domingo, 23 de março de 2025

Da política nacional e de nosso Frei Bruno de Fé!

 



       Manifestação em favor da anistia aos condenados pelos atos políticos de 08 de janeiro de 2023 em Brasília, reuniu, segundo a Polícia Militar do Rio de Janeiro, 400.000 pessoas em Copacabana. Várias lideranças importantes da direita manifestaram-se no evento, pedindo a anistia já referida. Outros eventos acontecerão nesse sentido. Sabemos que muitas coisas no  Brasil são decididas na base da pressão.

       Deputado Federal Eduardo Bolsonaro licencia-se da Câmara Federal, em Brasília, para ficar nos Estados Unidos. De lá, vai articular, junto a políticos do USA  maneiras de pressionar para que a anistia seja aprovada no Brasil. Deputado petista havia solicitado a apreensão do passaporte de Eduardo, mas, coincidentemente, o pedido foi negado pela PGR e arquivado pelo Ministro do STF, Alexandre de Moraes. Se tudo o que tem sido divulgado nas mídias pela direita, a situação de Jair Messias Bolsonaro acabará sendo revertida no tocante a sua inelegibilidade. A fumaça é muita e o fogo também. Muita água está por rolar por debaixo da ponte ainda.

       Ninguém consegue viver em paz ou com relativa tranquilidade quando vive em conflito. A animosidade entre o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e os bolsonatristas,  não vai se  arrefecer. É uma encrenca sem fim. Al[ias, o Inquérito do Fim do Mundo,  que é presidido pelo Ministro, arrasta-se no tempo e não se sabe quando irá terminar. Os objetivos são bem claros: Colocar Jair Messias Bolsonaro na cadeia. No entanto, forças estranhas agem em favor do Ex-Presidente. Já se fala em racha entre os togados da Suprema Corte. O desgaste da Instituição é visível e pesquisas de opinião revelam grande queda na credibilidade do STF. O tempo vai passar, Lula e Bolsonaro serão história passada e novas lideranças poderão colocar ordem na situação política e jurídica do País, que tem se mostrado vergonhosa.

       A Romaria de Frei Bruno – realizada no domingo, 16, em Joaçaba, reuniu certamente que mais de 20 mil pessoas. Observamos algumas melhorias em relação aos anos anteriores. As barracas de comercialização estavam mais organizadas e não havia mais aquela fumaceira dos “espetinhos de gatos”, a azarar a vida de quem participava. A temperatura estava agradável e houve grande manifestação de Fé. O processo de canonização do Frei segue o rito normal. Não adianta querer apressarem-se as coisas. É algo muito sério e o tempo nos trará a alegria de ver Frei Bruno como Santo. Alguns empresários da  atividade turística sugerem que deveria ser construído um santuário no local do monumento em homenagem ao Frei. E que a festa deveria durar ao menos dois dias. As pessoas permaneceriam mais tempo na cidade e todos ganhariam com isso.

       Coincidência ou presença do sacerdote? – No domingo fiz o que faço todos os anos. Saio de casa antes da hora e vou até a Pedreira Joaçaba, onde estaciono o carro. Depois volto pela avenida ao encontro da Romaria. Eu estava há dias precisando falar com duas pessoas, dois irmãos, e não conseguia. Pois quando cheguei no local onde estacionaria o carro, dei de cara com um dos homens, que estava acompanhado de um vereador de Joaçaba. Conversamos e saí a pé ao encontro da procissão. Logo após a antiga rodoviária, comecei a fotografar o cortejo. Havia duas pessoas à frente dos religiosos. Pois um era o segundo homem que eu procurava, irmão do outro, e estava acompanhado de outro vereador. Coincidência ou presença de Frei Bruno?  Em Ouro e Capinzal tive fatos assim com relação a Nossa Senhora dos Navegantes, em situações muito semelhantes.

       “Nosso Frei Bruno de Fé”, o hino composto e interpretado por Jaime Telles é o que de melhor poderia ter sido feito em favor de Frei Bruno. É uma obra-prima, saída do findo do coração. Emociona até os que não conhecem a história de nosso Frei. É emoção e alegria ouvir o Hino.

       A Rua da Gruta em mão dupla, de novo – Foram concluídas as obras de adequação da  “Rua da Gruta”, que possibilita, agora, que os moradores do Jardim Cidade Alta e de Nossa Senhora de Lourdes subam e desçam por aquela via. Há alguns anos só estava liberado o tráfego no sentido Acesso Adolfo Ziguelli à Cidade Alta. A obra, primorosa, é de grande utilidade para nós, moradores daqui. E bota qualidade no  projeto  que foi executado. Acessibilidade com alto sentido de proteção, capricho na execução e material empregado de alta qualidade. Parabéns ao Bigode e ao Sartori, pais do projeto!

Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com  

Um comentário:

  1. Maior desgaste para o STF será não punir, de acordo com a Lei, todos os crimes comprovados, cometidos pelo ex-presidente.
    Não punir seria, daqui para frente, aceitar todos os delitos cometidos pela malta. Há que punir exemplarmente os generais e os grandes financiadores desse desastre , para que nunca mais se repitam essas bandalheiras que tanto nos envergonham perante o mundo. Todos de verde amarelo e com nossa bandeira. Que coisa horrorosa!
    Lambuzaram, sujaram, emporcalharam nossos símbolos , que agora (todos) precisamos resgatá-los.
    Resgatá-los pelo bem de todos os verdadeiros cidadãos, aqueles que respeitam as instituições, seus símbolos, sua religião...
    As cartas estão postas e o STF que tantas vezes foi conivente com as armações contra o povo brasileiro tem a oportunidade de se redimir fazendo plena justiça.
    Isso que está acontecendo é fruto do perdão de todos os malfeitos pela famigerada ditadura civil-militar de 1964.
    Eles foram todos anistiados por uma lei de 1979. Hoje, os que produziram todos esses atos hediondos contra o brasil são remanescentes daquela época. São os herdeiros do general Sílvio Frota, de João Figueiredo...
    30 anos de cadeia fechada ao ex-presidente e não se fala mais nisso apesar do trump, apesar de tudo.
    Eu como cidadão vejo exatamente assim

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!