quarta-feira, 12 de maio de 2021

100 Anos - Parabéns, com muito carinho, Dona Noemia Calliari Sartori!

 



Dona Noemia votando nas eleições de novembro/2020 - Créditos: Rádio Capinzal


       Dona Noemia, nossa amiga e conterrânea, está completando 100 anos hoje. Parabéns a ela e a todos os seus familiares! 

       Há cerca de um mês, estive ali próximo da casa dela, ali no Ouro. Vi a sua filha Denize, minha colega de escola na infância e de magistério na vida adulta. Ela nem me reconheceu, por causa da máscara no rosto. Depois, identificou-me pela voz. Perguntei-lhe: "Como está a Dona Noemia? Quase completando 100 anos?

       Suas respostas foram auspiciosas: "Ela está muito bem, vai completar os seus 100 anos em poucos dias!". Mandei-lhe os parabéns e isso é mais do que uma formalidade, é a manifestação do imenso carinho que eu e a Miriam temos por ela. Dona Noemia é uma figura ímpar na história atual do Município de Ouro. Todas as suas amigas de juventude já se foram, pouco a pouco. E ela continua ali, firme, lúcida e relativamente forte. É possível afirmar que ela é uma fortaleza na comparação com outras pessoas de idade próxima à dela. Conheço-a desde minha infância, pois eu era colega de duas de suas filhas, a Denize e a saudosa Marlene, que faleceu praticamente na sua adolescência. Lembro dela como a magrinha e alta que ia ao Mater Dolorum com aquela maleta de couro em que cabiam os cadernos, lápis, régua e apontador. A sua partida gerou muita tristeza na época. Os filhos Egomar, Homero, Rômulo, Leoni, Denize, Mara, Jaime sabem muito bem o quanto essa Senhora é especial!

       Dona Noemia mora em frente da Prefeitura Municipal de Ouro. Irmã do Monsenhor Ivo Antônio Calliari, do Rio de Janeiro, idealizador e construtor da Mitra Diocesana de São Sebastião, onde está sepultado desde 2005. Também cunhada de Dom Agostinho Sartori, Bispo da Diocese de Palmas, no Paraná, fundador e reitor da Facepal, daquela cidade, também in memorian.  . Como exerci atividades profissionais e políticas ali, conversei inúmeras vezes com ela. Sempre muito amável e disposta, uma dama gentil e respeitosa que merece o carinho, o aplauso e a admiração de todos. Há 22 anos, convidei  um grupo de pessoas para uma reunião ali na Biblioteca Municipal Prefeito Ivo Luiz Bazzo, próximo de sua casa. A prestativa senhora esteve presente e muito contribuiu com valiosas informações que guardo registradas e que comporão um futuro livro meu. Dos que participaram, mais jovens do que ela, já partiram o Érico Dambrós, Olivo Zanini, Pedro Casemiro Zaleski (sobrinho dela), Rozimbo Baretta, e Ivo Luiz Bazzo. Estão ainda na cidade Ivo Ludovico Maestri e Celita Colombo. Inúmeras vezes esteve nas escolas para com os alunos, dar luz à História de nossa cidade. 

       Ninguém mais do que ela acompanhou nossa História. Sabe tudo sobre enchentes do Rio do Peixe, cujas águas dezenas de vezes invadiram seu terreno e mesmo o porão de sua casa, as enchentes diversas, principalmente a de 1983, as neves de 1965 e de 1975, a perda do Doutor Vilson Bordin, as eleições desde os tempos de Horácio Heitor Breda e Sílvio Santos, por Capinzal, e desde Luiz Gonzaga Bonissoni, pelo Ouro. Viu a pavimentação com paralelepípedos nas principais ruas das cidades e depois o seu asfaltamento. A construção da Ponte Pênsil e depois da Irinbeu Bornhausem. As quedas e reconstrução da Ponte Pênsil Padre Mathias Michelizza, a construção do Mater Dolorum, do Belisário Penna, da Escola Prefeito Sílvio Santos, de nossos hospitais. E, mesmo com 99 anos, foi votar nas últimas eleições.

       Quando alguém me pede alguma informação sobre fatos de nossas cidades e eu não sei responder, indico aquela Veneranda Senhora capinzalense-ourense, que sempre dispensou a maior atenção possível a todos. Há alguns anos, produzi e guardo um vídeo sobre a emancipação de Ouro, que se desvinculou de Capinzal e foi instalado em Sete de Abril de 1963. A entrevista com ela fiz em sua própria casa. Informações importantes que guardo com muito carinho.

       Que bom poder homenagear a querida e amável amiga Dona Noemia. Que Deus conserve sua saúde, sua lucidez e sua simpatia. Sinta-se abraçada por mim e por toda a  minha família.

Euclides Riquetti

12-05-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!