uma camiseta com estampa relacionada ao tema. Virou notícia. Parabéns
por ser adepta a causas assim.
As diferenças entre os seres humanos nunca foi tão discutida como agora. E, a posição das pessoas, principalmente das que se utilizam das redes sociais para se manifestarem, passou a ser discutida e contestada por aqueles que têm opiniões diferentes sobre cada tema evidenciado. Os assuntos mais polêmicos dizem respeito às questões de gênero. Mas o cidadão que tem algumas limitações, como por exemplo o surdo, que importância tem nesse contexto?
Ora, as pessoas com deficiências auditivas convivem em meio às demais sem chamar qualquer tipo de atenção. Sua deficiência não é aparente como a dos cegos ou dos que têm deficiências em seus membros, sempre muito perceptíveis aos olhos dos demais, em razão da irregularidade dos movimentos. O padrão de elegância e beleza exige que se tenha corpo perfeito, esbelto, andar elegante. O surdo é o que mais consegue passar sem dar mostras de sua insuficiência..
Nas escolas, poucas vezes a deficiência de audição é percebida pelos próprios professores. Normalmente é a família que a descobre e que procura tratamento. Os casos mais graves, precisam ter o contato com comunicadores falantes da linguagem de libras. Apenas as escolas especializadas dispõem de professores que dominam esse tipo de comunicação, longe de ser universal.
Ideal, mesmo, seria que todos os que buscam a formação em cursos para o exercício do magistério tivessem a oportunidade de conhecer a linguagem de libras. A disciplina deveria fazer parte da matriz curricular de cada curso formador de professores. Afinal, com as pessoas cada vez mais submetidas à poluição sonora, o número de pessoas surdas tende a aumentar muito.
"Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil" foi o tema para a redação no concurso do Enem em 2017. Algo que os candidatos não imaginariam que pudesse acontecer. E, depois de tantas polêmicas sobre a questão da perda ou não de pontos, ou o zeramento das notas às redações para quem ofendesse os direitos humanos nas redações, o assunto em discussão passa a ser o enfocado. De qualquer forma, está dentro do tema tão discutido hoje em todos os meios de comunicação: as diferenças entre os seres humanos que convivem numa mesma sociedade. .
Euclides Riquetti
05-11-2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!