sábado, 4 de janeiro de 2020

Feliz aniversário, Ângelo!



                                                   Vovô Euclides e Ângelo, numa rua de
                                                   São José dos Pinhais - PR - dezembro/19

       Menino vivaz, inteligente e ágil, nosso netinho Ângelo chegou há dois anos. Acompanhamos a gravidez da Luana e a alegria do Fabrício quando ele chegou. Vimos o seu engatinhar, os primeiros passos dados, as primeiras sílabas pronunciadas, tudo isso precedido se seu inigualável e terno sorriso. Faz dois anos neste domingo, dia 05 de janeiro de 2020

       Gosta de ser chamado de menino! Refere-se a si mesmo como o "menino". Entende tudo perfeitamente, atendendo nossos comandos de voz e nossos gestos, Está crescendo num ambiente de amor e sabe retribuir o que recebe. Em suas falas, articula palavras e frases, fazendo-se entender. Aprende, com facilidade, tudo o que lhe ensinam.

       Aqui em nossa casa, em Joaçaba, já tem noção do espaço, já sabe identificar a vizinhança, as pessoas e os animais. Logo ao chegar, já quer ver o "Ôdin", que é o au-au do Rodrigo, nosso vizinho, um cachorro grande, mas dócil. A "Mel", branquinha e lanuda, vem com o "Ôdin" ao portão que dá para a rua defronte a nossa casa. É a cachorrinha companheirinha do cachorrão. Também quer ver o "oto" au-au, ali de mais abaixo. Têm os mímis da vizinhança, os coelhos do Eliseu, um pretinho e um branquinho. Adora ver os "pípi" que cantam nos fios da rede de energia elétrica, e os que se alojam nas plantas de nosso quintal.

       No gramado de nossa casa, gosta de correr, mexer na terra dos canteiros com uma colher, molhar-se na mangueira de água, banhar-se numa bacia, gritar, rir, divertir-se muito. Também cheira os odores das plantinhas e das flores. O Ângelo é uma criança muito feliz!

       O "menino" é meu companheirinho nas andanças pelas quadras próximas de casa, sabe onde há outras crianças, quais os animais, onde há flores, até conhece os amigos do vovô. Simpático, sorri para todos, balbucia respostas quando perguntado sobre algo:

"Onde está o papai"?, pergunto.
"Papai, baiá, lá Tampaulo!  (Papai, trabalhar lá em São Paulo). E aponta o dedo para o céu, para a rota dos aviões do Aeroporto de São José dos Pinhais.
"E onde está sua mãe"?
"Mamai, tchau - tchau, lá Tampaulo"!(Mamãe, tchau - tchau lá em São Paulo"!

"E onde está o  Tio Dâni"?
"Tio Dôni, na Chiiina"!

Já aprendemos a entender seu vocabulário:

patato: sapato                   pitolé: picolé                  boinha: bolinha         sazinho: chazinho

tampána (cabana)             mamán: comida              póm: pão                   Uia: Júlia

Tia Taiol: Tia Carol         Tio Dôni: Tio Daniel       Dinda Mi: Michele    Mái: Vovó

Vô Tide: Vovô  Euclides  carninha: carninha

      Há um mês, fomos cuidar dele em São José dos Pinhais, onde mora, pois seus pais estavam em viagem. Foram 4 dias de alegria. Na rua, ia mostrando os lugares e falando:

"Papai - carninha - athi"!   (Papai (compra) carninha - aqui"!, ao passarmos por uma churrascaria!

"Aiaiai, vô Tide"! (quando passei com o carro sobre uma lombada e o carro deu um pequeno solavanco).
       
       O Ângelo está sendo muito bem educado pela Luana e o Fabrício, come  alimentos naturais, nada de açúcar ou frituras, nada de doces, nem de desenhos na TV. Ele brinca muito, diverte-se, interage. Pelo menos umas três vezes por semana, brinca no Parque de São José dos Pinhais, onde corre nos gramados, joga bola, corre e grita como qualquer outra criança faz.

       Na primeira quinzena de maio vai ganhar uma irmãzinha, a Beatriz. Perguntado sobre ela, mostra a barriga da mãe e diz: "Bia, naninha, athi"! (Beatriz, dormindo, aqui).

       O Ângelo é motivo de alegria e felicidade para nós, para seus pais e para os vovôs João, Maria, Euclides e Miriam!

Parabéns, felicidades, muita alegria e saúde para você e seus pais!

Euclides Riquetti

05-01-2020

   

Um comentário:

  1. Que lindo vovô Tide. Ângelo ama os vovôs e é muito feliz por poder compartilhar tudo com vocês!

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!