segunda-feira, 11 de março de 2019

Inundações nas grandes cidades - São Paulo, hoje

       (foto: Moisés Lourenço/Reprodução/Frame/Twitter)


       A toda a hora tomamos conhecimento de inundações nas grandes cidades, a exemplo do que está acontecendo hoje em São Paulo, onde se registram, às 18 horas deste dia 11/03-2019, 12 mortos contabilizados na região metropolitana.
       Quanto maiores as cidades, maiores os problemas! Encostas ocupadas irregularmente, ocasionando desabamentos pela retirada dos calços dos morros quando a implantação de vias. Também em razão de escavações em locais de risco, retirada da cobertura vegetal dos terrenos e, sobretudo, o acúmulo de lixo nas valas, em calças e em terrenos baldios. Muito plástico, papel, garrafas pet, madeiras, entulhos e toda a sorte de material represador de águas.
       Ainda, a cobertura com material concreto, pedras e cerâmicas em quase toda a área dos terrenos. A ganância de se "aproveitar" cada metro quadrado das áreas que deveriam estar permeáveis, permitindo que a água se infiltre no solo. Assim, ela busca seu espaço correndo pelas valetas e bueiros, que se entopem, gerando as inundações, com prejuízos materiais e, sobretudo, a perda de vidas humanas.
       É o descuido do ser humano, que brinca com a natureza, que pensa que está sempre imune às desgraças. Rezar... mas, sobretudo, educar-se. Respeitar a natureza para que ela também nos respeite!

Euclides Riquetti
11/03/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!