Catedral Santa Terezinha
Um empresário me perguntou o que poderia ser feito para
melhorar a atividade turística em Joaçaba. Pois aqui vão algumas sugestões:
Calendário de eventos: Formatar um calendário de eventos
culturais, esportivos, sociais e comerciais, em conjunto com as cidades de
Herval d ´Oeste e Luzerna, evitando a sobreposição de eventos importantes numa
mesma data, com carência em outras. E ainda:
- Material impresso para divulgação: simples e barato, com mapas e informações significativas, mostrando os atrativos e calendário de eventos. Fazer a divulgação através de pessoas que viajam, gratuitamente, mandar (ou levar) para agências das outras cidades e estados.
- Estacionamento de ônibus e vãs de turismo no centro da cidade: O comércio local é forte, mas não temos sequer um local definido para o estacionamento dos veículos que trazem turistas.
- Venda de produtos locais e regionais. Hoje temos, por exemplo, Tranças da Terra e o Artesanatos de Joaçaba num edifício onde já funciona a biblioteca e outros departamentos do Município. Precisamos de um lugar para concentrar um conjunto de modalidades comerciais, com produtos da agroindústria artesanal e formal, ou mesmo do vestuário. A “feirinha” da cidade poderia se constituir num local assim, com pequenas adequações. Ou mesmo a rodoviária velha.
- Melhorias na estrutura da cidade, em especial na conservação e limpeza. Há muitas calçadas cheias de defeitos e faixas para pedestres terminando “de encontro” a meios-fios altos, dificultando a acessibilidade com cadeiras de rodas, carrinhos de bebês ou outros.
- Plantas e flores têm baixo custo e causam ótima impressão aos visitantes.
- A criação de museu histórico cultural, somada ao que há no Sítio do Pica-Pau Verde, é muito importante. O Frei Bruno é específico para quem tem interesse pelo próprio.
- O Parque Municipal, localizado em terreno do Governo Federal, na BR 282, poderia receber trilhas e uma estrutura de recepção com atrativos no entorno, preservando a área florestal. É um bem que não vem sendo devidamente aproveitado.
- Conselho Municipal de Turismo funcionou bem até uns 8 anos atrás. Desapareceu!
- Hospedagem e alimentação: Temos bons hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes e confeitarias, algumas casas noturnas. O pessoal do comércio que oferece alimentos carece de treinamentos para melhor se qualificar. Práticas como colocarem cadeiras viradas sobre as mesas dos restaurantes enquanto fazem a limpeza, causam nojo. Alimentos que vêm de mercados ou de granjas em caixas e estas são colocadas sobre mesas onde os manipulam, podem trazer contaminação. Pessoas que trabalham na manipulação deles precisam estar paramentadas, sendo indispensável o uso de luvas e terem postura adequada. O cliente observa tudo...
- Turismo social em mão dupla: A prática regional é a de levarem pessoas para outras cidades, principalmente ao litoral. Poucos grupos de idosos ou da área social vêm para nossas cidades. Os setores que cuidam disso poderiam organizar a integração com os dos outros municípios, levando turistas de uma cidade para outra, com reciprocidade. O movimento de pessoas gera consumo, atividade e renda. Idosos são os que mais têm tempo para passear e gastar dinheiro.
- Balneário de águas termais: há empreendedores interessados, mas não há articulação para implantação de um balneário com águas do Aquífero Guarani. Aqui, é possível chegar-se ao Guarani perfurando-se poços que atinjam de 80 a 100 metros acima do nível do mar. Nas baixadas, com perfurações de 400 metros, se chegará a águas com temperaturas acima de 32 graus.
- Funiculares: Existem há séculos em muitas cidades do mundo. Joaçaba comporta pelo menos 3 funiculares, todos saindo do centro, na base dos morros: a) para o Monumento do Frei Bruno; b) do Parque Central até a Unoesc; c) das proximidades da Escola Girassol até a cidade alta, nas proximidades da Scherer. É um projeto de mobilidade, que poderia ser financiado pelos Ministérios da Cidade ou de Turismo. Ou mesmo em PPPs. E ajuda a tirar carros do centro, melhorando o trânsito.Você, leitor, também deve ter suas sugestões em mente. Divulgue-as, fale de turismo! Euclides Riquetti – Escritor – membro da ALB/S – www.blogdoriquetti.blogspot.com
Publicado no Jornal Cidadela, de Joaçaba, SC, em 13-07-2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!