Após participarmos, na tarde, da festa "julina" do SESC de Joaçaba, no Pavilhão Frei Bruno, onde nos divertimos e vimos belas apresentações de dança e canto folclóricos, com a neta Júlia (Jujubinha) divinamente caracterizada, à noite fomos participar do Café Germânico promovido pela Comunidade Evangélica Luterana, em Luzerna.
O período de inverno é a época em que muitas festas acontecem em todo o Vale do Rio do Peixe: Café Colonial, com características italianas, Noite Italiana, em Luzerna, Noite do Queijo e do Vinho, em Ouro e Noite Italiana de Capinzal, dentre outras. O Café Colonial, no Distrito de Barra do Leão, no município de Campos Novos, mas distante apenas 8 Km de Capinzal, é um dos mais tradicionais e frequentados da região. No próximo sábado, 11, haverá Café Colonial aqui no Bairro Monte Belo, em Joaçaba. E, ainda muitas pasteladas acontecendo. As pasteladas são frequentes em Joaçaba e Herval d ´Oeste, estão ficando tão interessantes quando as festas "do xixo", na região de Porto União da Vitória. Claro que lá são muito bem estruturadas e já tradicionais, atraindo muita gente.
As Festas Juninas e Julinas, com os folguedos de São João, Santo Antônio e São Pedro, acontecem por aqui desde que eu me "entendo por gente". Na adolescência, fazíamos fogueiras no meio da rua, ali no Ouro, próximo à Ponte Nova. Em Porto União, na década de 1970, participei das festas do Bairro São Pedro, onde faziam a "maior fogueira do mundo".
Pela primeira vez participamos de um café com características germânicas. Surpreendentemente bom, com organização e delícias de "excelência". A amável e respeitosa recepção, as mesas com louça e talheres bem dispostos, tudo muito limpo e organizado. Os bufetes com os salgados e os doces em separado. Uma equipe de senhoras cuidando disso, uma equipe formidável na Copa/cozinha, os garçons passando pelas mesas com os bules de Café com leite, café preto e ainda chá. Um telão com gente dançando e cantando, evidenciando o caráter germânico. Tortas e doces e salgados típicos indescritíveis. Só experimentando para poder sentir o quanto gostosos são.
Lá também reencontramos amigos. A Família Patzlaf, do amigo Valdir. Gente simpática e agradável, que conhecemos numa de nossas viagens a Gramado. E outros amigos e conhecidos.
Quando a gente participa de eventos gastronômicos ou culturais em nossa região, não há como não estabelecer comparações com outros lugares. Sempre digo que nosso Sul do Brasil é inigualável. E, o Vale do Rio do Peixe, um lugar maravilhoso. Muitas opções, muita comida boa, diversidade cultura e diversidade gastronômica.
Parabéns, Comunidade Evangélica Luterana de Luzerna!
Euclides Riquetti
05-07-2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!