Na noite de quinta-feira, fomos surpreendidos pela notícia do falecimento da professora, colega, vizinha e amiga Dona Holga Maria Siviero Brancher. Ficamos entristecidos pela sua partida, que é nossa reação lógica e primeira diante da perda de alguém que estimamos muito e que tornou-se nossa amiga.
Nossa Dona Holga sempre foi uma pessoa muito determinada em conquistar seus objetivos. Conheci-a ainda pequeno, pois passava defronte nossa casa, ali no Distrito de Ouro, com suas crianças, indo para Capinzal, a pé. Os mais velhos me diziam: "Aquela ali é da Dona Holga, professora lá no Belisário Pena". Era uma mulher muito bonita!
Mais adiante, lembro-me de quando eu era adolescente e estudava no Ginásio Padre Anchieta e, numa manhã, logo após nosso recreio, escutamos seus gritos ali em sua casa, quando corria para a rua: "Mataram o Dr. Vilson (Bordin)!" Aquilo me marcou. Foi o acontecimento da década na pacata cidade. Eu já a conhecia bem, fui colega de uma das filhas, Anamar, no terceiro ano primário, 1963, no Colégio Mater Dolorum. Meu pai era amigo dela e do Seu Sady, o marido. Depois, em 1967 e 1968, foi minha professora no Ginásio Normal Juçá Barbosa Callado, do qual era também Diretora. Era nossa professora de Matemática, Português e Didática. Estava grávida da Vanusa e vinha para a Escola trabalhar com muita energia. E encontrava tempo para deslocar-se a Passo Fundo, onde fazia seu Curso Superior. Tomava caronas com alguns que iam para lá esduar Direito, iam de jipe, pelas estradas poeirentas, dentre eles os Srs. Nízio Baretta e Antônio Maliska Sobrinho.
Terminado o ginasial perdi o contato com ela, que só restabeleci em 1977. Morávamos em Duas Pontes, município de Campos Novos, hoje Zortéa, onde fora lecionar e trabalhar, e os assuntos relativos à Educação eram tratados aqui em Joaçaba, na 9º UCRE. Quando estavam implantando a Rodovia Joaçaba/Ouro/Capinzal, a Estrada da Amizade, havia muitos atoleiros e, nos dias chuvosos tínha-se que vir por "Linha Sete". Lembro que certa vez tive que dirigir seu Corcel no retorno, pois estava exausta. Era de levantar de madrugada e trabalhar até quase 11 horas da noite. E, a partir de 1978, nos tornamos colegas na Escola Major Cipriano Rodrigues Almeida, nas Duas Pontes. Minha antiga professora já se tornara nossa grande amiga e vizinha. Foi pioneira em ir ao encontro da educação em nível superior.
Tinha uma concepção das coisas muito adiante dos costumes de seu tempo. Era uma revolucionária. Buscava participar de congressos onde quer que acontecessem. Em qualquer lugar do Brasil. Era apaixonada por História. Para ela, não havia fronteiras. E nos dizia: "Falo demais e às vezes me complico por isso, mas é tudo verdade. Acho que sou meio subversiva!"...
Tinha uma forte liderança perante seus alunos. Programava viagens e ia buscar apoio junto a empresas e ao Poder Público. Em dezembro de 1980 levou os alunos Contadorandos da CNEC para conhecer Florianópolis. Queria levá-los para ver os fortes, mas os eles queriam praia! Então ela os levou para conhecer o Palácio Cruz e Souza, que era Sede de Governo, a Praça XV, com sua imponente Figueira, a Majetosa Ponte Hercílio Luz e a Marinha. Também as dunas brancas na Joaquina e as finas areias do Campeche. Depois, como prêmio, a ida para Balneário Camboriú, para conhecer a praia mais famosa do Sul do Brasil. Recomendava que "os filhotes" não ficassem expostos ao sol, coisa de mãezonha. Ao final, porém, todos com o couro bem vermelho! Acho que dos mais de 40, nenhum ainda conhecia o mar. Ela proporcionava isso a eles! Levava-os para conhecer in loco aquilo que ensinava da sala de aula, quanto aos aspectos históricos e a paisagem natural de Santa Catarina.
Nossa vizinha, deu-nos muito apoio quando nasceram nossas meninas, dava-nos conselhos, nos orientava, afinal criara sete filhos. Trazia-nos roupas bonitas quando de suas viagens a São Paulo. Organizava jantares para os alunos "do ônibus", uma vez que, morando em Zortéa, descia algumas noites para lecionar em Capinzal. Ia e voltava no ônibus dos alunos. Parecia uma "aluna maiorzinha" em meio aos demais. Na Escola, uma vez, com ajuda da Miriam, fez um jantar surpresa para os professores em dia de reunião pedagógica. Era também habilidosa cozinheira.
Aposentada, começou a aprofundar suas pesquisas para sua monografia de História, disciplina com a qual tinha muita afinidade, e que lecionou a maior parte de sua vida, principalmente no Belisário Pena e CNEC, mas também com passagens pela Sílvio Santos e Major Cipriano Rodrigues Almeida e outras. Em razão disso, escreveu um livro sobre a História Sócio-econômica de Capinzal. Ia às Prefeituras para ver os registros das empresas antigas, à Agência de Estatística, à Casa da Cultura, em Campos Novos, às Exatorias e Coletorias das cidades gêmeas e daquela.
O lançamento de seu livro aconteceu no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, com cerimônia presidida pelo amigo Ademir Pedro Belotto. Lembro bem que ele falou daquilo que realiza o Ser Humano: "Ter filhos, Plantar uma Árvore e Escrever um Livro". E ela estava cumprindo isso! Foi um evento muito concorrido. Deixou uma marca importantíssima com isso. É uma ótima referência bibliográfica de nossa História. Autografou-me um exemplar.
Há uma década nos encontramos em Toledo, no Paraná, na Festa da Família Durigon, lá realizada. Lá moravam a Ana Leonor e o filho Cássio. Foi, para nós, uma grande surpresa tê-la reencontrado. Depois disso, avistei-a apenas mais uma vez, em Capinzal. Passamo-nos alguns recados pelo facebook e, para nossa surpresa, a notítica de sua partida. Imaginamos que pessoas que nos foram caras um dia devessem ser eternas.
Uma pessoa muito adiante dos costumes de seu tempo, porque ousava buscar o conhecimento, mrgulhar no desconhecido, sem medo. Isso num tempo em que as mulheres, em sua maioria, ainda não trabalhavam fora. Foi mãe de sete filhos e os encaminhou todos para frequentarem as universidades, fato que pode ser considerado quase que exceção à regra geral, uma vez que poucas famílias conseguiam fazer isso. Criou, com muito amor, respeito e exemplo, todos os seus, e fez muito pelos filhos dos outros. Ana Leonor, Anamar, Ana Lice, Antônio João, Maurício, Cássio e Vanusa podem orgulhar-se da mãe que tiveram. Falar de seus filhos era seu maior orgulho. Minha esposa sabe o nome deles e as suas características pelo que a Dona Holga os descrevia em suas falas.
A manifestação de seus ex-alunos nas redes sociais atesta o quanto foi querida por todos. Quando tivesse que tomar partido em uma situação, ficava ao lado do aluno, o que lhe deu credibilidade e confiança perante ele. Ter sido seu aluno, colega, vizinho e amigo foi um grande privilégio. Fica sua imagem eternizada no pensamento de cada um de nós. Esteja feliz num lugar muito bonito mrecido, Dona Holga!
Euclides Riquetti
25-05-2013
sábado, 25 de maio de 2013
sexta-feira, 24 de maio de 2013
Ponte Pênsil Padre Mathias Michelizza
Os Distritos de Ouro e Rio Capinzal, na terceira década do Século XX, pertenciam ao Município de Campos Novos, de vasto território envolvendo o Planalto Catarinense e o Vale do Rio do Peixe.
Um fator de dificultava a vida da população dos mesmos, principalmente dos moradores da margem direita do Rio do Peixe, era a falta de conexão entre os dois povoados, uma vez que apenas o serviço de balsa e botes era disponível para o transporte de pessoas e produtos de um para o outro. No lado Rio Capinzal, havia a Estrada de Ferro, inaugurada em 20 de outubro de 1910, ainda diversas indústrias, hospital, um comércio bem organizado e até hotéis. No lado de Ouro, o comércio era bem ativo e a produção agrícola muito forte, até por causa da vocação de seus colonizadores, descendentes de italianos originários da Serra Gaúcha.
Em 1932, estando em bom estágio de desenvolvimento, precisavam construir uma ligação fixa entre os dois povoados. Então as comunidades, lideradas pelo Sr. José Zortéa, uma pessoa de alto espírito empreendedor, com grande agilidade e muio criativo, fez projetar uma ponte de madeira, sustentada por cabos de aço assentados em pilastras também de madeira. Coube aos Srs. Otávio Ferro e Aníbal Ferro formarem a equipe de trabalho e executarem a obra, pois tinham grandes conhecimentos em crpintaria e marcenaria.
Para financiar a obra obtiveram, através do Município, uma pequena ajuda do Governo do Estado, mas o custos maiores foram bancados pelos moradores dos dois Distritos. Depois de quase dois anos desde a concepção do projeto, a ponte ficou pronta e teve sua inauguração em 1934, numa concorrida solenidade, quando o Padre Mathias Michelizza, um dos grandes incentivadores da obra, atravessou-a a cavalo. Na parte localizada em Rio Capinzal, havia sobre ela uma Casa de Pedágio, onde os usuários pagavam para passar de um lado a outro. À época, era considerada a terceira ponte do gênero no mundo.
Porém, por ocasião da grande enchente de 21 de junho de 1939, ela veio a ruir pela força das águas do Rio do Peixe, que atingiram, inclusive, a Rua da Praia, hoje Rua Governador Jorge Lacerda, e a Felip Schmidt. O local onde se situa a Praça Pio XII foi totalmente inundado. Fora uma enchente sem prcedentes. Também houve alagamento na área central da Rio Capinzal.
Mas nossa comunidade, muito unida e determinada, contratou um responsável técnico, o Engenheiro Austríaco Máximo Azinel, que também teve o apoio do prático, também austríaco, Antônio Holzmann, e conseguiram reconstruí-la, agora com pilastras de concreto e com um vão central de 84,50 metros e ainda a parte de extensão imóvel. Hoje, na totalidade, atinge 142 metros. A segunda ponte exigiu um investimento de Cr$ 200.000,00 (Duzentos mil cruzeiros), e houve a participação do estado com Cr$ 90.000,00. Os Cr$ 110.000,00 faltantes e ainda muitos serviços, foram bancados pelos moradores dos Distritos de Capinzal e Ouro. Foi inaugurada em 1945. Os nossos benfeitores guardam, até hoje, plaquetas metálicas em que consta serem "sócios" do emprendimento.
Cabe mencionar que tinha uma largula de 3,5 metros, o que possibilitava a passagem de carroças com tração animal e de pequenos caminhões, os quais transportavam artigos de consumo de Capinzal para o Ouro, e suínos deste para serem abatidos no Frigorífico Ouro, mas que era localizado em RioCapinzal, ali próximo da Estrada de Ferro.
Alguns anos depois da inauguração da Ponte Irineu Bornhausen, a chamada "Ponte Nova", inaugurada em 06 de janeiro de 1955, a pista da Ponte Pênsil foi estreitada, ficando na largura atual, apenas permitindo-se a passagem de pedestres.
Na enchente de 07 de julho de 1983, ela foi parcialmente destruída, sendo reconstruída pela ação dos Prefeitos de Capinzal, Celso Farina, e de Ouro, Domingos Antônio Boff. Entretanto, na segunda metade do ano de 1984, pouco tempo após a sua reconstrução, um violento vendaval seguido de ciclone atingiu a área central de Ouro, levando parte da cobertura de alumínio do Ginásio Municipal de Esportes André Colombo e derrubando a ponte.
Foi uma cena horrível: A cidade escureceu na meia tarde, virou tudo noite, vieram fortíssimas rajadas de vento, o ar frio misturava-se ao quente, formava redemoinhos, as pessoas se agarravam aos postes e mesmo aos pneus dos carros estacionados na rua Felip Schmidt para não serem levadas pela sua força. E, num dado momento, os cabos laterais de segurança foram rompidos, a plataforma de madeira foi lançada ao ar sentido Sul/Norte, até a altura do topo das colunas altas que sustentavam os cabos de aço.
Com o represamento do vento, foi tanta a força exercida, que as pilastras de concreto quebraram-se ao meio, na altura da plataforma, caindo tudo dentro do Rio do Peixe. Custou-me acreditar que isso tivesse acontecido. Presenciei a cena da janela da sala do Pré-escolar da Escola Prefeito Sílvio Santos, para onde corri quando percebi que vinha a escuridão. Preocupei-me porque esta era uma casinha de madeira, ao lado do prédio principal da Escola. Com calma incentivei as crianças da Professora Neusa Bonamigo a "brincarem de se esconder" debaixo de suas mesinhas. Formulei uma brincadeira de nos escondermos, pois tive medo de que a edificação também desabasse sobre eles. A professora logo entendeu o que eu estava fazendo e o porquê. . Eu apontava o dedo para a janela sugerindo que fosse olhar sem as crianças notarem aquele cenário desolador. Fazia sinais e ela não imaginava a cena de horror que se passava lá fora. Eu não queria que as crianças se assustassem, mas entendeu que algo se passava e alojou os pequenos sob suas mesinhas. Evitamos que as crianças percebessem o que se passava. . Felizmente, nada de mal lhes aconteceu.
Alguns minutos depois, a ocorrência de chuva. Um aluno nosso e o filho de uma professora, nossa colega, estavam sobre a ponte, mas conseguiram escapar de cair no rio ou serem atingidos pelos materiais da ponte. Caíram fora das águas. Tudo terminou bem. Mas as águas subiram e levaram todas as madeiras embora, de novo...
No ano seguinte, 1985, foi reconstruída, com o aproveitamento das bases dos pilares e a fixação dos pórticos de sustentação dos cabos de aço sobre essas. Fizeram furações verticais nas pilatras restantes e conseguiram "chumbar" as colunas sobre elas. Tudo ficou bem novamente. Houve substituição do madeiramento por duas vezes, desde então, em 1991 e em 2005, , ficando no mesmo padrão, com o objetivo de preservar seu modelo arquitetônico, uma verdadeira obra de arte. Está ali, impondo sua simplicidade historica, majestosamente, sobre o nosso Rio do Peixe!
Euclides Riquetti
24-05-2013
Um fator de dificultava a vida da população dos mesmos, principalmente dos moradores da margem direita do Rio do Peixe, era a falta de conexão entre os dois povoados, uma vez que apenas o serviço de balsa e botes era disponível para o transporte de pessoas e produtos de um para o outro. No lado Rio Capinzal, havia a Estrada de Ferro, inaugurada em 20 de outubro de 1910, ainda diversas indústrias, hospital, um comércio bem organizado e até hotéis. No lado de Ouro, o comércio era bem ativo e a produção agrícola muito forte, até por causa da vocação de seus colonizadores, descendentes de italianos originários da Serra Gaúcha.
Em 1932, estando em bom estágio de desenvolvimento, precisavam construir uma ligação fixa entre os dois povoados. Então as comunidades, lideradas pelo Sr. José Zortéa, uma pessoa de alto espírito empreendedor, com grande agilidade e muio criativo, fez projetar uma ponte de madeira, sustentada por cabos de aço assentados em pilastras também de madeira. Coube aos Srs. Otávio Ferro e Aníbal Ferro formarem a equipe de trabalho e executarem a obra, pois tinham grandes conhecimentos em crpintaria e marcenaria.
Para financiar a obra obtiveram, através do Município, uma pequena ajuda do Governo do Estado, mas o custos maiores foram bancados pelos moradores dos dois Distritos. Depois de quase dois anos desde a concepção do projeto, a ponte ficou pronta e teve sua inauguração em 1934, numa concorrida solenidade, quando o Padre Mathias Michelizza, um dos grandes incentivadores da obra, atravessou-a a cavalo. Na parte localizada em Rio Capinzal, havia sobre ela uma Casa de Pedágio, onde os usuários pagavam para passar de um lado a outro. À época, era considerada a terceira ponte do gênero no mundo.
Porém, por ocasião da grande enchente de 21 de junho de 1939, ela veio a ruir pela força das águas do Rio do Peixe, que atingiram, inclusive, a Rua da Praia, hoje Rua Governador Jorge Lacerda, e a Felip Schmidt. O local onde se situa a Praça Pio XII foi totalmente inundado. Fora uma enchente sem prcedentes. Também houve alagamento na área central da Rio Capinzal.
Mas nossa comunidade, muito unida e determinada, contratou um responsável técnico, o Engenheiro Austríaco Máximo Azinel, que também teve o apoio do prático, também austríaco, Antônio Holzmann, e conseguiram reconstruí-la, agora com pilastras de concreto e com um vão central de 84,50 metros e ainda a parte de extensão imóvel. Hoje, na totalidade, atinge 142 metros. A segunda ponte exigiu um investimento de Cr$ 200.000,00 (Duzentos mil cruzeiros), e houve a participação do estado com Cr$ 90.000,00. Os Cr$ 110.000,00 faltantes e ainda muitos serviços, foram bancados pelos moradores dos Distritos de Capinzal e Ouro. Foi inaugurada em 1945. Os nossos benfeitores guardam, até hoje, plaquetas metálicas em que consta serem "sócios" do emprendimento.
Cabe mencionar que tinha uma largula de 3,5 metros, o que possibilitava a passagem de carroças com tração animal e de pequenos caminhões, os quais transportavam artigos de consumo de Capinzal para o Ouro, e suínos deste para serem abatidos no Frigorífico Ouro, mas que era localizado em RioCapinzal, ali próximo da Estrada de Ferro.
Alguns anos depois da inauguração da Ponte Irineu Bornhausen, a chamada "Ponte Nova", inaugurada em 06 de janeiro de 1955, a pista da Ponte Pênsil foi estreitada, ficando na largura atual, apenas permitindo-se a passagem de pedestres.
Na enchente de 07 de julho de 1983, ela foi parcialmente destruída, sendo reconstruída pela ação dos Prefeitos de Capinzal, Celso Farina, e de Ouro, Domingos Antônio Boff. Entretanto, na segunda metade do ano de 1984, pouco tempo após a sua reconstrução, um violento vendaval seguido de ciclone atingiu a área central de Ouro, levando parte da cobertura de alumínio do Ginásio Municipal de Esportes André Colombo e derrubando a ponte.
Foi uma cena horrível: A cidade escureceu na meia tarde, virou tudo noite, vieram fortíssimas rajadas de vento, o ar frio misturava-se ao quente, formava redemoinhos, as pessoas se agarravam aos postes e mesmo aos pneus dos carros estacionados na rua Felip Schmidt para não serem levadas pela sua força. E, num dado momento, os cabos laterais de segurança foram rompidos, a plataforma de madeira foi lançada ao ar sentido Sul/Norte, até a altura do topo das colunas altas que sustentavam os cabos de aço.
Com o represamento do vento, foi tanta a força exercida, que as pilastras de concreto quebraram-se ao meio, na altura da plataforma, caindo tudo dentro do Rio do Peixe. Custou-me acreditar que isso tivesse acontecido. Presenciei a cena da janela da sala do Pré-escolar da Escola Prefeito Sílvio Santos, para onde corri quando percebi que vinha a escuridão. Preocupei-me porque esta era uma casinha de madeira, ao lado do prédio principal da Escola. Com calma incentivei as crianças da Professora Neusa Bonamigo a "brincarem de se esconder" debaixo de suas mesinhas. Formulei uma brincadeira de nos escondermos, pois tive medo de que a edificação também desabasse sobre eles. A professora logo entendeu o que eu estava fazendo e o porquê. . Eu apontava o dedo para a janela sugerindo que fosse olhar sem as crianças notarem aquele cenário desolador. Fazia sinais e ela não imaginava a cena de horror que se passava lá fora. Eu não queria que as crianças se assustassem, mas entendeu que algo se passava e alojou os pequenos sob suas mesinhas. Evitamos que as crianças percebessem o que se passava. . Felizmente, nada de mal lhes aconteceu.
Alguns minutos depois, a ocorrência de chuva. Um aluno nosso e o filho de uma professora, nossa colega, estavam sobre a ponte, mas conseguiram escapar de cair no rio ou serem atingidos pelos materiais da ponte. Caíram fora das águas. Tudo terminou bem. Mas as águas subiram e levaram todas as madeiras embora, de novo...
No ano seguinte, 1985, foi reconstruída, com o aproveitamento das bases dos pilares e a fixação dos pórticos de sustentação dos cabos de aço sobre essas. Fizeram furações verticais nas pilatras restantes e conseguiram "chumbar" as colunas sobre elas. Tudo ficou bem novamente. Houve substituição do madeiramento por duas vezes, desde então, em 1991 e em 2005, , ficando no mesmo padrão, com o objetivo de preservar seu modelo arquitetônico, uma verdadeira obra de arte. Está ali, impondo sua simplicidade historica, majestosamente, sobre o nosso Rio do Peixe!
Euclides Riquetti
24-05-2013
quinta-feira, 23 de maio de 2013
De alma e de corpo
Passam os dias
Passam outros e outros
Vem nova semana
Vem outra, outra ainda
Longa, morosa, infinda:
Só tu não vens!
E chega um novo mês
Para animar
Meu coração já insano
Enquanto fico a esperar
Que comece um novo ano
Que venham outros, muitos talvez, outra vez.
Passa o tempo, inclemente
Num repente!
Só não passa a dor no coração
De quem perdeu algo precioso
Forte, imedível, inimaginável...
Passa simplesmente.
A vida corre e o tempo passa
Enquanto sento na praça
Na espera da sorte
Que deveria vir do norte
Mas não vem...
Nem do Sul, nem de lá, nem de cá!
Todo o meu conforto
É imaginar-te em mim pensando
Acreditar que não me esqueceste
Que não te arrependeste
De ter sido minha de alma...
E de corpo!
Euclides Riquetti
12-06-1998
(Dia dos namorados)
Passam outros e outros
Vem nova semana
Vem outra, outra ainda
Longa, morosa, infinda:
Só tu não vens!
E chega um novo mês
Para animar
Meu coração já insano
Enquanto fico a esperar
Que comece um novo ano
Que venham outros, muitos talvez, outra vez.
Passa o tempo, inclemente
Num repente!
Só não passa a dor no coração
De quem perdeu algo precioso
Forte, imedível, inimaginável...
Passa simplesmente.
A vida corre e o tempo passa
Enquanto sento na praça
Na espera da sorte
Que deveria vir do norte
Mas não vem...
Nem do Sul, nem de lá, nem de cá!
Todo o meu conforto
É imaginar-te em mim pensando
Acreditar que não me esqueceste
Que não te arrependeste
De ter sido minha de alma...
E de corpo!
Euclides Riquetti
12-06-1998
(Dia dos namorados)
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Pão quente!
O dia não vira, ainda, os primeiros claros do sol que deveria vir de Leste. As pessoas já andavam pelas ruas em sua ida para o trabalho, quando a fábrica da Pagnoncelli Hachmann abria sua estrondosa buzina a vapor, anunciando à cidade e a seus funcionários a hora do início de seu trabalho. Algumas senhoras emoldurando a cabeça com uma fita vermelha ao pescoço, que pertenciam ao "Apostolado da Oração", dirigiam-se à Matriz São Paulo Apóstolo para a Missa das Seis que seria celebrada pelo Frei Gilberto. As crianças nem tinham saído de suas casas para tomarem o caminho de suas escolas.. O frio da noite inibira até os animais de emitirem seus uivos, piados, grasnados e mugidos. Apenas um ou outro galo liberava o canto na garganta. Era ainda madrugada...
O silêncio era quebrado apenas pelo toque-toque das ferraduras nos cascos de um cavalo zaino que vinha em marcha bem ritmada pela "ponte nova", tracionando uma charrete. E algumas senhoras desciam até as proximidades da ponte, ali defronte a Indústria de Bebidas Prima, portando suas cestinhas ou esportas confecionadas com palha de trigo. Objetivo: comprar pão sovado, da Padaria do Cadorim, a única existente no primeiro quarto da década de 1960.
Lembro da época como se fosse hoje. Fiz até amizade com o padeiro, que depois virou meu colega de aula na Escola Técnica de Comércio Capinzal: Artêmio Tonial, o Padeiro. Adiante, foi sucedido pelo Alcebides Soccol. A cidade se habituava a essas pessoas que traziam alegria em forma de pão quentinho...
E lembrar do pão que vinha na caixa de madeira portada pela charrete faz-me volver o pensamento para aquela cidade bucólica de nosso Vale do Rio do Peixe, com a praticamente ausência de veículos nas ruas naquelas horas da manhã. Apenas um ou outro caminhão carregado de toras de madeira para alimentar as serrarias. Quando acabava nossa fornada de pão caseiro meu pai ia, às sextas-feiras, esperar pelo pão de padeiro. Era uma alegria comer aquele "sovadinho". Depois,meu pai e eu tomávamos o mesmo rumo naquelas saudosas manhãs: o Colégio Mater Dolórum, onde eu frequentava o Terceiro Ano Primário, tendo como professora a Dona Marli Sartori. E meu pai o Normal, em nível do atual Ensino Médio, que naquela tempo chamavam de Segundo Ciclo Secundário.
E ele era o único dentre duas dezenas de mulheres. Ainda lembro de seu quadro de formatura e de algumas pessoas que tinham sua foto nele: Vanda Faggion Bazzo, Dr. Nelson de Souza Infeld e algumas freiras. E, como colegas, Luinês Soares, Inês Dalpisol, Estela Flâmia, Lourdes Eide Fronza, Doraci Infeld, dentre outras.
Os anos foram passando, as coisas mudaram muito. As cidades entopetaram-se de carros, multiplicaram-se as padarias, mercearias, mercados. Inventaram mil e uma receitas, todas muito deliciosas. A cada dia inventam maravilhosos novos produtos nas confeitarias e padarias. Mas há duas coisas insubstituíveis em minha cabeça e meu coração: O cheirinho do pão quente saído do forno a lenha que minha mãe fazia e a maciez do pão sovado do Cadorim, que o Artêmio e o Bide nos traziam na charreta do cavalo zaino. Isso é impagável...
Euclides Riquetti
22-05-2013
terça-feira, 21 de maio de 2013
Dom Agostinho Sartori
Foi há apenas alguns anos
Que esta terra viu nascer
Um menino inteligente
Que lutava por vencer.
Tinha o dom da boa conduta
Era bom seu coração
Estudava pra aprender
Para à vida dar razão.
E o menino puro e simples
Foi crecendo e meditando
Quer na escola, quer na Igreja
O bom caminho foi trilhando.
Ficar longe da família
Foi preciso pra estudar
Pra poder doar-se a Deus
À religião se dedicar.
Persistente nos seus atos
Fez da vida provação
Soube ser sempre sensato
E cultivar sua vocação.
Estou falando deste homem
Deste que fala mansinho
Que nos escuta, que nos ouve
É assim Dom Agostinho.
Estou pedindo a nosso Deus
Que lhe dê toda a atenção
Pois pessoa tão devotada
Precisa de sua proteção.
A São José o Padroeiro
Estou rogando sua bondade
Que lhe inspire o bom conselho
Que lhe dê a Santidade.
Assim sendo, bom pastor
Homenageado deste dia
Deus lhe dê a proteção
Dele e de Santa Maria!
Euclides Riquetti
Composto em 15-09-1995,
para ser lido na Homenagem
que o Poder Legislativo Municipal
e a Comunidade de Linha
Bonita prestaram ao Reverendíssimo
Bispo da Diocese de Palmas-PR, cidadão
ourense e nascido naquela comunidade.
A homenagem foi uma proposição do
Vereador Nézio Módena.
Que esta terra viu nascer
Um menino inteligente
Que lutava por vencer.
Tinha o dom da boa conduta
Era bom seu coração
Estudava pra aprender
Para à vida dar razão.
E o menino puro e simples
Foi crecendo e meditando
Quer na escola, quer na Igreja
O bom caminho foi trilhando.
Ficar longe da família
Foi preciso pra estudar
Pra poder doar-se a Deus
À religião se dedicar.
Persistente nos seus atos
Fez da vida provação
Soube ser sempre sensato
E cultivar sua vocação.
Estou falando deste homem
Deste que fala mansinho
Que nos escuta, que nos ouve
É assim Dom Agostinho.
Estou pedindo a nosso Deus
Que lhe dê toda a atenção
Pois pessoa tão devotada
Precisa de sua proteção.
A São José o Padroeiro
Estou rogando sua bondade
Que lhe inspire o bom conselho
Que lhe dê a Santidade.
Assim sendo, bom pastor
Homenageado deste dia
Deus lhe dê a proteção
Dele e de Santa Maria!
Euclides Riquetti
Composto em 15-09-1995,
para ser lido na Homenagem
que o Poder Legislativo Municipal
e a Comunidade de Linha
Bonita prestaram ao Reverendíssimo
Bispo da Diocese de Palmas-PR, cidadão
ourense e nascido naquela comunidade.
A homenagem foi uma proposição do
Vereador Nézio Módena.
segunda-feira, 20 de maio de 2013
"Olha o trem! Isso vai acontecer."
No último dia 10 (de maio), foi lançado em Chapecó, o Edital para contratação de empresa que venha a produzir estudo e projeto básico para a Implantação da Ferrovia da Integração, aqui no Oeste chamada de Ferrovia do Frango, cujo traçado, já definido, vai de Itajaí, no litoral catarinense, a Dionísio Cerqueira, no Extremo-oeste, divisa com a Argentina. A Valec, um órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, é que definiu o traçado da estrada.
O Ministro dos Transportes, César Borges, foi o protagonista do evento. Está animado porque sabe da importância da obra para o Estado e o País. Estava cercado por outras autoridades e parlamentares catarinenses. Alguns desses afirmam que em dois anos já teremos o projeto em execução. Duvido! O estudo e projeto básico precisam contemplar a viabilidade da obra considerando os aspectos técnico, econômico e ambiental. A dúvida pelos prazos não vem pela falta de vontade política, até porque no momento está sobrando vontade. Mas pelas dificuldades que surgem nesses momentos.
Haverá muitos entraves a serem superados, principalmente no quesito ambiental. Não me preocupo com o econômico, porque se há dinheiro para a infra da Copa, haverá para obras mais importantes, como é o caso da melhoria e ampliação da malha ferroviária brasileira. E estão inmclusas no PAC. Mas conhecemos bem esse filme, já vimos o que aconteceu nas construções das barragens aqui na região, principalmente em Piratura/Machadinho, e Campos Novos. Nem é preciso citar nossa BR 101 que, mesmo com toda a pressão que há, anda a passos muito lentos e fazendo vítimas.
Há mais de 20 anos nosso Oeste reivindica a ferrovia, para facilitar o transporte da produção, principalmente originada pela Agroindústria, até um de nossos portos, visando ao embarque de contêineres nos navios para os outros lugares do mundo, em especial Europa e Ásia. Nossas rodovias, projetadas há mais de meio século, sem terceira pista, não comportam mais tanto movimento de veículos, principalmente de caminhões, estes cada vez mais longos e, embora com alta tecnologia de segurança, tornam-se armas fatais em razão do volume de unidades nas estradas.
Itajaí, justamente por estar posicionado no meio, entre os outros dois portos (Imbituba e São Francisco do Sul), acabou sendo o ponto mais viável. Este, no entanto, deverá receber obras e investimentos significativos para modernizar-se e ainda garantir a chegada de navios de grande porte. E a passagem por Chapecó é de indiscutível importância. Bem como a Norte/Sul, importante para se trazer grãos de Goiás, Mato Grosso e Paraná para abastecer a base de nossa agroindústria.
Para os amigos saudosistas, vamos ter a oportunidade de ver novamente os trens passando por aqui, principalmente nós que estamos próximos a Herval D ´Oeste. E a nossa velha "Estrada-de-Ferro", se tiver toda a sua necessária reestruturação, passando a ter bitola maior, 1,60 m entre um trilho e outro, também poderá ser alimentadora ou conectada à nova Ferrovia.
Nós, oestinos, temos muito a oferecer ao Brasil. Parece que agora estão nos olhando com melhores olhos. E vou poder reviver aqueles momentos de criança: Subir num barraco e ficar gritando: "Olha trem!"
Euclides Riquetti
20-05-2013
O Ministro dos Transportes, César Borges, foi o protagonista do evento. Está animado porque sabe da importância da obra para o Estado e o País. Estava cercado por outras autoridades e parlamentares catarinenses. Alguns desses afirmam que em dois anos já teremos o projeto em execução. Duvido! O estudo e projeto básico precisam contemplar a viabilidade da obra considerando os aspectos técnico, econômico e ambiental. A dúvida pelos prazos não vem pela falta de vontade política, até porque no momento está sobrando vontade. Mas pelas dificuldades que surgem nesses momentos.
Haverá muitos entraves a serem superados, principalmente no quesito ambiental. Não me preocupo com o econômico, porque se há dinheiro para a infra da Copa, haverá para obras mais importantes, como é o caso da melhoria e ampliação da malha ferroviária brasileira. E estão inmclusas no PAC. Mas conhecemos bem esse filme, já vimos o que aconteceu nas construções das barragens aqui na região, principalmente em Piratura/Machadinho, e Campos Novos. Nem é preciso citar nossa BR 101 que, mesmo com toda a pressão que há, anda a passos muito lentos e fazendo vítimas.
Há mais de 20 anos nosso Oeste reivindica a ferrovia, para facilitar o transporte da produção, principalmente originada pela Agroindústria, até um de nossos portos, visando ao embarque de contêineres nos navios para os outros lugares do mundo, em especial Europa e Ásia. Nossas rodovias, projetadas há mais de meio século, sem terceira pista, não comportam mais tanto movimento de veículos, principalmente de caminhões, estes cada vez mais longos e, embora com alta tecnologia de segurança, tornam-se armas fatais em razão do volume de unidades nas estradas.
Itajaí, justamente por estar posicionado no meio, entre os outros dois portos (Imbituba e São Francisco do Sul), acabou sendo o ponto mais viável. Este, no entanto, deverá receber obras e investimentos significativos para modernizar-se e ainda garantir a chegada de navios de grande porte. E a passagem por Chapecó é de indiscutível importância. Bem como a Norte/Sul, importante para se trazer grãos de Goiás, Mato Grosso e Paraná para abastecer a base de nossa agroindústria.
Para os amigos saudosistas, vamos ter a oportunidade de ver novamente os trens passando por aqui, principalmente nós que estamos próximos a Herval D ´Oeste. E a nossa velha "Estrada-de-Ferro", se tiver toda a sua necessária reestruturação, passando a ter bitola maior, 1,60 m entre um trilho e outro, também poderá ser alimentadora ou conectada à nova Ferrovia.
Nós, oestinos, temos muito a oferecer ao Brasil. Parece que agora estão nos olhando com melhores olhos. E vou poder reviver aqueles momentos de criança: Subir num barraco e ficar gritando: "Olha trem!"
Euclides Riquetti
20-05-2013
domingo, 19 de maio de 2013
Meu Deus - poema oração
Meu Deus,
Tu que é tão bom
Tu que podes tanto, tanto
Eu te faço esta oração
Porque só Tu és Santo.
Meu Deus,
Tu que me compreendes
Tu que me dás atenção
Eu peço e Tu me atendes
Porque me dás Tua proteção.
Meu Deus,
Tu que estás sempre comigo
Tu que estás em todo o lugar
Eu Te peço o bom abrigo
Porque quero estar em meu lar.
Meu Deus,
Tu podes sempre contar
Com a minha fidelidade
Eu aprendi que se eu Te amar
Só vou ter a Felicidade.
Obrigado meus Deus!
Euclides Riquetti
19-05-2013
Tu que é tão bom
Tu que podes tanto, tanto
Eu te faço esta oração
Porque só Tu és Santo.
Meu Deus,
Tu que me compreendes
Tu que me dás atenção
Eu peço e Tu me atendes
Porque me dás Tua proteção.
Meu Deus,
Tu que estás sempre comigo
Tu que estás em todo o lugar
Eu Te peço o bom abrigo
Porque quero estar em meu lar.
Meu Deus,
Tu podes sempre contar
Com a minha fidelidade
Eu aprendi que se eu Te amar
Só vou ter a Felicidade.
Obrigado meus Deus!
Euclides Riquetti
19-05-2013
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