Santa Catarina está de luto! Perdemos a Dona Geni Rebelato dos Santos, natural da comunidade de Santa Helena, aqui em Joaçaba, esposa do ex-deputado Otávio Gilsos dos Santos, que também foi conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina - TCE. Dona Geni deixa o esposo Gilson, dois filhos e duas netas.
Conversei ao menos umas duas vezes com o amigo Gilson neste ano e ele me falou que a esposa estava acometida de doença, que o caso era muito preocupante. Conheci o Gilson nos primeiros anos da década de 1980, quando fui Secretário do então Prefeito Municipal de Ouro, Ivo Luiz Bazzo. Na época, realizamos uma série de inaugurações de escolas isoladas rurais e ele esteve presente. Eu fazia o cerimonial e ele era um dos que discursavam nesses eventos, com sua forma educada e calma, e linguagem concisa.
Com o tempo conheci a esposa dele, que também atuava na Assembleia Legislativa. Gilson chegou à Presidência da ALESC e depois ao TCE. Na Primeira Festa do Colono do Município de Ouro, em Pinheiro do Meio, ele esteve lá com o candidato a deputado federal Vilson Pedro Kleinubing, fazendo dobradinha exitosa. Kleinubing, na sequência, foi nosso governador e senador da república.
Dona Geni acompanhou o Gilson em muitas de suas visitas a nossa região, era uma pessoa amável, bondosa e generosa. Na ALESC, no gabinete do Gilson, na época em que fui Prefeito em Ouro, de 1989 a 1992, nos dava excelente atenção e mobilizava os assessores para que nos ajudassem nas audiências nos órgãos de governo. Posteriormente, em todas as vezes que nos dirigíamos à Capital, ela nos dispensava a maior e melhor atenção.
Mas o grande serviço que ela prestou aos ourenses foi no campo da saúde. Quando tínhamos pessoas que precisavam de atendimento em Florianópolis, era ela que fazia os contatos e os agendamentos junto a médicos, laboratórios e hospitais. Sua ação, bastante humanitária, ajudou a salvar muitas vidas e a melhorar a de muitas pessoas.
Um dos fatos que mais me marcaram foi quando uma menina de Ouro, Márcia Duarte, esteve internada em Curitiba, com doença grave. Nós realizamos uma campanha para captação de sangue no Hemosc de Joaçaba e mandamos mais de 60 bolsas de sangue para Curitiba. As injeções que a menina tomava, teve seu estoque acabado em Curitiba. Dona Geni conseguiu as injeções em Florianópolis, despachou por ônibus no mesmo dia para Curtiba, e minha cunhada Sirley Kaminski apanhou na garagem da trasnportadora, às duas da manhã, e entregou no Hospital. Mesmo assim não foi possível salvar a filhinha do Laerci e da Dorva Duarte.
Por atitudes como esta, sempre tive admiração e carinho por ela e por seu esposo. Então, desejo ao Gilson, aos filhos e netas , as mais sentidas condolências minhas e de minha família. Uma pessoa que só fez o bem merece um lughar muito especial em meio aos anjos do paraíso.
Com nosso maior afeto,
Euclides Riquetti
08-12-2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!