domingo, 15 de dezembro de 2024

O ano está por terminar: O que ainda falta acontecer?

 



       Os mundos político, econômico, cultural,  esportivo, jurídico, bélico, e até o dos eventos climáticos, mais outros e outros ainda, ocuparam os meios de comunicação e as mentes das pessoas que vivem neste planeta rotundamente globalizado. Narrativas que atendem interesses os mais diversos são propagadas por todos os meios possíveis. A cabeça das pessoas vai confusa e ninguém sabe mais em quem acreditar. Quando tudo parece se acalmar, algum fato novo acontece no mundo e os holofotes se viram para o lugar onde acontecem. No momento, a deposição do ditador da Síria e a cirurgia no cérebro do Presidente Lula são os assuntos mais comentados. Mas, enquanto isso, a Congresso se embaralha em duas pautas: aprovação do Pacote de Recuperação Fiscal e a Reforma Tributária.

       Espertalhões ganham muito dinheiro promovendo a enganação. Os golpes para cima dos cidadãos são crescentes, os malandros se sofisticam. Agora temos a IA, a inteligência artificial toda poderosa. E ela pode representar uma ameaça ao cidadão vulnerável e até mesmo ao que acha que sabe se defender. Discute-se sobre a posse das terras brasileiras, defendem que a Amazônia é o pulmão do mundo (apesar de representar, segundo afirmam os estudiosos, apenas 1 por cento das florestas do planeta Terra), mas pouco cobram de todos os outros países.

       Precisamos observar e analisar, mais aguçadamente, nosso mundo real, aquele que representa nosso cotidiano, o do posto de gasolina,  o do supermercado, da farmácia, do açougue e da padaria, da loja de tintas, da oficina que conserta o carro ou o computador, do restaurante, e assim por diante. E ainda temos o mundo dos impostos, que vai do IPTU ao Imposto de Renda. É toda uma corrente, ou uma grande engrenagem cheia de dentes, uma centopeia, uma árvore enramada, uma tiririca cheia de minúsculas raízes. Enfim, somos os humanos que defendemos, arduamente, todas as espécies de seres vegetais ou animais,  e nos esquecemos do ser humano.

       Enquanto isso, o tempo corre célere, e nem sabemos direito como fazer para não ficarmos para trás. A vida está fácil? – Não, não está! Então, precisamos estar sempre com nossos olhos voltados para a realidade. No momento, me preocupo com o preço da carne, da gasolina, do abacate, da batata, do abacaxi, dos refrigerantes, dos remédios, e de tantas coisas que preciso comprar frequentemente. E, na Capital Federal, cada dia tem notícia nova sobre reforma tributária e pacote fiscal. Brasília custa muito dinheiro aos pagadores de impostos brasileiros.

       Deposição do Governo da Síria – Uma ofensiva relâmpago acontecida na Síria fez com quee o Ditador Bashar a-Assad fosse deposto e buscasse abrigo na Rússia. Rebeldes derrubaram um regime repressivo que vinha instalado há cinco décadas. Apoiado pelos governos da Rússia e do Irã, Assad vinha controlando os rebeldes daquele país. O ditador que “se mandou” instruiu aos que ficaram para trás não oferecerem resistência. Os novos chegados, por sua vez, estão agindo de maneira calma. A ideia é a de pacificação.

       Ninguém pode prever o que acontecerá agora por lá. A diversidade religiosa é elevada e um dos principais desafios dos novos mandantes será manter a liberdade de culto. Quem mais perde com isso é o Governo de Putin, que tinha bases militares instaladas na Síria. Aguardar para ver!

         Novas administrações municipais, o que esperar delas? – O sonho foi semeado, foi colhido pelos eleitores e as cidades terão alguns novos prefeitos e alguns reeleitos. Parte das cadeiras nas Câmaras Municipais serão ocupadas por novos vereadores em todas as cidades. E os sonhos de cada eleitor, como é que fica? Os últimos quatro anos foram de facilidades para as administrações públicas. Municípios e estados foram regados por dinheiro federal durante a pandemia e por emendas parlamentares. Mas, agora, está curto o dinheiro no caixa. Aguardemos e prestemos bem atenção nas falas dos administradores municipais a partir de janeiro. E veremos se os sonhos plantados serão apenas fantasia ou podem tornar-se realidade.

       Cidade Alta de Joaçaba comemorando obra importante que será realizada! – O anúncio do Prefeito Dioclésio Ragnini,  de lançamento de projeto para execução de obra para a Rua da Gruta, em que os moradores dos Bairros Nossa Senhora de Lurdes e Jardim Cidade Alta serão os grandes beneficiários, causou otimismo e até euforia na população que “aqui de cima”. Voltaremos a ter mão dupla na mesma e ainda uma estrutura de segurança adequada. O projeto elaborado pelo Departamento de Engenharia da AMMOC, capitaneado por Denir Narciso Zulian, é o grande presente que milhares de condutores de veículos queriam ganhar. Parabéns ao Prefeito Ragnini por nos contemplar com a obra!

Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!