sábado, 5 de janeiro de 2019

Aniversário do Ângelo: um aninho!





  O netinho Ângelo (Fagundes dos Passos Riquetti), nasceu há um ano em Curitiba. Mora em São José dos Pinhais com os pais Luana e Fabrício. Completa um aninho hoje! Além de neto, é meu amiguinho...

       Passou as festas aqui na região, na casa do Vô João e da Vó Maria, em Ibicaré, e do Euclides e da Miriam, em Joaçaba. Foram dias adoráveis com a presença deles aqui. Engatinhou, velozmente, por todos os cômodos da casa, espalhou brinquedos por todos os cantos, riu, sorriu, brincou com a priminha Júlia, andou nos colos das tias Michele e Caroline, mesmo do Tio Daniel.

       Além de reconhecer todas as pessoas, já balbucia alguns nomes: papai... mamãe... bola..  E,  quando quer algo, aponta o braço para o que que e diz balbucia: ééééééhhhh... Quando a gente pega o telefone e diz alô, ele pega o primeiro objeto que encontra perto de si, coloca no ouvido esquerdo e fala: alôôô! Ele é muito parecido com o papai Fabrício, inquieto com ele era em sua infância.

       A mãe, Luana, Psicóloga, tem muito jeito para lidar com ele. Mãe e pai o conduziram, neste primeiro ano de vida,  com muita disciplina: tem as horas certas para dormir, para acordar, para a mamadeira, para a comida no prato. Enquanto come, gosta de segurar uma colher também, como que o está servindo. Pouquíssimas vezes ele chora. Tem todas as características de uma criança feliz, que sente que é muito querida e amada por todos. Eu acho que a pessoa que mais se entende com ele, fora os pais, é o Tio Cuco. Mas ele se entende  muito bem com as vovós Miriam e Maria.

       Quando o pego no colo, vai apontando o dedo para a porta e começa a querer sair pra  rua ou para o quintal de nossa casa. Para os lados da rua, vai já olhando para a fiação elétrica e acompanha o voo dos passarinhos. Um canto de um pássaro maior, em outro lado, chama a sua atenção e ele vira a cabeça para descobrir onde está a ave. Gosta muito de cães.

       Aqui na frente de casa, ele gosta muito que eu o leve para as casas onde há cachorrinhos. Diz:
auau...auau!  Na casa da frente, há um cachorro padrão "terneiro", grande. Quando ele acoa, o Ângelo não se importa, pois já está acostumado. Aos fundos de casa, no quintal, ele observa os pássaros e as árvores. Vou mostrando-lhe as frutíferas, as hortaliças e os coelhinhos de um vizinho. Ele fica encantado com os animaizinhos.

       Dou uma volta com ele na quadra inteira, ele é simpático com a vizinhança e com as poucas  crianças. Nós nos entendemos muito bem.

       Quando eles vêm para  cá, vão também a Tangará, onde moram seus padrinhos Vander e Juliana. Lá ele tem o amor e o carinho deles e da priminha Luíza. Em Ibicaré tem o priminho Artur, da idade dele, filho da Gabriela e do Tiago. Também tem um primo bem maior, o Murilo, filho da Laura e do Maurício.

       O Ângelo completa seu primeiro aninho com muita inteligência, saúde e energia. Que Deus o proteja e que possa continuar a crescer assim.

Felicidades, anjinho Ângelo, pela passagem de seu primeiro aninho!

Euclides Riquetti
05-01-2019

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!