Ponte da Ferrovia. Aquém da ponte, União da Vitória - PR
Além da ponte, Porto União - SC
Na terça, 09 de agosto, estivemos em União da Vitória e Porto União. Foi a primeira vez que lá fui para "fazer turismo". Saímos cedo de Bituruna, entramos em União pela estrada que na década de 1970 chamávamos de "Estradinha dos Camargo", aquela que vai dar na entrada da Ponte do Arco, a centenária ponte sobre o Rio Iguaçu, pela qual passei, diariamente, por três anos, quando morei li e trabalhava na Mercedes-Benz, da família Mallon.
Monumento do Cristo Redentor, desde 1968 abençoando as
Cidades Gêmeas do Iguaçu
Fomos ao alto do Morro do Cristo, onde uma enorme imagem Dele abençoa as cidades gêmeas. Lá do alto, é possível ver as grandes mudanças nas cidades. O que se conversa igual é o desenho do leito que porta as águas do Rio Iguaçu, uma espécie de ferradura de cascos de cavalos. As duas cidades cresceram muito desde 1972, o ano em que lá ui residir para estudar na FAFI. Para a esquerda, a vista mostra os condomínios residenciais ao longo do Bairro São Cristóvão, nas áreas mais elevadas, portando sem risco de serem atingidas pelas enchentes do Grande Rio. À frente, é possível ver o crescimento de Porto união, tanto pelos lados do Santa Rosa quanto pelos do São Pedro.
Catedral de União da Vitória - PR
Depois nos dirigimos ao centro da cidade, passando pela antiga Rodoviária, pela Fafi, Praça Coronel Amazonas, Catedral e aportamos no Restaurante X Burguer, de propriedade de meu cunhado, Luiz Fernando Ghidini e minha irmã Iradi Lourdes, onde almoçamos e pudemos conversar com os familiares deles. Depois, saímos por um passeio pelas ruas centrais das cidades. Rua Professor Cleto e Professora Amazília (onde moramos em nossa "República Esquadrão da Vida", no início da década de 1970.Vimos a estação Ferroviária, os antigos hotéis e cinemas, relembramos de muitas e boas passagens de nossa juventude li. Seguimos para o Morro da Cruz, acima do Colégio Cid Gonzaga.
Escultura do Monge João Maria - Poto União
Foi emocionante passar pelo educandário onde lecionei em 1976, subir até o belíssimo mirante recentemente construído, com quadros de "via-sacra" nas laterias, forjados em concreto, acho. Do mirante, lugar onde o Monge João Maria esteve em 1896, é possível admirar toda a beleza e exuberância da paisagem das cidades gêmeas, que juntas reúnem pouco mais de 90.000 almas. No "pocinho" de João Maria, muita beleza e encantamento. Foram implantados decks de madeira, o que possibilita que as pessoas, com segurança e conforto, cheguem até a "fonte" de onde brota a água e se assenta uma escultura do Monge.
Steinhagger - Porto União
Na sequência, passamos pelo Batalhão do Exército Brasileiro, fomos à loja da Steinhagger Doble W, onde conversamos com um rapaz da família do proprietário, degustamos e compramos doces caseiros e a bebida tradicional da cidade.
Mirante do Morro da Cruz do Monge - Porto União - SC
Acesso ao Morro da Cruz - Via Sacra - Porto União
O retorno ao centro pela Avenida Perimetral, que eu ainda não conhecia. Uma belíssima estrada, que se desvincula da Avenida Santa Rosa, por detrás do morro, e nos conduz à proximidade das estações rodoviárias de ambas as cidades. Ao longo da Avenida, belíssimas estátuas, esculpidas em enormes troncos de madeira, por artistas locais. No centro, esculturas metálicas, igualmente belas e criativas, com aproveitamento de material de sucata. Nossas cidades gêmeas melhoraram muito, o povo evoluiu, mas o encanto e o aconchego continua o mesmo. Voltei para passear e visitar meus familiares de lá. Foi um dia aprazível, momento inesquecíveis.
Portal Porto União - SC
Estação Ferroviária - à esquerda, Porto União - SC
À direita - União da Vitória - PR
Porto União da Vitória está em nosso foco de interesse para as parcerias de turismo que pretendemos estabelecer entre nossa micro-região (Joaçaba/Herval d ´Oeste/Luzerna + Capinzal/Ouro/Lacerdópolis/Zortéa) e adjacências e o Centro-sul do Paraná, com Bituruna, Porto União, União da Vitória, Porto Vitória, Pinhão e outras.
O que nos leva a propor esse projeto de turismo? As pessoas me dizem que já estão cansadas de viajarem sempre para ois mesmos destino e que querem novas opções de viagem. Então, com amigos, estaremos nos organizando, inicialmente, como facilitadores de turismo, para evoluirmos para um empreendimento a ser consolidado. Vamos nos associar a jovens dinâmicos e emprestar nossa experiência.
Deck acesso Pocinho do Monge - Porto União - SC
União da Vitória/Porto União (PR-SC)
Curva em ferradura do Rio Iguaçu em Porto União da Vitória
Valeu a pena voltar às cidade gêmeas! Logo, estaremos dando sequência à publicação de textos sobre o potencial de turismo do Médio e Baixo Vale do Rio do Peixe, Me aguardem!
Vale a pena conhecer s Maravilhas do Rio Iguaçu.
Euclides Riquetti
14-08-2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!