quarta-feira, 10 de junho de 2015

O extraordinário gol do Neymar Jr.

          O Neymar Júnior, craque brasileiro formado no Santos Futebol Clube, o Santos do Rei  Pelé, de Pepe, Coutinho, Mengálvio,  Clodoaldo, Edu Américo, Gilmar dos Santos Neves, Diego e Robinho  e outros ícones do futebol brasileiro, fez o último gol da Copa da Liga Europeia, tornando-se artilheiro e fazendo com que seu clube atual, o Barcelona, se  sagrasse campeão mais uma vez. Hoje, divide com o argentino Leonel Messi as glórias do Barça.

          O Neymar é um moleque muito travesso em campo. E num rapaz exemplar para os demais jovens. Teve uma namorada, tem um filho menino com ela. Dá-lhes o devido apoio. Tem seus affairs, mas nada de escandaloso. Veste-se adequadamente a pessoas da idade dele. Ousa nos cabelos, nos cortes, nas tinturas. Tem facilidade em comunicar-se, é simpaticíssimo, tem a alegria nas pernas, o sorriso permanente no rosto, o brilho nos olhos.

          Nosso craque não precisa de quem o promova. Ele mesmo sabe se promover. Aliás, consegue até promover os demais.  Humilde, chegou à Espanha dizendo-se no intuito de coadjuvar o ídolo dos catalães, Messi. Apenas isso! Mas, agora, aos poucos, vai-se destacando, sem, contudo, ofuscar o brilho do companheiro.

          O nível de inteligência dele está acima da média. Além da habilidade no trato com a bola e dos cuidados com seu corpo e sua preparação física, (toma somente água mineral, refutando o consumo de bebidas alcoólicas), cuida bem da alimentação. Não entra em polêmicas. Quando sente que se expressou inadequadamente, de imediato pede desculpas. Eu diria que é um "moço de fino trato".

          Mas, nesta terça-feira, superou-se. Depois de sagrar-se campeão na Liga Europeia, fazendo um gol ao final do jogo, chegou a Porto Alegre e apresentou-se para treinar. E deve jogar nesta quarta-feira pela seleção, no Beira-Rio.  E, no treino de ontem, pegou uma bola, foi para atrás de uma trave do campo e se propôs a fazer um gol. Qualquer um diria; impossível! mas ele fez. Vídeos que estão circulando pela internet mostram a proeza do menino de ouro. Ele foi para atrás da trave, deu um balãozinho com a bola por sobre o travessão, dando-lhe um efeito tal que fez com que ela, tendo caído cerca de dois metros à frente desta, voltou para dentro da meta, resultando em gol.

           Ora, posso dizer que eu também faria um gol assim. Quando jogava, eu conseguia, no tiro de córner, mirando a marca do pênalti, dar uma curva na bola que ela ia parar dentro do gol, entre o goleiro e o segundo pau. E muitos fazem isso. A questão é que nós nunca tivemos a ideia de fazer isso antes. Pode até ser que alguém já tenha feito gol dessa forma. Mas ele teve a ideia de fazer e mostrar para todos os que estavam lá e para os repórteres e companheiros presentes. O fabuloso gol do Neymar me encantou. Sou fã dele. Tomara que possa continuar a mostrar a todos que a inteligência diferencia as pessoas.

Valeu, Neymar Júnior!

Euclides Riquetti
10-06-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!