quinta-feira, 16 de novembro de 2017
O Êxito do sexto tour ao Faxinal do Céu, Bituruna e Porto União da Vitória
Nosso grupo defronte ao Hotel Grezelle, em Bituruna - PR
O Faxinal do Céu é um verdadeiro paraíso na América do Sul, localiza-se no Centro Sul do Paraná, em Pinhão, no Vale do Iguaçu. É uma área do tamanho de cerca de 150 campos de futebol, onde se localizam todas as espécies de árvores do mundo. Estivemos lá na tarde de sábado, 11, com um grupo de joaçabenses e ourenses.
Contamos com a amabilidade da Neusa e da Amanda, na recepção do Jardim Botânico. Também fomos recebidos, carinhosamente, pelos escoteiros ali sediados e que estavam em atividade, chefiados pelo Rodrigo e a Silvana. O Gabriel, filho do vereador Ivonei Dambrós e da professora ( Andrea Simone Rech, filhos dos saudosos Adelir, que ajudava minha mãe lá no Ouro, e do Adelino, que, quando eu era criança, vinha de caminhão buscar porcos em leãozinho e gostava de brincadeiras).
Rodrigo e Simone são sobrinhos do Hélio Hanel, capinzalense, meu colega dos tempos de Ginásio Padre Anchieta, vascaíno como eu, que fez sua carreira profissional no horto do Faxinal. E temos algo muito em comum: fomos afilhados de João Franck e Catarina Vitorazzi, aqui do Leãozinho, em Ouro, in memorian. Já fomos bem recebidos lá, em outras oportunidades, pelo Engenheiro Florestal Dr Mário Torres, um brasileiro muito apaixonado por árvores. E pela Ana Clara, que também sabe, com muita didática e comunicação leve, fazer-nos navegar, in loco, pelo mundo do conhecimento botânico. Todos os responsáveis pelo Faxinal nos dão carinhosa atenção, pelo que agradecemos muito. Posso asseverar que o Faxinal e os locais dos arredores concentram mais hortênsias do que a cidade de Gramado, RS. Então, imagine ainda um lugar em que existem mais de 40 espécies de azaleias....
Em Bituruna curtimos a visitação, com degustação de vinhos, sucos de uva queijo e salame, na Vinícola Sanber, onde a simpática enóloga Michele, nos dá, sempre, uma verdadeira aula sobre vinhos de uvas americanas ou europeias. E ainda pelo Denilson, dos vinhos Dal Mont, que nos dá sua prestigiosa atenção, com explicações sobre seus vinhos, conduzidos pelo dedicado, competente e atencioso Jairo Ravanello, Presidente do Conselho de Turismo e proprietário da agência e transportadora Bitur.
Almoço no Empório Sabor Italiano, com especial atenção do Rafael (Masiero) e do Claudinei, jantar no Restaurante Massas Beponi, do Bépi Masiero. Comida excelente, excelente atendimento. Gente caprichosa, simples e simpática. Tenho o Bépi como um verdadeiro irmão, pura simpatia, dedicação e amabilidade. Hospedagem no Hotel Grezelle, onde a Josi e os familiares, assessorados pelo Marcelo, nos dão plena atenção. Muito conforto, tudo limpinho e cheirosinho, lugar certo para descanso.
No domingo, pela primeira vez, usamos uma rota alternativa a União da Vitória, via Porto Vitória, 30 Km de estrada de chão (peço desculpas aos convidados...), mas uma parada num lugar exuberante, onde se localiza uma bela cachoeira e um portal bem sugestivo e interessante, denotando a cultura local.
Em Porto União, o city tour, com parada no mirante do Morro da Cruz e no Poço do Monge João Maria. O mirante ficou maravilhoso com as obras realizadas pelo ex-prefeito Anízio de Souza, que, aliás, nos recebeu com seus familiares na loja da Steinhager (Traude, esposa, Marcos Aurélio, filho, Paulo, genro). Posso garantir que o Anízio foi o Prefeito que mais realizou melhorias em termos de equipamentos turísticos em Porto União. Também passagem pelo Batalhão do Exército Brasileiro e, em União da Vitória, a ponte do ferro, a estação ferroviária, antiga Fafi, a Praça Coronel Amazonas e a Catedral. Almoço nos restaurante X Burguer, de meu cunhado Luiz Fernando Ghidini e da mana Iradi, onde se come muito bem e se tem especial atenção.
Após o almoço, passagem pela Havan, no Porto, onde se toma o delicioso chope Bierbaun, de Treze Tílias. E, no trajeto de retorno, parada na loja da Erva Mate Carijo, onde compramos mate para chimarrão. O restaurante do Posto Horizonte II é nossa parada obrigatória, na ida e na volta, para um lanche muito variado, atenção primorosa e banheiros limpíssimos.
Além dos convidados já mencionados, agradeço pela participação da amiga Lourdes Bortoli, Ida Zanette, Iracélia Zago Puchale, Salete Loraschi, Neide Abate Palla, Adelise Massignan Praxmara, sua irmã Dra Ione Rofner e o marido desta, Roberto Rofner, bem como à Sílvia Russowski, filha da capinzalense Vitória Toaldo e do saudoso Dr. Miguel, do Hospital São Miguel de Joaçaba. Nos alegrou a presença do amigão Armando Gálio e da esposa Dona Clari Menin Gálio, da Canhada Funda, Ouro, que descobri ser vascaíno, além de produtor de delicioso mel.
Grande abraço em todos. Agora, o centro Norte do Rio Grande do Sul que nos aguarde, de 01 a 03 de dezembro, com visitações a Guaporé, Serafina Correa, Nova Bassano, Nova Prata, Veranópolis e Paraí.
Euclides Riquetti
16-11-2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!