segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Flurona - mais um tormento para os brasileiros!






       Iniciamos o ano novo com mais  duas preocupações:  aumento do número de infectados pelo novo coronavírus e, da mesma forma, pela gripe H3N2. A variante Ômicron espalhou-se pelo mundo e, como não poderia deixar de ser, atingiu vários estados brasileiros. No Brasil, simultaneamente, ocorre uma explosão de casos de infecções pela gripe H3N2. Agora, já se sabe que é possível a dupla infecção, com os dois vírus, ocasionando um novo mal, já denominado de Flurona, uma corruptela de Influenza e Corona. O fato ocasionou significativa alta no número de infecções hospitalares e a situação pode agravar-se durante a temporada de verão, onde as pessoas buscam os locais de turismo e há muita aglomeração de gente. A gripe H3N2 atinge todo o território nacional e seus sintomas e efeitos são mais perceptíveis do que os da Covid 19.

      Paralelamente a isso, a principal pauta de discussão nos meios políticos é a possibilidade de vacinação das crianças ou adolescentes de 5 a 11 anos. Um assunto que deveria ser estritamente de saúde, passa a ser politizado pela própria teimosia e incompetência do Governo, tendo como principais protagonistas o Presidente da República e o seu ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Este, que vinha atuando bem na gestão da pandemia, nos dois últimos meses tem-se revelado um verdadeiro bundão, um capacho de Jair Bolsonaro, um replay de Pazzuelo. Todos eles ridículos. A vacina é nosso maior escudo de defesa e o uso de máscara e a higienização com álcool nos ajuda a evitar a contaminação. Porém, aqui em Joaçaba, muitas empresas e inclusive bancos, já eliminaram a disponibilização dos dispensadores de álcool aos clientes.

       Enquanto a pandemia avança, com assustadores números de contagiados, inclusive aqui em Santa Catarina, inventaram de fazer uma consulta pública e uma audiência pública, coisa de Queiroga, naturalmente que seguindo as teorias de seu chefinho, algo totalmente desnecessário. Paralelamente, antes mesmo de se chegar a uma conclusão, o próprio ministro fanfarrão já declarou que o Ministério da Saúde está adquirindo vacinas da Pfizer, destinadas à vacinação dos adultos e mesmo dos sub-12. Perderam um tempo precioso com seu vacilo ou cochilo, como queiram entender.

       Em nosso estado, o turismo está bombando, as praias estão lotadas, os hotéis e restaurantes idem. O movimento do turismo está crescendo na mesma proporção que cresce a transmissão dos vírus da influenza e da corona. As praias catarinenses estão apinhadas de turistas, o dinheiro guardado em dois anos está ali para ser gasto. Para a economia, tudo excelente. Para a saúde, uma temeridade. Aqui em Joaçaba, nos últimos dias, o número de pessoas que passaram a buscar a vacinação foi surpreendente. A região do Meio-Oeste regrediu da cor azul para a amarela no mapa da pandemia aqui em Santa Catarina.

       Os municípios do Meio-Oeste Catarinense, todos eles, têm atuado com muita responsabilidade, através de seus serviços de saúde, marcando locais para vacinação, divulgando locais e horários, colocando equipes para não deixar as pessoas esperando nas filas. Vacina gratuita, disponibilizada pelo Governo Federal, distribuída pelo estado, em quantidades suficientes para que todos possam receber todas as doses de que precisam.

Bolsonaro internado – Depois de passar uma semana veraneando em São Francisco do Sul, Santa Catarina, o presidente Jair Bolsonaro foi levado às pressas para São Paulo, com problemas de obstrução intestinal, ainda como consequência da facada que levou em sua campanha a Presidente, em 2018. Que se restabeleça logo! Mas que reflita também sobre as bobagens que fala e as atitudes que toma em relação à pandemia.

Violência contra crianças e mulheres – A violência contra crianças e adolescentes coloca Santa Catarina num mapa horrendo perante os outros estados. A violência contra as mulheres, tendo como resultado o seu assassinato, é mais um fato que nos coloca mal perante nosso País e o mundo. E as grandes cidades brasileiras protagonizam a violência contra pessoas de cor negra, evidenciando-se grande preconceito contra estas. Seguidamente a televisão nos mostra imagens deles sendo acusados de crimes que não cometeram, ou sendo agredidos por pessoas que se acham acima da Lei. Que tudo sempre seja apurado e que os agressores sejam punidos.

Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com

 

 Minha coluna no Jornal Cidadela - Joaçaba - SC

Em 07-01-2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!