quinta-feira, 29 de abril de 2021

A ANVISA e a proibição de importação da Sputnik V - e outras considerações

 




        Nos últimos dias, a briga entre a ANVISA e os produtores da vacina imunizadora contra o novo coronavírus, causador da doença Covid 19, Sputnik V, está sendo intensificada, com troca de farpas ou acusações de ambos os lados. É claro que queremos o melhor para os brasileiros. Mas verifico que 62 países do mundo aprovaram o uso da Sputnik V para aplicação em sua população. 

       Vou citar aqui alguns países cujas autoridades sanitárias aprovaram o uso emergencial dessa vacina e isso me faz duvidar a "boa vontade" dos técnicos da Anvisa. Não quero o mal para ninguém, mas muitos dos entraves são apenas de ordem burocrática. Ou será que os órgãos de saúde dos outros países estão  errados e nós é que estamos certos? 
 
Vejamos:   Rússia, Belarus, Argentina, Bolívia, Sérvia, Argélia, Paslestina, Venezuela, Paraguai, Hungria, Emirados Árabes, Irã, Tunísia, Armênia, México, Nicarágua, Bósnia-Herzegovina, Líbano, Paquistão, Mongólia, Bahrein, Montenegro, Cazaquistão, Uzbequistão, São Marino, Síria, Gana, Egito, Honduras, Guatemala, Eslováquia, Angola, República do Congo, Laos, Iraque, Quênia, Marrocos, Jordânia, Filipinas, Camarões, Vietnã, Panamá, Índia, Nepal, Bangladesh. 

       Há tanta informação e contrainformação, tanto interesse econômico-financeiro e político, que as pessoas ficam confusas e passam a duvidar de tudo e de todos. A imprensa especuladora também tem muita culpa em toda a confusão. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária tem razão em exigir que o rito técnico seja cumprido, mas até parece algumas prefeituras que eu conheço bem, em que o cidadão vai lá para obter um determinado alvará e tudo o que faz "bate na trave". Dizem: "Procure  um profissional que faça isso por você, leiam bem as leis, etc, etc, quando, sendo pagos pelos nossos impostos, deveriam, sim, estar ao nosso serviço e não apenas em função da sua burocracia. E, se acham que as leis estão assim inadequadas, deveriam, no mínimo, propor a discussão para a possível revogação através de outras que as substituam. 

Euclides Riquetti
29-04-2021
  

Um comentário:

  1. A ANVISA do bolsonaro é um grande aliado do vírus e da morte, ao invés de cumprir sua função de facilitar as coisas, faz o contrário, dificulta. Aliás, as ações do Executivo, no geral, tem sido um verdadeiro desastre: o STF tem trabalhado boa parte do seu tempo tentando minorar os estragos desse poder.
    Nessa questão das vacinas, salta aos olhos uma ideologia sem fundamentos, esta semana mesmo guedes fez chacota com a vacina chinesa. Trata-se do servilismo explícito ao Tio Sam. Coisa horrorosa!
    Digo com todas as letras, porque é bem assim, como você diz.

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!