terça-feira, 11 de abril de 2017

Tour Maravihas do Iguaçu, mais um bom passeio de final de semana

A imagem pode conter: 18 pessoas

          Realizamos, no final de semana, mais um passeio, ou uma pequena viagem, para visitar Bituruna, o Jardim Botânico de Faxinal do Céu (Pinhão), União da Vitória (Paraná), e Porto União, Santa Catarina, dentro de nosso projeto de Intercâmbio Cultural e Turístico "Maravilhas do Iguaçu".Levamos 22 pessoas para curtir as maravilhas, os encantos,  história, os bons vinhos e a boa comida daquelas cidades.

          Em Bituruna, recebidos pelo Presidente do Conselho de Turismo, Jairo Ravanello e a esposa Dona Rosane, da Bitur, e  visitamos de início a cantina Bertoletti, na chegada da cidade, onde é possível comprar vinhos e outras delícias. Depois a estátuda de Nossa Senhora Aparecida,com 34 metros de altura, que mira a cidade. Fizemos a rota das vinícolas, maravilhando-nos com o casarão de 4 andares, com 80 anos de história, o museu da Família Santi e Bertoletti, na Sanber, onde a enóloga Michele, com sua simpatia e elevado conhecimento sobre vinhos, nos deu uma bela aula sobre os mesmos, enquanto os degustamos com salame e queijo.

          Almoçamos na propriedade do José Maziero, do Restaurante Massas Beponi, com a simpatia e capricho dele e de sua família. Comida italiana, para nunca mais nos esquecermos dela. Uma paisagem belíssima no meio rural, em meio a açudes de peixes. Massas, carnes e tilápias à vontade.

          Ainda, visitamos a Vinícola Dal Mont, do amigo Denilson, onde fizemos nossa "saideira" da rota dos vinhos. O pessoal comprou muito, em todos os lugares visitados, tirou fotos e ganhou conhecimentos. No sobrado do casarão da Michele, o Domigos, nosso amigão, acabou reconhecendo a Agnela, com quem ele havia trabalhado há quatro décadas, em plena juventude de ambos. Viagens nos possibilitam melhorar nosso quadro de amizades, ampliá-lo, e rever pessoas e histórias já esquecidas.

         Depois, demos entradas no Hotel Grezelle, onde fomos recepcionados pelo proprietário Írio e a esposa, e pela Josi. Todos bem acomodados, seguimos para o Faxinal do Céu. Uma de nossas convidadas falou-me que, quando eu relatava sobre o Jardim Botânico, eu poderia estar exagerando. Mas que, depois de ver tudo com os seus próprios olhos, tudo é ainda mais bonito. Pudera, ali estão plantadas todas as espécies de árvores do mundo. Para manter aparados e limpos os gramados, há 5 funcionários trabalhando direto, com um trator grande e um pequeno.Agora, as flores de verão estão dando lugar às azaleias que começam a vir, e as árvores com suas folhas amarelando, por causa do outono. Fomos recepcionados pela Neusa e a Ana Clara, que nos brindaram com a oferta de seus conhecimentos e muita simpatia.
Resultado de imagem para imagens faxinal do céu

          Ao final da tarde, retornamos ao hotel e jantamos no Empório Sabor Italiano, onde os Maziero nos trataram com a gentileza se sempre, e nos ofereceram comida muito boa. Segundo uma de nossas convidadas, ela nunca havia comido uma salada de radicci tão gstosa como a deles.

          Uma noite reconfortadora no Hotel Grezele e organizando a cabeça e o corpo para a programação de domingo, em Porto União da Vitória.

Obrigado, pessoal de Bituruna e Faxinal do Céu, pelo carinho e atenção que nos dispensaram.

Euclides Riquetti
11-04-2017



         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!