O domingo, 14 de abril, foi sacudido em Joaçaba e arredores pelo trágico falecimento do Policial Civil e Vereador joaçabense Juliano Primo Pedrini. Houve forte comoção em toda a microrregião da AMMOC, com extensão a toda a Polícia Civil Catarinense. Pedrini era também pré-candidato a Prefeito pelo PSD, com apoio de lideranças e ainda vinha construindo uma forte aliança política.
Joaçaba perdeu uma figura emblemática, um cidadão que gozava de grande prestígio na comunidade, tanto pela sua atuação como policial civil como por ser um político de posições firmes. A cerimônia de despedida foi realizada na sala do plenário da Câmara municipal de Joaçaba, sede do Poder do qual era vice-Presidente. Centenas e centenas de pessoas passaram ao local para despedir-se do cidadão oriundo de família tradicional de Joaçaba. Eram pessoas de todas as classes social. O cidadão Juliano Primo Pedrini transitava em todos os meios com desenvoltura, exercia sua profissão há 28 anos, com formação em direito e pós-graduado na área criminal. Estava com 50 anos de idade.
Gilmar Bonamigo, ourense que é Delegado Regional de Polícia, manifestou-se publicamente em entrevista a rádio e me passou, a meu próprio pedido, o texto que redigiu para demonstrar o valor e a capacidade profissional do saudoso Juliano, que aqui publico na íntegra. Peço aos leitores a leitura atenciosa. É preciso compreender o fato e aguardar os resultados do Instituto Geral de Perícias, o IGP, para se ter uma avaliação e compreensão dos fotos que o levaram à partida prematura.
O cortejo pelas ruas da cidade, até o cemitério Frei Edgar, onde foi sepultado, foi comovente. Carca de duas dezenas de carros das Polícias Civil e Militar, e do Corpo de Bombeiros, com suas portentosas cirenes, fizeram Joaçaba chorar!
Disse Bonamigo:
"A Polícia Civil de Santa Catarina perde um excelente profissional da segurança pública, um excelente policial civil, que merece todas as nossas homenagens. A comunidade perde um líder, um entusiasta, sonhador, um colaborador. Uma pessoa que se dedicava às outras. Juliano ajudou muitas pessoas, principalmente as mais humildes. Tratava todos com respeito e educação. Nunca recebi ou percebi um usuário que fosse atendido por ele reclamar de mal atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!