quinta-feira, 15 de abril de 2021

Luto em Capinzal e Ouro: Morre, de Covid, o Doutor Paulo Gonçalves do Nascimento

 




       O jovem médico gaúcho Dr. Paulo Roberto Gonçalves do Nascimento, natural de Uruguaiana, RS,  chegou em nossas cidades em fins de 1988 para trabalhar na área de Ginecologia e Obstetrícia. Seus primeiros trabalhos foram junto à então Perdigão Agroindustrial, de Capinzal, e no Hospital Nossa Senhora das Dores, da mesma cidade, onde trabalhou por 32 anos. Faleceu na madrugada deste 15 de abril de 2021, depois de ter sido internado desde 11 de março no Hospital Universitário Santa Terezinha, o HUST, em Joaçaba. Mais um ser humano vitimado pela perversidade da Covid 19.            

        Em 01 de janeiro de 1989 assumi o cargo de Prefeito em Ouro e o amigo Pedro Nunes, o Kiko, que trabalhava naquela empresa, me indicara o mesmo para que atendesse em nossa Unidade Sanitária Central, ali em Ouro. Sempre foi muito correto em seu compromisso profissional, um marido e pai exemplar. Como médico, foi o responsável por trazer à luz a grande maioria dos nascidos em Capinzal nos últimos 32 anos. Extremamente ético, profissional muito competente, tornou-se Diretor Técnico do Hospital Nossa Senhora das Dores. Fazendo parte do Grupo de Amigos do Hospital, desenvolvemos atividades em prol daquele nosocômio filantrópico cuja entidade mantenedora é a congregação das Servas de Maria Reparadora. Para o Município de Ouro, prestou serviços durante toda a sua vida em nossas cidades, quer como funcionário, quer como médico terceirizado. 

       Como empreendedor, Dr. Paulo, como era conhecido, tornou-se lavoureiro, agropecuarista e avicultor. Juntamente com a esposa Rosane e o filho Filipe, tocaram negócios de grande movimentação econômica para Capinzal.  Tinha também uma filha, Laura, e uma neta. 

       Segundo a irmã Adelaide Frigo, Diretora do Hospital, "o  médico chegou a ficar no corredor do hospital, (HUST),  pois não havia vagas na UTI Covid. No sábado, dia 13 de março, foi entubado, depois de 15 dias extubado e ao sofrer novas complicações foi entubado novamente. Passado os efeitos da  doença, o profissional foi encaminhado para a UTI geral para ser tratado de uma pneumonia. Como apresentava melhora a equipe médica começou a retirar os sedativos, mas teve nova piora e não resistiu". Segundo a mesma, o seu grande sonho era ver em funcionamento o novo centro cirúrgico do nosso hospital. 

       O Dr. Paulo não foi apenas mais um médico brasileiro. Foi um cidadão que escolheu trabalhar em sua vocação, a Medicina. Um médico que se preocupava muito com suas clientes. Que telefonava para ver como estava a recuperação delas após os internamentos. Atendia homens e mulheres em nossa Unidade Sanitária, fazia atendimento clínico. Era respeitado porque sabia respeitar. Era admirado porque era um bom exemplo como profissional da Medicina e como chefe de família. 

       Lembro de em  quantos almoços e jantares participamos juntos, na Sede da AMFO e mesmo nas dependências de nosso Ginásio Municipal de Esportes André Colombo.  Até jogamos uma bolinha juntos, uma vez. Vinha, se enturmava com as pessoas, desde os operários mais simples até os agentes políticos com os maiores cargos. Era humano, uma pessoa boa, que recebeu muitas orações durante o período de sua doença. Lamentavelmente perdemos mais um amigo, mais um ser humano sensacional. No dia    de abril de 2019, no lançamento de meu primeiro livro de crônicas, esteve lá no Clube Esportivo Floresta. Autografei um livro para ele, disse-me que precisava ir para o hospital, pois estavam esperando por ele. No início de março do ano passado, estive lá no novo consultório dele, deixei um convite para o lançamento de meu novo livro, mas não o vi, pois estava atendendo cliente. 

       À Rosane, aos filhos, nora e neta, nossas mais sentidas condolências. Deus o compensará por ter feito o bem a tantas pessoas aqui no plano terreno. E que os anjos lhe toquem as mais belas melodias para recebê-lo. Um abraço fraterno também aos milhares de amigos que fez em nossas cidades. 

Euclides Riquetti

15-04-2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!