quinta-feira, 28 de março de 2024

Detonautas Roque Clube em Joaçaba (de passagem...) - relembrando

 




          Na quinta, 27, deparei-me com um ônibus preto aqui próximo ao Hotel Joaçaba, 5 minutos a pé de minha casa. Estava voltando de minha caminhada diária, faceiro, com  a camisa do Vasco, pois este se classificara para as quartas de final da Copa do brasil, ao empatar com o Flamengo, na noite anterior. Percebi o coletivo estacionado numa transversal, recentemente asfaltada. Alguns homens vestindo uniforme com calças escuras e camisas azuis e um meia dúzia com camisetas pretas, com estampas em motivos de "rock". Realmente, eram gente do melhor rock nacional. Era a turma do Tico Santa Cruz, Philippe, Renato Rocha, André Macarrão, Fábio Brasil e Cléston, a Banda Detonautas Roque Clube.  Vinhas de Balneário Camboriú e Itajaí, seguiriam para Palmas. Fui lá, apresentei-me, pude sentir a simpatia e o carinho e o modo respeitoso com que esse pessoal trata os brasileiros.

          Foram poucos minutos de conversa, não gosto de ficar tietando nem alugando quem tem compromissos. estavam ali, fora do ônibus, esperando para almoçar no Restaurante do amigo Manfroi, que fica localizado ao lado de sua padaria, bem em frente ao Hotel do Valdecir Piovesan, meu companheiro nas caminhadas. Falei-lhes que, quando eu tinha minha loja, a CD Laser, em Ouro, vendia os discos e o DVD deles, que tinham muitos fãs na região. Falei-lhes que escrevo poemas, que gosto de rock, gosto de poesias, gosto de arte e literatura.

         Chamaram o agente deles, que me deu um cartão da banda, que guardarei com muito carinho. Pesquisei um pouco sobre eles, sua carreira, as mudanças na formação, a maneira como começaram, quando Tico Santa Cruz, cujo nome é Luís Guilherme, (carioca),   e Tchello (Eduardo Simão), (mineiro), em 1997,  se conheceram pela internet e foram juntando outros músicos até chegar a uma banda que fez muito sucesso, muitos shows por ano. Escolheram o nome "Detonautas" com a junção de "detonadores + internautas". E, realmente, formaram um clube de rock após se unirem aos demais integrantes.

          Em 2006 perderam o guitarrista Rodrigo Netto, assassinado no Rio de Janeiro. Em 2013 Thello saiu da banda por divergências artísticas. Mas Tico segurou a onda e a banda continua a se apresentar em shows por diversas regiões do Brasil. Estão juma turnê por Santa Catarina e Paraná no momento.

           Em sua discografia, os álbuns: Detonautas Roque Clube (2002), Roque Marciano (2004), Psicodeliamorsexo&distorção (2006), O Retorno de saturno (2008) e o álbum duplo A Saga Continua, em 2014.  Ainda os álbuns ao vivo Detonautas Acústico e Detonautas Ao Vivo no Rock In Rio 2012. Também 3 DVDs. Também o EP Detonautas Roque Clube, virtual. Ainda 5 coletâneas entre 2004 e 2104. e ainda 26 sucessos single.

          Sua agenda prevê show hoje em São Miguel D ´Oeste e amanhã, 29, em São Bento do Sul, aqui em Santa Catarina. Depois vão ao Paraná, Rio, São Paulo, Minas e Pernambuco.

            Fiquei muito contente em conhecer, pessoalmente, os integrantes da banda e recomendei-lhes muito cuidado nas estradas, pois muitas celas, por aqui, estão em estado a inspirar preocupação devido aos buracos nos leitos de suas pistas. Se você deseja conhecer mais sobre eles, busque o www.detonautas.com.br e, para adquirir seus produtos, contate com a loja virtual deles, lojadetonautas@hotmail.com

Euclides Riquetti
28-08-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!