Na terça, 24, saímos de Joaçaba às 14 h 30 min para Aparecida do Norte, SP, em ônibus leito da Classe Viagens, conduzidos por Sebastião e Marco, monitorados pela guia Tita. Nossa viagem foi viabilizada pela Gapen Viagens, de Capinzal. O primeiro objetivo era visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida na quarta e depois rumarmos para o Rio de Janeiro. No início, a primeira tarefa foi conhecer os companheiros de viagem. Fui identificando a Adislei Zanini Dacaz, de Lacerdópolis, com a filha. E a colega professora Neusa Fátima Morais, que fazia dupla de viagem com a Teolides Dambrós Campioni, esposa do saudoso colega de juventude Ermindo Campioni. Aos poucos, verificamos que havia pessoas de Joaçaba, Herval d´Oeste, Luzerna e Água Doce no grupo.
Chegamos no Santuário às 8 horas de quarta, 25, e fomos liberados para visitarmos todos os ambientes do local e conhecer um pouco da história de Nossa Senhora Aparecida, o templo imponente, os pontos de alimentação e os de venda de souvenirs. Pessoas de toda a América do Sul e de outros continentes visitam o local, assistem missas, ouvem palestras, tiram fotografias. Mas o que mais nos impressiona é ver a Fé de algumas pessoas que sobem uma extensa rampa postados nos joelhos, buscando ou agradecendo por graças recebidas.
Tudo é muito bem organizado, há sanitários bem localizados e perfeitamente limpos. As pessoas que vendem as lembranças aparentam e nos transmitem confiabilidade, muito longe das trambicagens com que estamos acostumados em diversos locais de turismo no Brasil. É um lugar de Fé Cristã!
É emocionante adentrar na Igreja do grande santuário, o qual foi edificado com tijolos maciços aparentes, em trabalho de inigualável arquitetura e engenharia perfeita. A imagem original de Nossa Senhora Aparecida, aquela que foi encontrada pelos pescadores em dois tempos, primeiro o corpo e depois a cabeça, na época em que D. Pedro I andava por aqueles lugares.
Milhares de imagens de Nossa Senhora Aparecida, de gesso, material acrílico e outros, algumas ricamente adornadas, estão disponíveis para os romeiros adquirirem e fazer que sejam bentas nas celebrações de santas missas. Garrafas de 500 ml de água mineral são vendidas a R$ 4,50 nos ambientes internos, tanta para as pessoas saciarem sua sede quanto para levarem para suas casas após serem bentas.
Muita paz, serenidade, tranquilidade e Fé!
Saímos de lá por volta de 14 horas e pouco antes das 18 já estávamos alojados no Hotel OK, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro.
Euclides Riquetti
31-01-2023
Foi incrível seu Euquides, eu amei cada passeio, cada detalhe dessa viagem ,nunca vou esquecer. Um abraço de sua colega de viagem Dilcélia Parize Piovesan
ResponderExcluirViagem perfeita...🙏🙏
ResponderExcluirViagem abençoada, acompanhada de pessoas maravilhosas 🙏
ResponderExcluirViagem abençoada, acompanhada de pessoas maravilhosas 🙏
ResponderExcluir