domingo, 5 de setembro de 2021

Dia dos Irmãos

 



     Domingo, 05 de setembro, Dia dos Irmãos. Cumprimento meus irmãos de sangue, filhos de Guerino (Richetti) Riquetti e de Dorvalina Adélia Baretta (Riquetti), a mulher dos olhos verde-esmeralda, poderosa da Linha Bonita, que conquistou o ex-seminarista do São Camilo e tiveram seis filhos. Aos nossos mais e aos meus irmãos, muitas orações.

       Ao Ironí Vítor, que se casou com a Lurdes Maria Andrioni, professora aposentada,  e teve as filhas Graziela (Pedagoga e Comerciante - casada com Fabiano Lago), que têm um filho, o Pedro. Gabriela, a segunda filha, é Advogada. Quando fui para a faculdade, o Ironi me dava duas calças de tergal por ano, não esqueço. Também deu uma máquina de costura para mana Iradi, para que ela costurasse e de auto-financiasse nos tempos de acadêmica da Fafi.  O Ironi, servidor público,  nos deixou ainda muito jovem, aos 51 anos, em 04-05-1998. A tia Lurdes é exímia produtora de Artesanato, faz arranjos e organiza decorações em festas como poucos. 


       À Iradi Lourdes Riquetti (Ghidini), formada em Letras na Fafi, e  que se casou com Luiz Fernando Ghidini, moram em União da Vitória (PR), têm as filhas Rafaela e Roberta (Farmacêuticas) , e a neta Maria Luíza. A  gente não se vê há pouco mais de um ano, visitas interrompidas (adiadas) em razão da Pandemia. A última vez, foi quando eu recebi o Título de Cidadão Honorário em Ouro, em julho de 2019. Possuem um restaurante bem tradicioal, o X Burguer, localizado próximo à Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória. Iradi e Luiz casaram-se, em segredo,  no Cartório de Poço Preto, no antigo Valões, hoje Irineópolis. 

       Hiroito Vital Riqueti, bancário aposentado, casado com Marise Friihauf, também bancária aposentada, pais da Naiana Laís Riqueti Grat, administradora, (casada com Éverton Gratt), moram em Capinzal. O Tio Piro me deu apoio na época em que eu estudava na Fafi, em União da Vitória. Quando eu ia passear na casa dos pais, em Ouro, 3 vezes ao ano, me dava seus sapatos novos e eu lhe deixava os velhos... A família possui duas lojas de artigos para Decorações, ambas em Capinzal, a Decorshop. Hiroito é fã de Ayrton Senna e, na última vez que este sagrou-se campeão de F 1, em Interlagos, estava lá presente e o carro do Senna ficou sem combustível bem na frente de onde ele, O Darcy Wilbert, o Aílton Viel e o Alcir Viel estava posicionados. 


       Vilmar Riquetti - Trabalhou nas Casas Pernambucanas quando adolescente. Era colega do Valdir Souza e do Marcos Ceigol. Depois, foi técnico em eletrônica, tendo atuado na manutenção dos aparelhos de transmissão da Rádio Capinzal. Profundo conhecedor da História da Família Kennedy, mora em Ouro, no sobrado da família, no centro da cidade. Está sempre ali pelo Posto Dambrós, conversando com as pessoas. Muito inteligente, tem memória privilegiada e narra fatos antigos e atuais com perfeição. Em algumas oportunidades, transformou velhos rádios à luz em transmissores de rádio FM, com transmissões no Baixo Vale do Rio do Peixe. Era detentor (informal) da sua Brutus Fm, que tinha audiência em Ouro, Capinzal Zortéa e Lacerdópolis. 


       Edimar Riquetti, casado conm Isolete dos Santos Riquetti, tem dois filhos, Guilherme e Ana Carolina. Guilherme é advogado e Ana é Engenheira Civil, ambos formados na UFSC. Aninha écasada com Matheus Ortiz e têm uma filhinha, Helena.  Edimar conquistou muitas medalhas no esporte, era craque no futebol e no futsal. Na juventude, esteve fazeendo testes na AA Iguaçu e depois deveria seguir para o Athlético Paranaense, mas estava com problema congênito e voltou para casa. Ia bem em todas as modalidades esportivas escolares. Aposentado, mora em Capinzal, mas está sempre presente ali em Ouro, onde possui uma vídeo-locadora, a Cine Magia. 

Aos meus irmãos e seus familiares, um fraterno e carinhoso abraço.


Euclides Riquetti

05-09-2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!