terça-feira, 30 de agosto de 2022

Balneário Termas Leonense - Um sonho a mais!

 


       O Balneário Termas Leonense foi implantado há duas décadas e está localizado no Distrito de Leão, antiga "Barra do Leão", no território do município de Campos Novos, mas a apenas 10 Km da cidade de Capinzal,  com a qual tem ligação asfáltica. Para o Ouro, é possível ir-se pelo contorno viário que margeia as duas cidades e via comunidade de Caravággio/Nossa Senhora da Saúde, o que também facilita a ligação com Joaçaba, pela SC 135, num percurso de 40 Km. Seu idealizador foi o empresário visionário Sérgio Coronetti, que o construiu e o administra com sua família, cuidando da recepção aos turistas visitantes, do perfeito funcionamento de toda a sua magnífica estrutura. Iniciou suas atividades em 2006. 



       Coronetti foi o empreendedor que fez aquela comunidade ressurgir, pois a mesma vinha sendo abandonada pelos seus pioneiros e descendentes, que buscavam Campos Novos, Capinzal e Joaçaba onde morarem, tratabalharem ou tocarem seus próprios negócios. Na vila, restavam menos de uma dúzia de casas, a maioria antigas e edificadas em madeira, nos áureos tempos da serraria da fampilia Bresola. A visão e a ousadia de Sérgio Coronetti, com o apoio de sua esposa e agora da filha, foi fundamental para o ressurgimento da "Barra do Leão". Seu irmão, Fernando, toca o restaurante, terceirizado, na construção que fora a casa paterna da família.  O atenddimento ao turista é muito bom, a segurança também, contando as piscinas de adultos com salva-vidas. 



       A estrutura, realmente formidável,oferece uma dúzia de piscinas, com duas cobertas, uma de hidromassagens, com opções de oprofundidade desde os 40 centímetros até os 1,80 metros. Água quente, termal, normalmente a 36 graus. Crianças e adultos têm diversas opções para seu lazer e nado, numa unidade semi-olímpica. Um restaurante, duas lanchonetes, sorveteria, loja de conveniências, e área de camping.  O Balneário é procurado por pessoas de diversos lugares do Brasil, principalmente dos três estados do Sul. São esperados 35.000 visitantes na atual temporada. A previsão de Sérgio é humilde, pois acho, pessoalmente, que as pessoas que ficaram em casa nas duas últimas temporadas por causa daa Covid, frequentarão o local durante toda a Primavera, o Verão e o Outono. Mas as piscinas cobertas permitem que sejam utilizadas o ano todo. 

       No meu novo livro, a ser lançado em Capinzal, neste dia 05 de setembro, segunda, às 19 h e 30 min, na Escola Viver e Conhecer, em Capinzal, nas suas páginas 146 e 146, trago minha crônica com o título "Balneário Termas Leonense - o ressirgir da "Barra do Leão" O livro "Crônicas dos Antigos Rio Capinzal, Abelardo luz - Ouro e Arredores". traz 49 crônucas de cunho social, histórico e cultural, abrangendo cenários e personagens dos territórios do ambiente próximo. 

       


       A comunidade evoluiu muito pincipalmente nos últimos 10 anos, tendo suas ruas recebido a pavimantação asfáltica e diversas pousadas e casas para aluguel, com diárias a preços bem acessíveis. O progresso ali é bem visível, e há muitas possibilidades se se instalarem novos empreendimentos, na área de hotelaria, e comércio em geral. Sugiro uma casa com venda de produtos coloniais, produzidos artesanalmente. A comunidade é bem servida por um Posto de Saúde, e a Escola  Municipal André Rebouças oferece ensino de bom nível a seus alunos, com excelente quadro de funcionários e ótimas e modernas instalações. 


Euclides Riquetti 

30-08-2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!