Neste domingo, 30 de outubro de 2022, acontecem as eleições em seu segundo turno para o cargo de Presidente da República e em doze estados para Governador. Também em 08 municípios brasileiros.
Em termos de eleições presidenciais, mais de duas dezenas de pesquisas estiveram sendo realizadas na semana que está findando. Independentemente do que está sendo divulgado por cada um dos institutos, autônomos ou contratados por algum veículo de comunicação, existem alguns sistemas que computam as mais variadas informações e que resultam em conjuntos de informações e dados, os "agregados de pesquisas". Por estes, a diferença entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro fica em no máximo 3%. Na consideração dos cientistas políticos e donos de institutos de pesquisa, há um empate técnico entre ambos. Mas, sabemos, por nossas próprias observações, que Lula é ligeiramente favorito.
As campanhas dos candidatos fazem o que podem para garantir a vitória. Mas há fatores que vão além das pesquisas, como os elevados percentuais de abstenções que têm ocorrido em cada uma das eleições. O último debate, havido na noite de sexta-feira, 28, não serve para reforçar ou mudar tendências. Foi algo horrível de se ver. Não foram discutidos planos ou programas de governo, mas um destilar de ofensas mútuas. E os eleitores têm duas possibilidades de escolha: Nutrir paixão por Lula e ódio por Bolsonaro; ou nutrir paixão por Bolsonaro e ódio por Lula.
Euclides Riquetti
29-10-2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!