sexta-feira, 4 de março de 2016

Prefeito Dorini manda patrolar a Rodovia SC 135. Errado? Não!

        Dia desses  me referi à tal Rodovia SC 135, que se estende em território piratubense. Passei por ali hoje, vindo de Erechim. Claro que não a acessei, pois não dá coragem. Bem que eu gostaria de ter voltado por Viadutos e Maximiliano de Almeida, pois estava com minha sogra, que é natural de Erechim. E gostaria que ela revisse aquela região. Mas eu sabia que ela estava em péssimas condições de trafegabilidade. Hoje, o prefeito de Piratuba, meu ex-aluno Claudirlei Dorini, autorizou patrolagem da estrada. Voltou a ser estrada de chão. Esquisito?  Não! É o melhor que há a fazer no momento. Vejam o que escrevi sobre ela recentemente:

         "O outro caso muito grave é o da dita SC 135, que se localiza em território de Piratuba e nos leva ao Rio Grande do Sul, por sobre a barragem da Usina Hidrelétrica de Machadinho. Há cerca de 17 anos a estrada foi pavimentada pela empresa Camargo Correa para que material e equipamentos pudessem ser transportados para a implantação da UHE. Adiante, o Governador catarinense Luiz Henrique da Silveira estadualizou o trecho com a denominação de Rodovia SC 135. Em 2011, no Governo Raimundo Colombo, revogou-se o decreto, sendo que a mesma passou à responsabilidade do município de Piratuba. É uma estrada que liga o Baixo Vale do Rio do Peixe ao Rio Grande do Sul. Muito importante para toda a região, sim.

         Agora, está em pandarecos. Uma lástima!

          Meu amigo e ex-aluno Claudirlei Dorini, prefeito daquela cidade, reconhece que a estrada seja do município, mas não tem recursos para sua recuperação. Há alguns trechos que ficariam melhor se fossem  patrolados do que com tapa buracos. Está certíssimo o Prefeito, que espera que o Estado de Santa Catarina lhe repasse recursos para um serviço bem feito.

         O que fizeram com a dita rodovia foi uma patuscada, própria da classe política, que diverge entre si em suas opiniões. Penso que seria o caso de um movimento regional para que o Governo do Estado, através do DEINFRA, assumisse a responsabilidade pela sua conservação.

          E a representação política regional não vai se manifestar? Não percebem a importância que a rodovia tem? Região turística, de alta produção agropecuária e industrial, uma maneira mais rápida de se ir e vir ao Rio Grande do Sul. Uma pena que isso esteja acontecendo!"

          Não é nosso primeiro caso. A estrada o Barro Preto, em Capinzal, que foi asfaltada no Governo Pedro Ivo Campos, nos idos de 1989/90, já foi patrolada há um tempão. Agora, o amigo Claudirlei viu-se obrigado a resolver a situação da estrada, que estava em estado lastimável. Bem, se o Governo do Estado liberasse dez milhões para sua recuperação, é claro que isso não teria acontecido. Mas o cobertor está muito curto...

           São situações parecidas, mas um tanto diferentes. A do Barro Preto, é municipal, RM. A em questão, seria SC, estadual. Mas...


Euclides Riquetti
04-03-2016

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