terça-feira, 21 de novembro de 2023

As anormalidades climáticas no Brasil e suas copnsequências básicas.

 

           Rio do Tigre - Joaçaba SC - 15-11-2023

As anormalidades climáticas no Brasil e as suas consequências básicas.

Muito calor em todo o território nacional. Incêndios ocorrendo na Floresta Amazônica, os principais rios que cortam a Região Norte do Brasil estão com seus níveis de água muito baixos. A navegação está muito prejudicada, as mercadorias não podendo ser transportadas, nem o combustível que abastece os postos de serviços. As crianças não estão podendo ir às suas escolas. O cenário é desolador. Melhor que aqui no Sul os reservatórios das usinas estão transbordando de água, movimentando as turbinas e garantindo muita energia elétrica para o sistema integrado nacional.

No Sul, primeiro houve excesso de chuvas, agora o sol está matando o milho plantado.  O sol é tão intenso depois da chuva, que as plantas estão amarelas, com pouca energia.  As  chuvas danificaram os hortigranjeiros, prejudicaram muito a sua produção, e os preços acabaram elevando-se. O clima, no mundo e não diferentemente no Brasil, sempre é tema de debate, de uso político. E os que assassinaram o planeta com seus automóveis soltando monóxido de carbono ainda querem colocar-se como salvadores do mundo (ou da Pátria!). A questão é muito séria e enquanto for politizada só veremos desgraças acontecendo.

Pavimentação estrada de Nova Petrópolis - Enfim, um convênio para a pavimentação do acesso de nova Petrópolis, celebrado entre o Estado de Santa Catarina e a Prefeitura de Joaçaba. A contrapartida municipal é maior do que o valor concedido pelo Governo doestado. Mas o importante é que a obra venha a acontecer e que nossa área rural se desenvolva. Está perdendo para as de outros municípios. Duvidam? Pois então deem uma voltinha pelo interior de Lacerdópolis, Ouro e Capinzal e sintam a realidade!

Eleições sinônimo de confusão? Na Argentina logo saberemos se aquele país vai ser governado pela direita ou pela meia-esquerda. E os políticos brasileiros metendo-se lá como sempre fazem. De um lado a presidente do PT e de outro um filho de em ex-presidente. Cada um deveria cuidar melhor de seu canteiro para que sua horta não fique às pragas. Até em times de futebol  as eleições são pautadas por encrencas e confusões. No meu Vasco – Há muitos anos eu não ouvia falar de uma eleição para presidente do Clube que não fosse precedida de ações judiciais e confrontos, até físicos, entre diretores, candidatos e afins.  Agora, Pedrinho, de 46 anos, ex jogador do clube, onde começou no futsal aos seis anos de idade, deu de goleada contra o advogado Leven Siano.  Pedrinho foi comentarista da Globo, com muita atuação nas transmissões de jogos pelo seu canal aberto e os pagos, por assinatura. Agora vamos para a realidade: Falar é mais fácil do que fazer! Roberto Dinamite, jogador que foi ídolo do Clube foi muito mal como seu Presidente.

Moacir Zanluca  e a sua destacada atuação (interina) na Câmara de Joaçaba -  O agropecuarista  Moacir Zanluca, que também é advogado, atuou durante um mês na Câmara Municipal de Joaçaba, em substituição ao licenciado Vilmar Zílio, ambos do MDB. No pouco tempo que esteve no cargo, mostrou muito serviço e sua grande capacidade política. Conheço-o desde os tempos em que atuava na assistência técnica aos integrados da antiga Perdigão, de Capinzal, pelo Meio-Oeste Catarinense. Foi duas vezes vereador em Capinzal, tenho chegado à Presidência da Câmara e ao exercício de Prefeito por interinidade. Conhece a administração, a política, a agricultura, a pecuária e as questões ambientais como poucos. Quatro  de suas bandeiras nos chamaram à atenção: a) Projeto Joaçaba Agro (ou Agrojoaçaba); b) Implantação das marginais na BR 282; c) Pavimentação do trecho de Santa Helena à BR 2282 e a pavimentação do acesso a Nova Petrópolis. Suas propostas são defendidas com clareza, é respeitoso e bem articulado. Não é pra menos que, nas últimas eleições, com apenas 4 anos como joaçabense, já tenha conseguido a primeira suplência ao Legislativo municipal. Quem o conhece não se surpreende. Mesmo nos tempos de grande rivalidade entre o PMDB e o PDS, sabia como se portar e trafegar em meio a ambos os lados. Como cidadão e como político pode ser considerado uma pessoa muito bem sucedida.

 Meu texto  no Jornal Cidadela - Joaçaba - S - C, em 17-11-203

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!