Nosso contorno viário perdeu a bandeira,
já faz tempo. Os últimos defensores foram Chico Lopes e Vilmar Zílio, na
Legislatura passada da Câmara Municipal de Vereadores de Joaçaba. Chico, quando
esteve como prefeito interino, promoveu a discussão do assunto, mas com o tempo
isso se perdeu. Às vésperas das eleições
de 2016, 34 entidades lideradas pela ACIOC produziram o documento “Voz Única”, em que um dos itens listados como sugestão
para a pauta de quem fosse eleito devesse ser a implantação do Contorno Viário
de Joaçaba, extensivo a Luzerna e Herval d ´Oeste. No entanto, três anos
depois, não constatamos nenhuma evolução na ideia. As entidades deveriam se
reunir, de novo, e avaliar o que andou e o que não andou em suas propostas. Faltando
protagonismo! Foram parceiras no
documento de 2016:
ACIOC, ASSAJHOL, AVVIMOC –
Associação Vendedores Viajantes Meio Oeste Catarinense, CDL Joaçaba, CRA SC,
FACISC – Regional Meio Oeste, FIESC – Regional Meio Oeste, JCI Joaçaba, Herval
d’Oeste e Luzerna, Lions Clube Joaçaba Cruzeiro, Loja Maçônica Acácia do
Oriente, Loja Maçônica Cruzeiro do Sul, Loja Maçônica Estrela de Herval, Loja
Maçônica Ordem e Progresso, Núcleo de Gastronomia ACIOC, Núcleo de Gestão pela
Excelência, Núcleo de Psicologia, Núcleo de Profissionais da Área Contábil,
Núcleo de Recursos Humanos, Núcleo Imobiliário e da Construção Civil, Núcleo
Jovem Empreendedor, Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Joaçaba, Polo
Inovale, Rotary Club Herval d’Oeste, Rotary Club Joaçaba, Sindicato dos Hotéis,
Rest., Bares e similares de Joaçaba, Sindicato dos Representantes Comerciais –
SINDRECOM, Sindicato das Indústrias de Madeiras de Joaçaba, Sindicato dos
Contabilistas de Joaçaba, Sindicato dos Médicos de Joaçaba, Sindilojas Joaçaba,
Sindimec, Sociedade Beneficente Feminina Estrela do Herval e UNOESC.
Também auxiliaram na elaboração do Voz Única: Comitê Rio do Peixe, Fecam –
Fundação Catarinense de Municípios e Instituto Federal Catarinense. (Extraído
do sítio da ACIOC)
A produção de um projeto de contorno
viário para a cidade foi sugerida e inserida nas prioridades microrregionais já
há dez anos atrás. De vez em quando o assunto volta à baila. Mas, defesa séria
do mesmo, nada! E há, ainda, pessoas na cidade que acham que é obra
desnecessária porque tiraria movimento do centro da cidade. Essa é a ideia mais
retrógrada que poderíamos ter! Naturalmente que no ano que vem, às vésperas das
eleições, não faltarão candidatos que venham a retomar o assunto.
Outra coisa que tem causado transtornos
a quem chega à cidade é a deficiência de sinalização para o trânsito de caminhões.
Recentemente, dois deles desceram pela Rua Augusto Albugeri e ficaram entalados
numa curva acentuada. Há a falta de um limitador físico para a altura e a
indicação visual de proibição dos veículos que não devem transitar por
aquela via. Na rua Albino Sganzerla, nas proximidades da APAE, uma carreta
longa, que não conseguiu dobrar a esquina, teve que voltar à ré até a esquina
com a Arnaldo Scherer, e manobrar num
terreno desocupado para poder retornar, destruindo pelo mens uns 4 metros
lineares de meio-fio assentado in loco há dois meses. Em todos os casos, os
condutores ficaram desorientados pelo uso do GPS. Então, a melhora da
sinalização e a colocação de placas indicativas dos nomes das ruas em que há
falta delas, é uma necessidade.
O sistema de estacionamento rotativo da
cidade ajudou a melhorar a disponibilidade de vagas na área central de Joaçaba,
mas a extinção da zona verde em algumas ruas, como a Marechal Floriano e a
Duque de Caxias, e outros logradouros,
foi prejudicial à população. A
opção de estacionar em lugar que permitia o estacionamento por até 4 horas,
fazia com que os condutores que trabalham no centro da cidade deixassem seus
veículos ali. Hoje, preço por preço por preço, os motoristas deixam seus
veículos o mais próximo do centro possível, podendo rotacionar com facilidade, ocasionando
que, em dias de chuva ou determinadas horas, não se encontrem vagas para
estacionar. É um assunto que deveria ter sido melhor visto há três anos, quando
se delineou o novo sistema de estacionamento. Aliás, para isso é que servem as
audiências públicas, pois quando você mexe com a vida ou os costumes dos
cidadãos, você precisa, previamente, dar a oportunidade a que eles opinem sobre
a mudança. A implantação de uma rotatória na Duque de Caxias foi muito positiva,
embora sem aprovação unânime. Em Herval
d´Oeste, a melhoria da sinalização nos acessos às duas pontes, melhorou muito
para os usuários do trânsito.
As críticas na cidade, com relação à
atuação de nossa Câmara de Vereadores, estão se avolumando. A opinião das
pessoas com quem falo é a de que não há geração de debate e dizem que somente
os vereadores Diego Bairros, Luiz Vastres
e Sérgio Favretto é que ainda propõem alguma coisa. E que outros, de
quem os eleitores tinham grandes expectativas, não estão correspondendo. Talvez
não estejam se comunicando direito com a comunidade. Eleições à vista, o
comportamento precisa, desde já, ser
igual ao do período de campanha!
Euclides Riquetti - Texto publicado no Jornal Cidadela, de Joaçaba - SC, em 11-10-2019
Euclides Riquetti - Texto publicado no Jornal Cidadela, de Joaçaba - SC, em 11-10-2019
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