domingo, 17 de dezembro de 2023

Venezuela versus Guiana – coisa de Golias contra Davi

 



       Venezuela versus Guiana – coisa de Golias contra Davi

      A Venezuela possui um exército de 123.000 homens. Se forem somados a todos os outros tipos de seres que podem empunhar armas em favor daquele país, pode-se chegar a 500.000. A Guiana está com um exército de 3.000 soldados ativos. Há uma reserva de 30.000, homens de todas as faixas de idade. Uma diferença extraordinária em poderio militar e bélico. O país governado pelo ditador Nicolás Maduro tenta, há dezenas e dezenas e anos, apoderar-se de parte do território da Guiana.

       A Guiana é um pequeno país da América do Sul, localizado ao norte do Brasil, entre Roraima e o Suriname. Forte na produção agrícola e mineral, tem magníficos lençóis petrolíferos. A petrolífera norte-americana Exsom possui, desde o ano de 2015, operações de extração de petróleo na parte oeste do país, na região denominada de Essequipo. A partir de então, a Venezuela começou a planejar meios de reaver o território que um dia lhe pertenceu, mas que, por omissão ou pouco interesse, acabou definitivamente pertencendo à Inglaterra, depois de algumas dominações holandesas. Se “no tempo do império” aquele território pouco valia, com os anos passou a valer muito. Agora é um país independente.

      Depois te ter a restituição de posse negada por um tribunal internacional, o ditador Nicolás Maduro promoveu um plebiscito em seu país, onde 95% dos que foram votar, manifestaram-se favoráveis à ocupação de anexação de Essequibo ao seu próprio território. A reação contra sua intenção veio não apenas de parte dos guianeses, mas de vários países do mundo.

       O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está numa saia justa. Deu guarida política a Maduro e agora vai ter que tentar acalmar o homem. No sábado, conversaram por telefone. Diz que o Brasil não vai tolerar que nenhum dos dois lados tome medidas condenáveis. Ora, que medidas Davi poderia tomar, em termos militares, contra o poderoso Golias? A desproporção é enorme. Não há como se pensar que os guianeses poderiam enfrentar os venezuelanos. Mas também não se há de pensar que o socorro não venha de outros poderosos atores: Inglaterra e Estados Unidos. As cabeças pensantes da Venezuela sabem que podem dar-se muito mal no intento.

       O Ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, já declarou que as tropas venezuelanas não passarão pelo território brasileiro, em Roraima, para chegar à Guiana. As forças armadas do Brasil já estão presentes na região e poderão ser reforçadas. Aliás, em 1982 o Exército Brasileiro já vinha monitorando as intenções da Venezuela em relação àquele território. Agora, com eleições para presidente no próximo ano, Maduro precisa de um fato político relevante para manter seu eleitorado. Aguardemos e veremos o que vai acontecer.

                                                Javier Milei - Presidente da Argentina


       A posse de Javier Milei como presidente da Argentina – Aconteceu no domingo e atraiu a atenção de todo o mundo, tanto pela questão política quanto pela econômica. Presença forte de Volodymyr Zelesnky, presidente da Ucrânia, Felipe VI, rei da Espanha, Gabriel Boric, Presidente do Chile, Luis Lacalle Pou, do Uruguai, Santiago Peña, do Peru, Vahagn Khachaturyan, da Armênia, e Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria. Lula e Alckmin mandaram representante. Jair Bolsonaro foi recebido como estadista. O governador catarinense, Jorginho Melo, e o paulista Tarcísio Freitas também estiveram presentes.

       Passado o momento da euforia, agora vamos aguardar a realidade: como serão as reformas prometidas na campanha de Milei, que resultado poderão dar,  e que ganhos os argentinos poderão ter com o novo Governo. O corte nos subsídios à energia elétrica, o aumento do dólar, com desvalorização do peso, a interrupção da execução de obras públicas e a concessão de benefícios sociais aos mais pobres estão entre as medidas que ele pretende implementar.



                                           Representantes das escolas participantes. Filha Caroline é a 

                                            terceira da esquerda para a direita.


        Oliejho – mais uma vez sucesso! - Na terça, 12, foi realizada na Casa da Cultura Rogério Sganzerla, em Joaçaba, a entrega dos troféus às escolas que lograram os melhores resultados na Oliejho, que é a olimpíada cultural que envolve escolas de Joaçaba, Luzerna e Herval d´Oeste. Jovens cantores puderam desfilar seus talentos ao público presente, mostrando que da quantidade se pode extrair a qualidade. Foram 1.010 participantes na olimpíada e o trabalho capitaneado pelo pessoal da Cultura de Joaçaba merece ser aplaudido. Sem nos esquecermos da importância da ação dos diretores e professores das escolas, bem como o apoio dos pais dos alunos. Na oportunidade, obras de diversos artistas foram expostas e os artesãos locais receberam sua carteira de identificação como artesão. O Secretário Paulo Krause, que é o responsável pelos assuntos da cultura, apresentou aos presentes o selo criado para identificar o artesanato produzido em Joaçaba, por sinal muito bonito e representativo.  Parabéns ao setor e aos funcionários da Casa!

Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com


Publicado no Jornal Cidadela - Joaçaba - SC

Em 14-12-2023

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!