Faleceu neste fim de semana, em Capinzal, o amigo Otílio Esganzela, marido da Dona Zaira e morador do Bairro Nossa Senhora dos Navegantes, em Ouro. Seu Ota, como era conhecido, foi amigo de toda a nossa família. Trabalhou no Posto Dambrós, na frente da casa de meus pais, ali no centro do Ouro. Também fomos colegas de trabalho na Prefeitura.Foi uma das principais lideranças da comunidade do Navegantes, tendo presidido, inclusive, a Capela da Igraja Católica, Nossa Senhora Aparecida e a APP da Escola Municipal professor Guerino Riquetti.
O que caracteriza bem a figura desse ser humano incrível é a simpatia, a singeleza de seus gestos, a maneira educada e gentil com que tratava as pessoas. Nunca ouvi ou vi ele levantar a voz nem em situações de adversidades. Era muito equilibrado, cortês, um verdadeiro cavalheiro. Uma época, instalamos nossa Rádio Cidade FM num imóvel dele, ao lado de sua casa, que nos cedeu.
Uma figura respeitável e confiável. Lecionei Português e Inglês para a Aline e a Alique, suas filhas, na Escola de Educação Básica Prefeito Sílvio Santos. A Aline sempre uma leoa, gigante, líder e determinada. A Alique uma menina dócil, calma, querida pelos colegas e professores. Adriana e Andréa bem compenetradas nos estuos, sempre levando tudo muito a sério. Todas muito inteligentes, DNA bom! A mãe, Dona Zaira, uma senhora respeitável que ajuda todas as pessoas que precisem dela. Ministra Extraordinária da Eucaristia, muito prestativa e apoiadora da Capela Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Nossa Senhora dos Navegantes.
Os Esganzela, todos eles, pessoas de fino trato. Foram muito bem educados e por isso mesmo retransmitiam aos familiares o seu jeito bondoso de ser. Irma, Alice, Denise, Ovídio, Odilo, Genoefa, e Adenis, Olímpio, e Olindo, todos nossos amigos.
As lembranças mais marcantes, a dele descendo e subindo a rua de ligação do Bairro ao Centro, passando na frente da casa do Egomar Sartori e outros para uma conversinha. Ou da escadaria perto da cada do Olino Lucietti e da Rua Professor Guerino Riquetti. Ou nas muittas reuniões de que participava, opinando com clareza, levantando a mão para pedir a palavra e agradecendo. Não há como uma pesoa assim não ser carinhosamente lembrada por todos os que o conheceram.
A todos os familiares o respeito meu e o de minha família. Nossas sentidas condolênciaas a todos e o desejo de que ele curta bem a sua nova morada. Foi sepultado no Cemitério do Engenho Novo, onde já estão os familiares falecidos.
Carinhosamente,
Euclides Riquetti e Família
13-03-2022
Euclides, meu eterno professor. Obrigada por cada palavra, tanto minha, da minha mãe, minhas irmãs e do meu querido pai. É tão bom e importante ver esse reconhecimento, ainda mais vindo de Sr. pessoa de coração gigante e que sempre admiramos. Gratidão, eterna gratidão!
ResponderExcluirQue lindo ... obrigado querido professor quantas lembranças, que acalento para meu coração 💕💕 muito emocionada e grata por seu carinho e apreço por meu pai.Sim ele nos deixa um legado e muitos exemplos de simpatia amizade honestidade e bem viver em sociedade.. abraço grande professor Euclides Riquetti.
ResponderExcluir