Sabe o que é fazer algo que me dá muito prazer? Pois então: Nesta quinta, 26, participei, no início da manhã, de uma programação programada pelo Clube de Leitores da Escola de Educação Básica Estadual São Cristóvão, de Capinzal, minha terra natal. Foi uma alegria chegar lá bem cedo e rever alguns antigos amigos, Já na chegada, encontrei a professora Vera Lúcia Mantovani, minha colega de antigamente, o Policial Militar Filbert, já aposentado, meu amigo de longa data que, com toda a sua experiência, ajuda a garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários daquele educandário.
Fui recepcionado por duas alunas da diretoria do Clube, Amanda Dalavéquia, e Ana Carolina,ainda as professoras Regiane Bof e Rose Vilarino, que me apresentaram à Diretora Lilia Gotardo. e à Cimara Demin, CVom alegria, revi a professora Andreia Scarton De Barba, que foi minha aluninha no Mater Dolorum e colega na Sílvio Santos. A Diretora Lilia é dinâmica, muito entusiasmada e detém grande carisma. Na sala dos professores, conheci uma equipe de jovens mestres cheios de energia, gente simpática, atenciosa e bonita. Uma escola cheia de sorrisos, gente respeitosa e cordial, e isso inclui os alunos e todos os educadores.
O clube tem uma diretoria engajada, e além de Amanda e Ana Carolina, fazem parte dela os alunos Roberta Vitória Maciel, Jasmine Masson Alves, Julya Campos, Maria Eduarda Varela, e Lara Gotardo Inácio,
Fiquei emocionado em ouvir um grupo de cinco alunos declamando uma poesia de minha autoria, "O cheiro do vento", Lara Gotardo Inácio, Entony Miguel de Castro, Gabriela Debus, Isadora Bertoldo, e Isabela Anita Luduwig.
Fiz minha parte relatando causos que presenciei em minha vida, começando pelos acontecimentos nas redondezas da escola, em Capinzal, Ouro, Zortéa, falei de fatos importantes de nossa história regional, li alguns poemas, respondi perguntas sobre poesia em si, tudo de uma forma clara e simples.
O convite para participar veio de longa data, feito inicialmente pela minha querida colega e ex-aluna dos tempos de Zortéa, Rose Vilarino Lira. Foi uma alegria muito grande conversar com todos, abraçar amigos, sentir o clima acolhedor da Escola São Cristóvão. Vale lembrar que a mesma chegou a ser dirigida pela saudosa Anador Schena Lanhi, que nos deixou logo após a sua aposentadoria, infelizmente. Vicente Regalin, que faleceu em acidente veicular, no passado, também foi um dos grande batalhadores para que uma pequena escola multisséries passasse a ter a grandiosidade que tem.
Com o aluno Guilherme Lovatel troquei umas ideias sobre a família Lovatel, com as alunas sobre coisas do cotidiano, sobre os locais onde moraram, a Fries me mostrou dois poemas românticos que ela compôs. Todos os alunos que fazem parte do clube têm potencial para tornarem-se escritores.
Após o evento, muitas fotos, muitos sorrisos e um delicioso coquetel com comidas preparadas pelos próprios alunos ou seus familiares. Eita café gostoso!
Euclides Riquetti
27-10-2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!