Zortéa perdeu, neste final de semana, o Sr. Armando Jung! Armando, meu amigão, pai de Paulo Roberto, o Paulão; Marcelo , Marco e Sandra. Estes foram nossos alunos na Escola Básica Major Cipriano Rodrigues Almeida, na antiga Duas Pontes, comunidade que originou o município de Zortéa.
O Seu Armando foi presidente da APP, Associação de Pais e Professores da Escola Major, ao final da década de 1970, como também o foram o saudoso Breno Mantovani e o amigo Antônio Vilmar Varella, que atualmente reside aqui em Joaçaba. Os três foram eleitos e desempenharam papel importante na gestão de Vitória Leda Brancher Formighieri como Diretora da Escola. Também foi treinador e destacado apoiador do Grêmio Esportivo Lírio em todos os âmbitos possíveis.
Seu Amando era casado com Dona Jandira, que veio a falecer antes dele, e formavam um casal muito bem relacionado e que detinha boa liderança em Zortéa. A simpatia e a amizade sincera eram as principais características de Armando. Ele sabia lidar com as pessoas, tinha um jeito afável e muito especial de conversar, gostava de rememorar fatos do passado. Estive com ele no penúltimo encontro de ex-atletas do Grêmio Esportivo Lírio. No último encontro, realizado recentemente, ao chegar lá perguntei por ele, mas me disse o Paulo que ele estivera ali no início da manhã, mas que se retirara para casa para descansar. Os anos são inclementes com as pessoas, principalmente com aquelas que tiveram que trabalhar muito para manter a família nos tempos difíceis de nossa História. Seu Armando e a esposa trabalharam na empresa Zortéa Brancher S.A - Compensados e Esquadrias, onde trabalhei de 1977 até o início de 1980.
Lembro-me bem do casal que ia para a fábrica de compensados, com aquele uniforme composto por calça e camisa cáqui, e posteriormente com camisetas brancas e, adiante, coloridas. Importante é registrar que pessoas como os Jung passam ´pela nossa vida deixando-nos marcas indeléveis.
Moravam ali próximo do rio que corta a cidade, perto do Clube Lírio. A presença da família no Clube é histórica. Fui treinador do Paulinho e treinador dele no Infanto-Juvenil. Era um menino voluntarioso, cresceu forte e representou muito bem as cores do Grêmio Lírio e do Arabutã, justamente os clubes onde eu atuei. Hoje é a principal liderança do futebol em Zortéa. Aliás, toda a família, compreendendo esposa, filha e netas fazem parte da grande família daquele tradicional clube.
A todos os familiares e amigos de Armando Jung, as mais sentidas condolências.
Euclides Riquetti e Família
24-03-2025
Vanderlei Zilio
ResponderExcluirSeu Armando um cidadão que não tinha tempo ruim era amigo de todos independente da idade.
ResponderExcluirQue homenagem linda! Armando é irmão de meu falecido pai, Lauro. Muito gratificante ver esse carinho para com ele e toda família! Luciane.
ResponderExcluirSeu Armando foi uma pessoa, muito importante para Zortéa e o Grêmio lírio com certeza ficará na memória de todos que conheceram,merecida homenagem
ResponderExcluir