Neste dia 15 de abril recebemos um vídeo muito bem produzido pela Prefeitura Municipal de Ouro comemorativo ao aniversário de 30 anos da Escola Municipal Professor Guerino Riquetti, localizada no Bairro Nossa Senhora dos Navegantes. Material bem produzido, com boa fotografia, redação e narração impecáveis. Até emocionei, pois tive participação muito ativa na sua criação e construção do prédio escolar, na condição de Prefeito Municipal no período compreendido entre 1989 e 1982. Na época, eu tinha como Secretária de Educação e Cultura a Professora Celita Colombo, como Secretário de Obras Ademar Zóccoli , Caio Zoertéa como Secretário de Administração, e Capataz de Obras Ironi Vítor Riquetti.
Lembro-me bem da época, pois a sua implantação foi uma reivindicação das pessoas daquele bairro, que desejavam ter um lugar onde seus filhos pudessem estudar. Já havíamos implantado ali a Creche Raio de Sol e a comunidade precisava ser contemplada com uma escola em que fosse oferecido o equivalente ao hoje Ensino Fundamental Séries Iniciais. Hoje, atende a 108 alunos do primeiro ao quinto ano.
O Município adquiriu um um terreno da Família Penso e construímos o prédio com profissionais do próprio quadro efetivo da Prefeitura. O projeto arquitetônico foi elaborado pela equipe de Engenharia da AMMOC e os recursos investidos foram próprios do Orçamento Municipal.
Trabalharam na contrução, além de Ironi Riquetti, Neri Maciel, Roque Maia, Valdomiro Freitas, entre outros. Inicialmente foram construídas 3 salas de aula, com 6 banheiros, secretaria, cozinha e refeitório, lavanderia, sala para biblioteca e professores. Adiante, a obra recebeu ampliações executadas pelo prefeitos que sucederam Euclides Riquetti. Assim, no dia 15 de abril de 1991, ao final da tarde, foi inaugurada a nova escola, que recebeu o nome de Professor Guerino Riquetti, pai do então prefeito Euclides, numa sugestão de seus colaboradores e de lideranças educacionais e políticas daquela cidade. Guerino Riquetti e sua esposa Dorvalina Adélia Baretta Riquetti, juntamente com o filho primogênito Ironi Vítor, duas décadas antes, faziam plantações de mandioca, batata doce e pipocas nos terrenos dos arredores, que pertenciam à Urbanizadora Nossa Senhora dos Navegantes, de propriedade de Sílvio Santos, empresário e ex-Prefeito de Capinzal, município mãe do de Ouro. Na inauguração, além dos colaboradores, se fizeram presentes o Vice-Prefeito Nadir Zanini e a Segunda Dama Edite; a Primeira Dama Miriam, o presidente da Câmara Municipal Sérgio Durigon e os demais vereadores.
O homenageado, Guerino Riquetti, nascido em Caxias do Sul, RS, era filho de Frederico Richetti e Genoveva Píccoli, e, adolescente, quando os pais moravam em Linha Bonita, foi para o Seminário Camiliano da cidade de Iomerê e depois na mesma instituição na Vila Pompéia, em São Paulo, de onde saiu em meio à Segunda Guerra Mundial, após martela o dedão do pé do colega também noviço Albino Baretta, este tornando-se padre. Guerino frequentou o Seminário até o Primeiro Ano de Filosofia. Aos 53 anos, passou a cursar Geociências na FAFI, em União da Vitória, mas teve que abandonar o curso por ter sido acometido de doença grave que o vitimou. Clandestino na capital paulista, na juventude, viveu na casa de sua madrinha e protetora, trabalhando como entregador de pão com bicicleta e depois como entregador de carnes de um açougue com uma charrete. Após cursar o "Complementar" em Capinzal, formou-se como Normalista no Colégio Mater Dolorum, das Congregação Servas de Maria Reparadora.
Como professor, lecionou nas antigas escolas multisseriadas, também conhecidas como escolas isoladas, em Leãozinho, Pinheiro Baixo, Linha Caçador, Barra do Pinheiro, Nossa Senhora da Saúde e Linha Vitória. Depois atuou no então Grupo Escolar Belisário Penna, em Capinzal, no Joaquim D ´Agostini, em Lacerdópolis, e como Diretor efetivado por concurso no Grupo Escolar André Rebouças, em Barra do Leão, município de Campos Novos, e na Escola Básica Prefeito Sílvio Santos, em Ouro. Faleceu em 18 de junho de 1977, aos 55 anos de idade.
Atualmente, a escola é dirigida pela dedicada professora Andrea Rech, que conta com uma excelente equipe de trabalho desde os servidores mais simples até os mais graduados professores.
No ensejo da data, desejo a todos os que ajudaram a edificar e construir sua história muito êxito em todos os seus projetos pessoais e familiares. Aos que ficaram in memorian, nossas orações para que tenham a merecida paz celestial.
Euclides Riquetti - Ex-Prefeito Municipal em Ouro de 1989 a 1992 - atualmengte escritor.
15-04-2021