sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Martinho da Vila - o cidadão que sempre sorri!

 



       O cantor Martinho da Vila sempre teve o meu maior respeito e minha maior admiração, assim como Agnaldo Timóteo, Agnaldo Rayol, Raul Seixas, Roberto Carlos,  Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ângela Maria, Gal Costa, Simone, Vanusa, Maria Bethânia, Fafá de Belém, Nelson Gonçalves e outros. Cantor e compositor talentoso, o sambista, além de todos os seus bons predicados, é vascaíno e divide comigo a tristeza de ver nosso Vasco da Gama na série B do Campeonato Brasileiro de Futebol em 2022. 

       Em 1972 ganhei um disco Long Play com todas as faixas gravadas por ele: "Martinho da Vila"  Na minha casa todo mundo é bamba, todo mundo bebe, todo mundo samba... Dentre seus muitos sucessos, posso destacar os dos quais mais gosto: Casa de Bamba, O Pequeno Burguês, Quem é do Mar Não Enjoa, e Prá que Dinheiro. 

       Mas o que me leva a referir-me aqui e agora é que vi uma entrevista dele, agora há pouco, no canal de notícias CNN News. O assunto seria a consciência negra, o racismo, o preconceito  contra as pessoas da raça dele. A âncora do programa, como fazem a maioria dos entrevistadores, procurava tirar dele a opinião sobre o racismo, se ele foi discriminado, etc. Ele, com toda a sua simpatia e humildade, foi dando respostas conciliatórias, inclusive dizendo que quando nota que alguém poderia ter um comportamento inadequado contra sua raça, ele se aproxima da pessoa e procura trazê-la para seu convívio, assim desarmando o espírito desta e motivando-a a ter uma conduta mais adequada. Sem mimimi! 

       Em vez de provocar polêmicas, portou-se com sua peculiar elegância. Falou que a gente deveria ter, em vez de dia da consciência negra, o dia da consciência de todos os brasileiros. Ele é um cidadão feliz, está sempre sorrrindo, muito bem resolvido. 

       Um dos artistas mais premiados e condecorados do Brasil, com mais de 50 anos de carreira, leva meu aplauso e meu reconheccimento por todos os exeemplos que nos tem deixado.

       Fique bem, tenha muita saúde e viva muitos anos, Martinho da Vila!


Euclides Riquetti

19-11-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!