Luiz Gonzaga Bonissoni foi representado pelo seu neto Luisinho, que está entre o Vice Renê Módena e o Prefeito Claudir Dire Duarte
Dando seguimento à pubicação de breve relato sobre os ex-prefeitos que foram homenageados por ocasião do 59º aniversário de emancipação político-administrativa do Município de Ouro - SC:
Luiz Gonzaga Bonissoni foi o primeiro prefeito eleito. Sucedeu o prefeito nomeado Dr. Nelson de Souza Infeld. Na época, não havia a figura do Vice-prefeito, sendo que o eventual substituto do titular era o vereador Presidente da Câmara. Seu mandato iniciou-se em 27 de outubro de 1963 e foi concluído em 31 de janeiro de 1969.
Com o sistema administrativo já bem
organizado e gerenciado por pessoas altamente competentes e experientes, o novo
prefeito passou a realizar importantes melhorias na infra-estrutura urbana e
rural. Recebeu alguns equipamentos do município-mãe, do governo estadual, e
também adquiriu outros. Contratou experientes motoristas e operadores de
máquinas pesadas, passou a realizar encascalhamentos de estradas, construção de
pontes, reivindicou melhorias das edificações das escolas da rede estadual, da
iluminação urbana e as bases para o início da eletrificação rural. Adquiriu
áreas para a implantação dos bens públicos e deu continuidade à pavimentação,
com paralelepípedos, da Rua Felip Schmidt, a partir da residência de Amélio
Dalssasso, que foi substituída pela casa onde até recentemente viveu o casal
Jardino Viel e Dona Polônia.
Formou equipes para trabalhar na conservação de estradas, sendo que os moradores da área rural doavam dias de serviço para ajudar no trabalho. O cascalho para a conservação das estradas era, na maioria das vezes, tirado dos barrancos laterais dos leitos das mesmas, com picaretas e carregados em carroças tracionadas a boi para ser espalhado. Os bueiros eram construídos na base da picareta e com pedras. Tal prática imperou por quase duas décadas.
Bonissoni era um ser humano de formação em seminário, maestro conhecedor de música, executor instrumental, e administrador empresarial. Tinha muita habilidade no trato com o ser humano e se constituía num político bastante conciliador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!