Ocupar a mente - Escrevi no início da Pandemia, mas vale reler
O cérebro é a mais perfeita engrenagem que possa existir. E, o do ser humano, é muito complexo. Mentes inquietas podem estimular a criatividade, levando o ser a descobrir, produzir ou reproduzir. Mas, se não forem devidamente ocupadas, levam ao estresse e à fadiga mental e até mesmo ao desânimo, progredindo para a depressão.
Agora, em tempos de crise mundial em função da expansão do coronavírus, muitos povos tiveram que mudar seus costumes para sua própria sobrevivência. O ser que movimenta seu corpo, vê-se obrigado a parar, a isolar-se fisicamente. Mas os meios digitais, através da rede mundial, permite que esteja virtualmente presente em todos os lugares. Os meios tecnológicos possibilitam isso.
A leitura e o estudo devem substituir, por exemplo, o ato de ficar muitas horas ouvindo noticiários na Televisão, que apresentam opiniões e informações controversas, cada um se expressando de acordo com seus interesses ou sua ideologia política. Fazer os exercícios sugeridos, cumprir com as atividades propostas, melhorar o nível próprio do conhecimento podem ajudar a melhorar sua estima própria e deve ser encarado como um desafio. Você pode vencer desafios inimagináveis, ser um vencedor nos momentos de adversidades. Então, é hora de empenhar-se, ganhar o tempo que parecia ocioso em conquistar os prêmios do êxito e do sucesso pessoal e, futuramente, profissional. E deixemos que os cientistas e os gestores públicos busquem e proponham soluções para a superação deste momento tão difícil.
Mãos à obra, amigos!
Euclides Riquetti
08-04-2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!