domingo, 21 de fevereiro de 2016

Romaria de Frei Bruno - o maior evento religioso do vale do Rio do Peixe.

          Aconteceu, neste domingo, 21, a Vigésima Sexta Romaria Penitencial de Frei Bruno. A Procissão saiu da catedral de Santa Terezinha, aqui em Joaçaba, às 8 horas, tomando as avenidas principais da cidade de Joaçaba, (Santa Terezinha, XV de Novembro e Caetano Natal Branco), conduzindo-se até o Cemitério Frei Edgar, onde se encontra o jazigo do santo sacerdote. Processo de sua canonização segue em trâmite junto ao Vaticano. 

         Frei Bruno angaria um número tão significativo de adeptos que, neste ano, mais de 60.000 pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram do evento. Era possível ver pessoas de todas as idades e vindas de muitas  cidades dos três estados do Sul. Ressalto que a presença de jovens foi significativa, inclusive com muitos andando em pés descalços.

          Frei Bruno foi nascido Hubert Linden, em Dusseldorf, na Alemanha, em 08-09-1876 e faleceu em Joaçaba em 25 de fevereiro de 1960.  Chegou ao Brasil, na Bahia, antes mesmo de completar os 18 anos. Depois foi para Petrópolis e, já sacerdote, veio para Santa Catarina, ao Vale do Itajaí. Em 1945 esteve exercendo seus ofícios religiosos aqui em Esteves Júnior, no Município de Piratuba. Depois foi a Xaxim e veio a Joaçaba com quase 80 anos. Era um sacerdote que não esperava as pessoas o procurarem, ele andava a pé, com um guarda-chuva grande e desbotado, indo de casa em casa para levar suas bênçãos. Quando debilitou-se, recebia cartas que respondia, pois não tinha mais condições físicas para deslocamentos.

          A celebração religiosa estendeu-se ao longo do realizar-se da procissão e culminou com a chegada ao Jazigo de Frei Bruno, no Cemitério Frei Edgar, no caminho entre Joaçaba e Luzerna. Nas proximidades do local, eram vendidas lembranças, bebidas e alguns alimentos, em barracas devidamente credenciadas pelos organizadores do evento. Ainda assim, alguns camelões vendiam  seus badulaques "Made in China". O Bispo Dom Mário Marquez e alguns sacerdotes dirigiam as celebrações.

        A devoção a Frei Bruno é muito forte aqui na região de Joaçaba. No monte principal da cidade, está erigido o Monumento a Frei Bruno, que foi construído e é mantido pela CDL local. É um ponto de visitação turística a partir do qual se pode visualizar as cidades de Joaçaba e Herval d ´Oeste. Um museu e um observatório astronômico funcionam junto a este.

          Acredita-se que, tão logo ele seja beatificado, o local do monumento venha a ganhar um santuário, o que é uma ideia que vem de alguns empresários ligados ao setor do turismo. Mas, pessoalmente, lembramos que as iniciativas precisam sempre estar articuladas com a Igreja Católica, pois somente com celebrações regulares junto ao monumento a atividade turística se consolidaria com êxito.

        Com muita alegria, reencontrei alguns conterrâneos, como meu primo Moacir Richetti e sua esposa Blandina, e o empresário Sérgio Parisotto, ligado à CDL de Joaçaba. Ainda, o Sr João Fagundes dos Passos e a esposa Dona Maria, pais de nossa nora Luana, bem como alguns vizinhos e conhecidos.

Euclides Riquetti
21-02-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!