sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Rota do Vinho em Bituruna - Mais Maravilhas do Iguaçu





                         Garrafão localizado num trevo de Bituruna - PR - cidade paranaense do vinho

          Uma cidade pequena do Centro-sul do Paraná, Bituruna é separada do Município de Pinhão pelo Rio Iguaçu. Colonizada por italianos, muitas das famílias de lá têm os mesmos sobrenomes que as do Baixo Vale do Rio do Peixe, em especial Ouro-SC. Estivemos lá na segunda, fomos recebidos pelo casal Jairo e Rosane Ravanello, proprietários da Bitur, uma transportadora que possui ônibus seguros e confortáveis,  inclusive mantendo uma filial em Porto União. Também são agentes de turismo, organizando viagens e recebendo turistas de fora que vão para lá conhecer a Rota do Vinho, muitas belezas naturais e a Usina de Foz do Areia.  Jairo é presidente do Conselho Municipal de Turismo e divide a administração com a esposa Rosane.




                                        Imagem de Santa Bárbara - com 34 metros de altura -
                                         um mirante que permite uma visão ampla da cidade

         Têm uma relação forte de parceria e amizade com a Josimari Grezele, do Hotel Grezelle, um ambiente bem familiar (sem deixar de ser profissional), e com a enóloga Michele, da Vinícola Sanber, aquela em que toda a história da família Di Santi está preservada num casarão construído pela família de Othilo Sandi, que veio de Antônio Prado em 1942, aos 3 anos de idade, com seus pais, Giovani Sandi e Olívia Turani Sandi, na época em que Bituruna era chamada de Colônia Santa Bárbara. Além desta, visitamos a Vinícola Di Sandi, onde fomos recebidos gentilmente pelo Sr. Éverton. Esta foi fundada por Luiz Antõnio Sandi e a esposa Assunta Vens Sandi.  Também estivemos na Vinícola Bituruna, todas as três em Linha Rosário. E na Bertoletti, na área urbana.


                                  Casarão da Vinícola Samber - que produz os vinhos finos Tozetti

                                                      Vinícola Di Sandi - Revitalizada

        Além de degustarmos bons vinhos produzidos nas 4 cantinas, jantamos no Restaurante Massas Beponi, capitaneado pelo José (Bépi) Masiero e pela esposa. Delisiosíssima comida italiana, bons vinhos, e muita simpatia do casal e dos demais familiares e colaboradores.


                                      Restaurante Massas Beponi - comida italiana deliciosa


        Visitamos a Churrascaria Sete Colinas, onde fomos amavelmente recebidos pelas proprietárias, e no Empório Italiano, que oferece refeições à  base de massas, saladas  e carnes e há boutique de venda de produtos locais, com muitas cachaças, sucos e vinhos.

                                                   Interior da Vinícola Sanber

                                        Hotel Grezelle - com carinhoso atendimento familiar
 
                                  Ônibus da BITUR - Agência de Viagens e Transportadora

Foi muito aprazível nossa visita a Bituruna, cidade em que destacamos as vinícolas, boa comida italiana e carinhoso atendimento.
Recomendo visitarem!

Euclides Riquetti
12-08-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!