sábado, 30 de maio de 2015

Quarta Feijoada da APAE de Joaçaba - sucesso que se repete

          Aconteceu neste sábado, 30, ao  meio dia, a Quarta Feijoada da Apae de Joaçaba, no Pavilhão Frei Bruno. Participei das 3 anteriores e esta não ficou devendo em nada às três primeiras edições. É um evento que já se tornou tradição na cidade, pois as pessoas ficam esperando por ele tão logo apareçam os primeiros frios do outono.

          Sou admirador do trabalho dos Apaeanos, já faz muito tempo. Comecei participando das Noites Italianas de Capinzal, iniciadas na época em que o saudoso Prefeito Celso Farina, em meados dos anos 80, inaugurou o Centro Educacional que leva seu nome. Porém, minha admiração vem pelo trabalho meritório que toda uma equipe de funcionários, direção, professores e amigos voluntários fazem em favor de pessoas que têm limitações de alguma ordem, mas que não têm nenhum limite em seu coração, por isso mesmo pessoas muito especiais.  Hoje moro aqui pertinho da sede de Joaçaba, um educandário de excelência, onde se presta serviço de educação especial a crianças de Joaçaba e de algumas cidades próximas.

          Tenho muitos amigos, tanto no trabalho direto com os seus alunos, quanto na gestão. Gente que "pega junto" e,  por isso mesmo, tudo o que fazem tem a marca do sucesso. Organização impecável, mais uma vez. E, o evento, é uma ótima oportunidade para  rever amigos. Aliás, tenho comentado com muitos deles sobre a importância do trabalho inclusivo e humanitário que acontece na Instituição, não apenas em Joaçaba como nas demais cidades onde morei, principalmente em Capinzal e Porto União da Vitória.

          Nesta semana, ainda, visitando um amigo em Ouro, falei sobre o quanto sonho em ver que Capinzal e Ouro também possam ter instalações novas para Apae de Capinzal, em terreno amplo e plano, onde pudessem ser construídos equipamentos para a fácil mobilidade dos que a frequentam. Imagino um projeto com área de lazer muito ampla, onde eles possam praticar esportes, divertirem-se e receberem equinoterapia, como já acontece aqui. Seria um projeto de alta relevância social e educacional.

          Uma ação desse gênero colocaria por terra a teoria de que, "antigamente", construíam as Apaes longe da vista das pessoas, para que os "observadores" não precisassem se preocupar com os integrantes. Não creio que possa ser por isso, mas sim porque as áreas disponíveis ( e mais baratas), situavam-se em locais fora da cidade. Hoje, vejo que justamente locais fora das áreas urbanas movimentadas  são os ideais para a implantação das unidades de atendimento, desde que posam comportar os equipamentos adequados e oferecer alto padrão de conforto aos alunos e equipe.

          O evento,  que movimentou o meio-dia deste sábado em Joaçaba,  foi aberto com uma belíssima apresentação de jovens bem ensaiados e trajados, numa performance que os levou a receber efusivos aplausos dos presentes. Organização muito boa, gente muito bonita e atenciosa, um delicioso "caldo de feijão"  para a abertura (Feijão e Arroz Urbano, que a empresa gentilmente fornece através do conterrâneo Roney Parisotto, seu representante), tudo preparado com a coordenação do mestre Juca Parisotto,  nosso simpático vizinho.

Parabéns, amigos da APAE  de Joaçaba e que venham as demais promoções que fazem com tanto carinho!

Euclides Rquetti
30-05-2015



         

3 comentários:

  1. Que legal! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Como você escreve bem... pena que muitas pessoas não sabem do blog e perdem o que escreve... Parabéns admiro seu trabalho... Deus te abençoe sempre! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Verdade! Pena que muitas pessoas não sabem do blog... Encontre outra forma de divulgar... Fica a dica... abraços

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!