Se você, leitor, leitora, der uma
olhadinha no mapa de arruamento da cidade de Joaçaba, verá quanto nós fomos
“para trás” em termos de dimensionamento de pistas de rolamento e de passeios
para pedestres. Agora, em pauta a questão de se tornar a “Rua da Gruta” com mão
única, apenas para subida, surgem as conversas e as reclamações. A mencionada
rua foi readequada no início desta semana. A sinalização ficou perfeita, o
projeto foi bem desenhado e a execução foi rápida.
Sobre a mobilidade do trânsito em
Joaçaba, a gente pode dar uma analisada bem simplista de como foi o
comportamento dos gestores municipais na história da cidade. E há que se pensar
no assunto, para que não continuem a ser cometidos os mesmos erros no futuro:
Há algumas décadas, foram abertas as
avenidas XV de Novembro e Rio Branco. Possibilitam que três carros se
enfileirem lado a lado e ainda sobra o espaço para estacionamento em seus dois
lados, largas para a época, portanto. Nas décadas seguintes, foram sendo
pavimentadas as saídas para Capinzal, ao sul; Videira, ao norte; e Chapecó, ao
Oeste. À Leste, ligação com ponte sobre o Rio do Peixe, para os Campos Novos,
passando por Herval. Todas ruas ou
avenidas estreitas! E as demais, de saída para bairros, não fugiram à regra,
ficando mais estreitas ainda. A projeção das ruas no passado remoto foi melhor
do que no passado próximo! Teria sido a visão futurista dos gestores da época?
Quando pavimentaram a Rua da Gruta, há uma
década e pouco, fizeram umas tangências invertidas, inadequadas, de modo que
isso facilita a ocorrência de acidentes. Agora, para solução, foi implantada a
mão única, devendo os veículos apenas subirem pela mesma, sentido Bairro Joviva.
A nova sinalização ficou muito boa. Se vamos andar um pouco mais para irmos ao
centro, temos um ganho enorme em termos de segurança. Vão diminuir os acidentes.
Agora, com a mudança, certamente, se terão menos acidentes na equina próxima do
“Trevo dos Wieser”, também!
Se a rua que desce do Joviva para o Bairro
Menino Deus já estivesse pavimentada, o impacto seria menor, devendo parte da
população utilizá-la, pois é mais uma opção de subida e descida. A conservação
daquele pequeno trecho vem ocorrendo regularmente e, ao que é sabido,
aguarda-se a autorização ambiental e a implantação da rede de esgotos para que
possa ser pavimentada. Ainda há espaço para ser transformada numa rua com duas
pistas na subida, pois praticamente não há edificações próximas do leito. Pode tornar-se
a principal via de deslocamento dessa parte da cidade ao centro e a Herval d´Oeste.
Os que utilizam a Caetano Branco para os
deslocamentos entre Luzerna e Joaçaba, e vice-versa, ainda terão que aguentar
por muito tempo a morosidade do trânsito, pois a pista é péssima e a
sinalização horrível. É uma situação
vergonhosa, reconheçamos. Mas as multas aplicadas naquela via, em que nem
sequer se pode identificar se há ou não sinalização de solo, continuam
registradas!
Política: O ano está acabando e muita
gente falando em busca de novas alternativas para conferi seu voto. Será que
vai surgir um novo nome, como aconteceu com o aparecimento de Ragnini nas
últimas eleições municipais?
Euclides
Riquetti – Autor de “Crônicas do Vale do Rio do Peixe e outros lugares”
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