Com forte presença de público, o governador Raimundo Colombo assinou, na tarde desta quinta-feira, 18, no Centro Educacional Celso Farina, a ordem de serviço para que seja iniciada a obra de implantação e pavimentação do contorno viário de Capinzal e Ouro. É um sonho que vem sendo acalantado há pelo menos duas décadas e que agora, em dois anos, deverá estar concretizado.
Participamos, ao longo dos anos, de toda a ação em prol de sua implantação. Efetivamente, a partir de 2005, no mandato de José Camilo Pastore em Ouro e de Nilvo Dorini em Capinzal, o projeto começou a ganhar corpo. Vínhamos reivindicando a obra por entendermos que as cidades gêmeas, ligadas apenas pela ponte Irineu Bornhausen, corriam o sério risco de terem sua economia e trafegabilidade abaladas em caso de calamidades resultantes de desastres climáticos.
Numa tarde, percorremos as comunidades de Caravággio, Galdina, Residência e São Roque, nos municípios de Ouro, Campos Novos e Capinzal, para escolhermos um possível traçado. Fazíamo-nos acompanhar pelo prefeito Ourense, José Camilo Pastore, pelo Diretor de transportes Eloir Zeferino de Oliveira, o Baixinho, e pelo Engenheiro José Euclides Albuquerque, do Deinfra (antigo DER), da regional de Joaçaba. Lembro-me que o Dr. Euclides tinha consigo mapas resultantes de fotos aéreas e ia-nos mostrando um possível traçado. No caminho, nos altos da Linha Residência, encontramos o cidadão Ivo Dambrós, com quem conversamos.
Dias depois, elaboramos um documento que foi assinado pelos prefeitos das duas cidades e por algumas lideranças políticas regionais e apresentado ao Governo do Estado. Mas quero destacar a importante atuação do Engenheiro José Euclides Albuquerque na condução do pleito e acompanhamento da elaboração do projeto.
Paralelamente, nos anos seguintes, também envolvendo as administrações de Neri Luiz Miqueloto, em Ouro, e de Leonir Boareto, de Capinzal. continuamos a nos fazer presentes em TODAS AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO ORÇAMENTO ESTADUAL REGIONALIZADO, votando as propostas das prioridades regionais, incluindo o dito projeto. Num dos eventos, contamos com o apoio articulado do cidadão José de Abreu, de Treze Tílias, que defendia uma subestação de energia e uma UTI neonatal para Teze Tílias, e do atual vereador Davi Froza, de Herval D ´Oeste, que defendia a instalação da UDESC para Joaçaba. Nos articulamos com diretores de escolas da rede estadual, com técnicos da Epagri e da Cidasc, e conseguimos o intento. Edson Cassiano, então secretário da Administração em Capinzal, e outras lideranças dos dois municípios, também foram nossos aliados. Lembro do médico veterinário Antônio Maria Hermes, da Cidasc, e do Engenheiro Agrônomo Túlio Dassi, da Epagri. Ainda, Hélio Basei e Adelto Miqueloto, da Epagri e Cidasc de Ouro, e da professora Denize Maria Sartori, dentre outros.
A aprovação do traçado definitivo deu-se nas dependências da UNOESC de Capinzal, numa reunião rápida em que estávamos com os prefeitos Miqueloto e Boaretto, o secretário Edson Cassiano, o Engenheiro do Dinfra e outros da empresa que elaborou o projeto. O mesmo foi apresentado em audiência pública, no Centro de Eventos de Linha Caravággio, em Ouro, numa tarde em que as dependências do mesmo ficaram lotadas. O Governador Raimundo Colombo fez a parte dele, prometeu que, no andamento da obra da Rodovia Ouro/Jaborá, autorizaria a obra do contorno viário. Deputados da região, como Valdir Cobalchini, Reno Caramori, Neodi Saretta, Moacir Sopelsa, Romildo Titon e César Valduga também deram muita força ao projeto, que passa de sonho para possível realidade.
Adiante, mesmo antes de eleito, o atual prefeito Ourense Vítor Faccin, que sempre participava das audiências públicas, também apoiou e defendeu a execução. Depois, como prefeito, juntamente com o de Capinzal, Andevir Isganzela, durante os seus mandatos, também defenderam a implantação. Alías, quero agradecer ao Prefeito Faccin por ter-me convidado a participar do evento, a quem agradeci e parabenizei, pois eu tinha um compromisso aqui em Joaçaba para a tarde e a noite de hoje.
O contorno viário de Capinzal e Ouro constitui-se na obra mais importante para o Baixo Vale do Rio do Peixe no presente milênio, pois facilitará a mobilidade da sua população, encurtando as distâncias de Norte a Sul, de Leste a Oeste.
Agora, aguardamos que as lideranças de Joaçaba, Herval d ´Oeste e Luzerna partam, efetivamente, para a adequação dos antigos projetos se seu anel viário, que andam empacados. Precisamos dele e somente com sua implantação melhoraremos a mobilidade por aqui.
Parabéns a Capinzal e Ouro, parabéns também a todas as pessoas que não mencionei, mas que tiveram sua participação para que esse começasse a se realizar.
Euclides Riquetti
18-02-2016
Essa obra, como você disse, acalentada a mais de duas décadas, dará o status que Capinzal e Ouro merecem.
ResponderExcluirEm 1932 a gloriosa Ponte Pênsil Padre Mathias Michelizza ligava as duas cidades irmãs, em 1956 inaugurou-se a Ponte Irineu Bornhausen, portanto, a sessenta anos e agora a terceira ligação para sacudir a região.
Como cidadão capinzalense, mesmo distante a quase 50 anos, fico daqui, torcendo para que esse sonho vire realidade o quanto antes.
Meu reconhecimento a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, se empenharam para que isso fosse possível
Que coisa boa! Viva Capinzal e Ouro e sua gente trabalhadora.