Nesta sexta, 07, a Câmara de Vereadores do Município de Ouro, em sessão presidida pelo vereador e professor Paulo Bedin, nas dependências do Clube Esportivo Floresta, atendendo a proposição dos vereadores Nézio Modena e Fernando Zaleski, com aprovação unânime de seus pares, concedeu o título de Cidadão Honorário Ourense aos dois ex-funcionários da Epagri, extensionistas Sônia Mônica Weber Durigon, também atual vice-prefeita, e Hélio Basei. A primeira prestou serviços por 36 e este por 30 anos à Epagri. Dona Sônia, como é conhecida, iniciou ainda nos tempos da ACARESC, que foi sucedida pela Epagri.
Fomos instados a nos pronunciar em nome dos ex-prefeitos daquele Município, tarefa que muito nos honrou. Sônia, gaúcha de Gaurama, veio procedente de Irani, chegando em Ouro aos 19 anos. Aqui casou-se com o Professor Sérgio Durigon, duas vezes prefeito da cidade, e tiveram os filhos Felipe e Lucas, Hélio é natural de Capinzal, veio de Linha Gramado. Antes, porém, trabalhou em Descanso, onde conheceu a esposa, Eliane Schons Basei. Têm os filhos Fábio Vicente e Maria Luiza.
Falei, dentre outras coisas, o seguinte: "Vir de outra cidade, construir sua carreira profissional, enfrentar todos os desafios que isso impõe, constitui-se numa tarefa de dimensão extraordinária. E os amigos Sônia e Hélio conseguiram fazer isso com muita competência e seriedade, o que deriva do senso de responsabilidade e do domínio do conhecimento em sua área de atuação, notadamente a agricultura e a pecuária. Mas, muito mais do que isso, conta a capacidade e a habilidade de relacionamento humano existentes em ambos.
Vejam, Senhoras e Senhores, quão hábeis tiveram que ser na convivência com pessoas do campo político, já que com o campo de trabalho a facilidade é normal, tanto pela sua formação profissional e maneira de ser, como pela imposição de seus cargos e funções. Eu diria que, por dever de ofício, e ainda pela sua lealdade à Epagri, empresa para a qual prestaram seus serviços, merecem o devido respeito quando se verifica que atuaram nas parcerias da mesma com o Município de Ouro por três décadas e pouco, saindo do campo de ação apenas em razão de sua merecida aposentadoria.
A Administração Municipal esteve, ao longo desse tempo, na mão de prefeitos de diversas correntes políticas, mas isso não foi impedimento para que ambos levassem adiante os projetos vislumbrados, idealizados e tornados realidade.
Foram 16 prefeitos entre efetivos e interinos (vices e presidentes da Câmara de Vereadores), 16 situações diferentes, 16 contextos, diversos cenários políticos e apenas um cenário laboral: o território do município de Ouro, com suas propriedades rurais e suas famílias de agricultores, pequeno no comportar de habitantes e área territorial, porém majestoso e imponente na sua força produtiva."
Ainda, ressaltamos o grau de entendimento e articulação entre a Epagri e o Poder Executivo Municipal, enaltecemos a importância de suas famílias e o apoio que lhes prestaram e agradecemos aos colegas ex-prefeitos pela honrosa deferência em respresentá-los.
Reencontramos, no evento, além do Sérgio, também os ex-prefeitos Neri Luiz Miqueloto e José Camilo Pastore (com a esposa Águeda). Ainda o prefeito Vítor Faccin e o vice de Capinzal Vilson Farias. Além dos vereadores já mencionados, tivemos a satisfação de rever o Evandro Neis, o Iwandro Masson, Ivonei Dambrós, Dire Duarte e Patrícia Casagrande e mais cerca de 200 amigos dos tempos em que moramos lá.
Após a solenidade, confraternização com os presentes, com coquetel preparado pelas Mulheres Agricultoras do Município de Ouro, junto a quem Dona Sônia teve importantíssimo papel social e educacional.
Parabéns, amigos Sônia e Hélio para honraria recebida e obrigado por terem sido nossos parceiros quando estivemos no cargo de Prefeito daquela cidade, de 1989 a 1992.
Grande abraço!
07-08-2015