Luiz Pasqual Richetti e a esposa Catarina Comin
Participamos, sábado, dia 16 de novembro de 2019, de mais uma Festa da Família Richetti/Riquetti, desta vez na cidade de São Jorge, no RS. Fui com meu irmão Hiroito, o Piro, r pudemos reencontrar lá algumas centenas de primos. Costumamos nos tratar como "primos", independente do grau de parentesco. Os mais jovens tratam os mais velhos como tios. É sempre um motivo de grande alegria estar junto com todos, viver as memoráveis Riquetadas.
A liderança da festa esteve a cargo do Rudi e de seu pai, o Jorge, que nos receberam carinhosamente. O primo Clóvis Richetti, vereador em São Jorge, a Rosi e a filhinha dela, Sabrina, de 9 anos, também deram atenção especial a todos nós. Uma equipe muito bem organizada comandava a cozinha e a churrasqueira. Café com variedades de doces caseiros e salgados, almoço com o tradicional churrasco e as sobremesas, tudo dentro dos costumes dos descendentes de italianos. Somos descendentes de Pasquale Richetti e Margherita Corona e o Quinto Encontro foi organizado pelos descendentes de Luiz Pasqual Richetti e de Igínio Richetti, filhos de Felipe e Egídio.
Revimos, lá, os primos de Cascavel, que são liderados pelo Jaime Richetti, os descendentes de meus tios César e Marcelino. A turma de Paraí, também, cidade ali próxima esteve em grande número. Tenho muita afinidade com o Celso, minerador de pedra basalto, e as primas Catiane Richetti Trevisan, que é vereadora na cidade de Paraí, e sua irmã Maira Richetti Pimentel, que estava lá com seu marido, com quem conversamos bastante.
De toda a Serra Gaúcha, desde Bento Gonçalves até Caxias do Sul, e Porto Alegre, muita gente bonita e simpática. Havia o pessoal de Toledo e de muitos outros lugares do Brasil. Aliás, o sorriso animado é uma marca permanente das pessoas da família. Aqui da região do Vale do Rio do Peixe, muitos de Capinzal e Ouro, descendentes do Rio Ambrosim e do tio Valentin Baretta, casados, respectivamente, com Margherita e Marietina, saudosas irmãs de meu saudoso e querido pai. Também os do tio Vitale, capitaneados pelo nosso decano Sérgio, com o Nelson e o Ovídio e suas famílias. Também presente a prima Iria e as filhas do Ambrosim.
Boa música, um menino declamando poemas e cantando, apresentação de nossa história e dança muito animada. Uma missa celebrada por dois padres, os cantos entoados em italiano por uma ótimo coral.
Parabenizo a todos os que se fizeram presentes e convido os demais a participarem, em 2021, do Sexto Encontro, em Toledo - PR.
Euclides Riquetti - neto de Frederico Richetti e Genoveva Píccoli Richetti
20-11-2019