O primeiro carro que entrou para a família foi um Fusca 1300 L, azul, muito bonito. Reinou entre os fuscas em Capinzal e Ouro a partir de 1976. Ficou até 1998, quando meu irmão mais velho, o Ironi, que era seu dono, veio a falecer precocemente. Com a placa OK 0445, tinha rodas de magnésio pneus tala larga, volante pequeno, igual aos de carros de corrida, escapamento da Kadron, toca-fitas onde meus irmãos Ironi e Hiroito ouviam o "Amigo Pedro", do Raul Seixas.... Era belíssimo, o mais bonito da cidade, só havia dois daquela cor!
O que me leva a escrever sobre este e outros fuscas é que recebi um e-mail onde me perguntavam se eu era o Riquetti que, há uns 30 anos atrás, tinha um fuscão azul... Respondi que o fusca era de meu irmão mais velho, Ironi, (que faleceu em 1998, aos 51 anos). Mas quem andava com ele, era muito mais o Piro, meu irmão Hiroito, que tem nome de japonês. Além de ser o primeiro carro da família, ainda era zero quilometro.
Em 1977, quando fui morar em Zortéa, também comprei um fuscão, na Auto Elite, em Capinzal. Era um modelo 1500 que viera de Erechim. Um baita "carro de malandro", cor Ocre/ Laranja, muito incrementado. Eu me sentia o cara! Era diferenciado para a época: tinha os paralamas alargados para que pudessem comportar as rodas baixinhas com pneus super tala larga. Era o único. bancos de couro, reclináveis, volante Fórmula 1 e toca-fitas. Precisava mais?
Quem vê, hoje, a grande oferta de carros pelas montadoras, que invadem a TV, a internet e as revistas para nos mostrarem, quem vê as ruas entopetadas de veículos, não imagina como era a situação na época. Nem o Gol quadradinho tinham inventado ainda. Nem o Escort, nem o Fiat Uno... Havia, no mercado, no máximo, Brasílias, Chevettes e Corcéis. Para os graúdos, os Opalas, os Passats, os Galaxies e os Landaus, os Dodge Dart e Charger. Nem o Del Rey tinham inventado, ainda.
Ora, quanta gente teve no pequeno fusca, da Volkswagen, o seu primeiro carro! E quantos há, ainda, por aí! De todas as cores, desde os modelitos com cachorretes nos para-choques, até os que foram fabricados a partir de 1970, que conservaram o padrão até o atual. Os das sinaleiras pequenas, os das médias e, mais adiante, das "fafás". Tive meia dúzia de fuscas. Para cada um deles eu teria uma história. Quantas viagens com a família, as crianças pequenas, pedindo para parar nos restaurantes e lhes comprar pastéis, indo de Zortéa, Ouro ou Capinzal para Porto União da Vitória, Curitiba, para Florianópolis, Balneário Camboriú, São Miguel D ´Oeste!...
E você, leitor, leitora, também teve um fusca em sua família?
Euclides Riquetti
11-07-2015
O que me leva a escrever sobre este e outros fuscas é que recebi um e-mail onde me perguntavam se eu era o Riquetti que, há uns 30 anos atrás, tinha um fuscão azul... Respondi que o fusca era de meu irmão mais velho, Ironi, (que faleceu em 1998, aos 51 anos). Mas quem andava com ele, era muito mais o Piro, meu irmão Hiroito, que tem nome de japonês. Além de ser o primeiro carro da família, ainda era zero quilometro.
Em 1977, quando fui morar em Zortéa, também comprei um fuscão, na Auto Elite, em Capinzal. Era um modelo 1500 que viera de Erechim. Um baita "carro de malandro", cor Ocre/ Laranja, muito incrementado. Eu me sentia o cara! Era diferenciado para a época: tinha os paralamas alargados para que pudessem comportar as rodas baixinhas com pneus super tala larga. Era o único. bancos de couro, reclináveis, volante Fórmula 1 e toca-fitas. Precisava mais?
Quem vê, hoje, a grande oferta de carros pelas montadoras, que invadem a TV, a internet e as revistas para nos mostrarem, quem vê as ruas entopetadas de veículos, não imagina como era a situação na época. Nem o Gol quadradinho tinham inventado ainda. Nem o Escort, nem o Fiat Uno... Havia, no mercado, no máximo, Brasílias, Chevettes e Corcéis. Para os graúdos, os Opalas, os Passats, os Galaxies e os Landaus, os Dodge Dart e Charger. Nem o Del Rey tinham inventado, ainda.
Ora, quanta gente teve no pequeno fusca, da Volkswagen, o seu primeiro carro! E quantos há, ainda, por aí! De todas as cores, desde os modelitos com cachorretes nos para-choques, até os que foram fabricados a partir de 1970, que conservaram o padrão até o atual. Os das sinaleiras pequenas, os das médias e, mais adiante, das "fafás". Tive meia dúzia de fuscas. Para cada um deles eu teria uma história. Quantas viagens com a família, as crianças pequenas, pedindo para parar nos restaurantes e lhes comprar pastéis, indo de Zortéa, Ouro ou Capinzal para Porto União da Vitória, Curitiba, para Florianópolis, Balneário Camboriú, São Miguel D ´Oeste!...
E você, leitor, leitora, também teve um fusca em sua família?
Euclides Riquetti
11-07-2015
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