O Brasil atingiu hoje a marca (muito indesejável) de 200 mil mortes de pessoas vitimadas pelo novo coronavírus, causador da doença Covid 19. Isso é tudo muito assustador.
Acompanho os noticiários, atentamente, analiso os números e os fatos. Rejeito, drasticamente, o uso da pandemia como recurso político. Tirar proveito da desgraça, ou desdenhar, por qualquer motivo que seja, da doença e do seu perigo, é totalmente condenável. Negar que o problema existe e que representa grande ameaça e perigo é sem-vergonhice pura.
A terça-feira, 07 de janeiro, foi um dia de muitas expectativas, pois o Instituto Butantã iria apresentar à ANVISA relatórios e pedido de autorização para produzir a vacina contra a Covid. No entanto, por divergência na forma de apresentação dos resultados, isso foi impossível, e o próprio Butantã deixou de apresentar o pedido oficial, o que deverá acontecer nos próximos dias.
A corrida em busca da vacina, no mundo, está acelerada. Todos querem garantir que as populações possam ser imunizadas de imediato. Na comunidade econômica europeia, praticamente todos os países já iniciaram a vacinação. Diversas vacinas estão sendo produzidas em diversos países. No Brasil, há a possibilidade remota de que as vacinações sejam iniciadas em 20 de janeiro. Eu não acredito nisso. Mas tenho muita esperança, e até a convicção, de que da metade de fevereiro ao fim de março, pelo menos os grupos de risco estejam vacinados, abrangendo as pessoas que trabalham com os serviços de saúde, os idosos e as pessoas com comorbidades.
Então, todos os que costumam escrever nas redes sociais, evitem entrar em discussões inúteis sobre o tema, rejeitem as manifestações políticas, não interessando de que lado estejam. Profissionais capacitados e experientes em saúde pública, que conheço há mais de três décadas, estão indignados, tanto quanto eu, com o comportamento irresponsável de boa parte da população. E muitos municípios estão-se omitindo na fiscalização, apenas fazendo entrevistas moles no rádio ou contratando propaganda educativa, que está mais, mesmo, é com cara de institucional.
Aja com responsabilidade, respeite os outros, seja um bom exemplo, cumpra com as leis e decretos, porte-se adequadamente no meio social e siga, estreitamente, as orientações dos técnicos em saúdes, de todos os níveis. E que Deus nos proteja!
Euclides Riquetti
07-01-2021
Excelente! Eu estou confiante que em breve teremos a vacina, minha esperança é muito grande. Antem à tarde recebi um vídeo no qual os cientistas do Instituto Butantan anunciaram 100% a eficácia da vacina. Fiquei feliz! Parabéns pelo texto!
ResponderExcluir