria domingo
Um dia muito lindo!

Ora, meu pensamento faz calendários
Cria dias imaginários
Conforme sua conveniência...

Meus interesses se sobressaem
Enquanto as pessoas se distraem
E fogem da subserviência...

Fogem dos controles a lógica
Da vida metódica
O medo da mudança...

Mas há horas que se procuram
Novos e animadores horizontes:

Os horizontes que inspiram o poeta
Ele e sua pena indiscreta
Que corre sobre os papéis
Com versos amenos ou...
Cruéis!

Mas o poeta acanhado
Dá o seu recado:
O mundo é apenas uma passagem
E é preciso ter coragem
Para os novos desafios
Sejam nos dias chuvosos
Seja nos dias de estio.

E, não sei por que motivo
Mas há algo aqui comigo
Que me induz e impulsiona
A dizer que o que aprisiona
A ninguém faz bem.

E que todos os dias possam ser como os sábados
Com os pensamentos motivados
A pensar que o amanhã seja mais um domingo
Sempre adorável, sempre muito bem vindo!

Apenas assim...

Euclides Riquetti