sábado, 7 de junho de 2014

Jujubinha determinada!

         Nossa Jujubinha está crescendo. Muito falante, é também observadora. Vê tudo, capta tudo. E põe opinião em tudo também. Cuida dos movimentos e das falas. "Falem mais baixo, por favor! Ninguém precisa ouvir o que vocês estão dizendo!" E, quando a vovó tenta fazer algo escondido dela: "Vovó, tô de olho em você!"

          Dia desses trouxe para casa um pinha. Que decepção! Não havia um pinhão sequer nela, apenas falhas. Mas levei-a para debaixo de uns pinheiros catar pinhão. Fê-lo com alegria. (Agora me senti um perfeito "Jânio Quadros", que dizia "fi-lo porque qui-lo"). E deu para uma cozinhada. Para agradá-la, três coisas "da roça": pinhão, milho verde e pipoca. Uma pena que a temporada do milho está acabando.

          A Jujubinha agora deu de querer fazer poções. Dia desses, misturou café em pó (não solúvel), leite em pó, açúcar, tudo num pote. Mexeu, guardou a poção na geladeira. No dia seguinte, coube-me dar destino ao lixo e lavar o pote. Vovô é para essas coisas. Sei que andou já fazendo poção com macarrão, sal e água. Será que está tentando ser chef de cozinha?

          Ontem: "Vovô, quebra umas nozes dessas para mim?" - "Você gosta de nozes"? - perguntei. "Sim, elas são muito saudáveis", respondeu! E, para tudo, tem uma explicação. Recolhe revistas, livros, papéis e tudo quer saber sobre o que há escrito neles. De vez  em quando tentam enganá-la com as historinhas que já conhece e ela olha as figuras e diz "Isso não tem nada a veeeer!!!"

          Dei-lhe as "bardes" e agora não tenho como me livrar delas. Uma é, quando vem ao final da tarde em nossa casa, tenho que levá-la para sua casa  "no pescoço". Temos um lugar para embarque, que denominamos de "rodoviária", na varanda de casa. Contamos: Uuuuummm, dooooiiisss, trêêêsss... e já!!!! Alçoa-a ao meu pescoço e o cavalinho a leva para sua casa. Vai contando os degraus e depois continua na rua: um, dois, três, quatro....Agora em Inglês: one, two, three, four... Contamos até trinta e chegamos à "rodoviária" da casa dela, ali ao lado: "desembarcando na rodoviária da Jujubinha!!!..."

          Netos dão um trabalho agradável aos avôs e avós. Quem não os tem, não sabe como é bom tê-los. E é a idade em que temos mais tempo disponível, bem mais do que quando tivemos os filhos. De minha parte, adoro a Jujubinha, temos um ótimo entendimento. Você, que já é vovô, vovó, sabe como eu me sinto!

Um grande abraço em todos!

Euclides Riquetti

07-06-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!