domingo, 30 de julho de 2023

O movimento que gera o desenvolvimento - Os pioneiros do progresso!

 



                                                Imagens de Balneário Termas de Machadinho - RS


       O ser humano, por si mesmo, é inquieto. Poucos são os que detêm a fleuma, são indiferentes, apáticos. O ser, homem ou mulher que busca novos horizontes, ampliar seu campo de conhecimento, respostas para si mesmo, é o mais preparado para liderar grupos de pessoas. Estas características tornam algumas cidadãs e alguns cidadãos especiais para terem seus próprios negócios, para administrar bem o seu lar e sua propriedade, para gerir com competência a coisa pública, a res pública.

       O avançar da idade nos faz correr contra o tempo. Não dá mais para esperar que as coisas aconteçam pela mão ou pela vontade dos outros, acreditar em narrativas impostas por pessoas que têm facilidade de acesso aos meios de comunicação, que podem influenciar os outros, talvez a mim mesmo. Agir é a palavra de ordem, é ordenar as ideias, comandar os ímpetos e buscar resultados. Não se pode esperar muito de seres amorfos, daqueles que nos criam expectativas, que nos vendem utopias, que falam no impossível, no não-realizável. Diante de nós, temos sempre uma dura realidade. Manter a saúde, o bom relacionamento familiar, o interpessoal, viver bem em comunidade, ampliar os horizontes, viver!

       Todo o introito vem para dizer que vivemos num bom lugar, mas que poderia ser bem melhor. Se compararmos Joaçaba com as outras cidades do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina, poderemos constatar que, em muitos aspectos, ficamos bem para trás. A mobilidade do trânsito não é, ainda, um caos, mas poderá sê-lo. A indústria parou de se desenvolver. A agricultura  vai na força dos persistentes agricultores. Falta-nos a ousadia de um Milton Sander, Celso Farina, Rudi Ohlweiller, Rudi Nodari,  André Thaller, , Frei Edgar, Padre Mathias Michelizza, Frei Teófilo Antoniazzi, Atílio Fontana, Saul Brandalise, Plínio de Nês, Coronel Amazonas de Araújo Marcondes, Odilo Antônio Coppi, Dileto Bertaioli, Ruy Omrich. E de todos os que vieram da Alemanha, Itália ou Áustria para implantar suas empresas aqui no Vale do Rio do Peixe. Falta-nos, sim! Faltam-nos capacidade de liderança e ousadia para empreender. Salvam-se os meios educacionais, jurídicos, comerciais e a construção civil. No mais, procure comparar o presente e o passado e poderá tirar sua própria conclusão. E os serviços que aqui são prestados também o são em cidades menores.

       Por que algumas cidades crescem mais do que as outras? Por que uma loja de rede nacional, vende bem mais em Capinzal do que em Joaçaba, se a população daqui é maior? Um cidadão que morou em cidades da região e administra uma empresa aqui me perguntava por que estamos, em alguns pontos importantes, perdendo para outras cidades. Ele me indagava sobre o que garantia movimentação econômica para Joaçaba. Falei da Unoesc, do complexo de saúde, do jurídico, da Receita Federal, da construção civil. Fui contestado!

       Três dias depois, voltei lá para dizer: Temos os aposentados! Verdade, temos os aposentados! E nossa cidade envelhece um pouco menos do que as outras porque temos o afluxo de pessoas que chegam para estudar e acabam ficando por aqui. A renda dos aposentados é importantíssima para as cidades. Na maioria das pequenas, é a principal fonte de receita. Há os professores, os policiais, os funcionários das prefeituras, da saúde... Mas o grande “faturamento” está na pessoa dos aposentados, que gastam nos mercados, nos postos de gasolina, nas farmácias e nos laboratórios.

       Então, joaçabenses, o que queremos em termos de administração municipal para daqui a um ano e meio? Uma cidade que nos cobra elevado IPTU e que, como eu, muitos moradores reclamam por comerem barro nos dias de chuva e pó em tempos de dias secos? Quanto do dinheiro daqui que vai para Brasília e Florianópolis nos volta? Migalhas, certamente, se fizermos uma comparação!

       Agora, com as facilidades dos meios de comunicação, o eleitor será mais exigente, buscará as virtudes e as fraquezas dos candidatos, colocá-los-á em cheque, escolherá um para em quem votar. Fará o mesmo na escolha dos vereadores.

       Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com


Publicado no Jornal Cidadela - Joaçaba SC 

Em 27-07-2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!