quarta-feira, 19 de julho de 2023

Comemorando - Primeira Festa do Colono do Município de Ouro - Homenagem da Câmara Municipal de Ouro



                             Euclides Riquetti (ex-prefeito), Luciano Perotôni )Presidente Conselho da Comunidade), Claudir Duarte (Prefeito), Diego Baretta (Presidente da Câmara), Albino Colombo   (Coordenador da Primeira Festa), Ione Bazzo Dambrós (Filha do então prefeito,  Ivo Luiz Bazzo), Sônia Durigon, extensionista da antiga Acaresc, coordenou o primeiro café colonial. Crêditos de imagens: Rádio Capinzal FM. . 

       Na segunda, 17, participamos eu e minha esposa, Miriam, junto com cerca de 120 pessoas, da sessão legislativa acontecida na Comunidade de Pinheiro do Meio, em Ouro, SC.  Foi a oportunidade de os edis  daquele município valorizarem a comunidade e  as pessoas que promoveram a primeira Festa do Colono de Ouro, acontecida em 25 de julho de 1981. 

  • 25514652764b6ebed286258.81774959.jpg


       A Rádio Capinzal FM, que participou de toda a estruturação do evento, até mesmo porque o jornalista Marlo Matiello, cerimoniada na  ocasião, é nativo de Pinheiro do Meio, teve ativa participação no resgate histórico daquele grande acontecimento. 

       Além de autoridades e comunidade local, estiveram presentes os vereadores Jairo Hoffmann, Presidente da Câmara de Capinzal, e Ênio José Paggi e Alexsandro Thomaz de Vargas. 

 

       O site da Capinzal FN traz a seguinte matéria relativamente à sessão legislativa: 

       "Logo após o rito regimental, houve a leitura de um texto detalhado sobre a organização, a programação e a mobilização das instituições em torno da 1ª Festa do Colono, realizada em 25 de julho de 1981.

 

O evento, à época, foi organizado pela Prefeitura Municipal, comunidade de Pinheiro do Meio, ACARESC (hoje EPAGRI), CIDASC, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a extinta Cooperzal, Perdigão (hoje BRF), entre outras entidades.

 

A programação incluiu o ato cívico, missa, café colonial, almoço a base de churrasco, amistoso de futebol entre a Seleção de Ouro e o Arabutã, sorteio de prêmios e o baile de integração. O dia frio e chuvoso não impediu a participação maciça dos agricultores de todas as comunidades do interior.

 

A coordenação coube ao agricultor Albino Colombo e a outras lideranças comunitárias. Além dos moradores de Pinheiro do Meio, pessoas de outras comunidades próximas se dedicaram no exaustivo trabalho de organizar o evento.

 

Reconhecimento 

 

Na sessão desta segunda-feira, além dos vereadores, compuseram a mesa de honra: o ex-prefeito e historiador Euclides Riquetti, secretário de administração da época; a senhora Ione Bazzo Dambros, filha do ex-prefeito Ivo Luiz Bazzo (em memória); a extensionista da EPAGRI, Sonia Durigon, que atuou na organização do café colonial; o atual prefeito Claudir Duarte; o vice Rene Modena; o 1º presidente da CCO, Albino Colombo e o atual coordenador do Conselho Administrativo, Luciano Perotoni.

 

Com o auxílio de audiovisuais, moradores da comunidade narraram como foi o antes, o durante e o depois da Festa e os benefícios que a localidade teve, incluindo a construção do ginásio de esportes, o primeiro em uma comunidade rural na região.

 

Em seguida utilizaram a palavra, o ex-prefeito Euclides Riquetti, a extensionista Sonia Durigon, a senhora Ione Bazzo Dambros e o prefeito Claudir Duarte para também recordar de fatos marcantes e parabenizar toda a organização.

 

Emoção

 

Um dos momentos de maior emoção da sessão ficou por conta da exibição de um vídeo onde o senhor Mauro Brancher, extensionista da ACARESC da época, recordou da Festa, dos amigos e na linda história começada há 42 anos. Brancher atuou no município entre abril de 1976 e dezembro de 1985. Atualmente ele reside com a família na cidade de Getúlio Vargas (RS).

 

Emocionante também foi a entrega de uma placa comemorativa por parte do presidente Diego Baretta ao coordenador da 1ª Festa do Colono, Albino Colombo e aos membros da sua diretoria, incluindo Avelino Masson, Plácido Perotoni e Nízio Dal Pivo (ausente por problemas de saúde) e outras pessoas que cooperaram com o sucesso do evento.

 

O atual presidente do Conselho, Luciano Perotoni agradeceu ao Poder Legislativo e a todos que contribuíram para a realização da sessão descentralizada.

 

Os líderes de bancada Evandro Neis (da oposição) e Robson Masson (de governo) se manifestaram em nome dos demais vereadores sobre a importância desse resgate histórico da Festa.

 

O arremate final coube ao vereador Diego Baretta que leu inicialmente uma mensagem do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da época, Carmelindo Morosini, ausente por motivos pessoais.

 

Emocionado, o presidente do Legislativo enalteceu a importância do trabalho iniciado há mais de 4 décadas que deu certo e que hoje coloca a Festa do Colono como principal evento do gênero no município, na região e no Estado. Destacou a alegria de poder homenagear em vida os precursores da 1ª Festa do Colono e alertou para o desafio de fortalecer a agricultura familiar e manter a juventude no campo.

 

Agradecimento

 

O presidente, em nome da mesa diretora e dos demais vereadores, agradeceu o apoio recebido da equipe administrativa da Câmara, da comunidade de Pinheiro do Meio, da Administração Municipal, da empresa Bortoli Fibras, da CH Net, da Capinzal FM e da Máquina do Som que contribuíram de forma decisiva para a organização, realização e a transmissão desta sessão descentralizada. Créditos: Assessoria de Comunicação - Câmara de Vereadores de Ouro Fotos - Douglas Varella (Câmara Ouro)"


       Parabenizo os vereadores, toda a Assessoria da Câmara,  e a Comunidade de Pinheiro do Meio pela organização e relevância do fato.


Euclides Riquetti

19-07-2023 

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!