Cinco diretores da Anvisa aprovaram os relatórios elaborados pelos seus técnicos em reunião de uma hora e meia, nesta tarde, para uso da Coronavac no Brasil, desenvolvida pela chinesa Sinovac. Diferentemente do primeiro, este lote foi envasado no Butantan, em São Paulo, com o produto originário da China.
Dois milhões de doses estão sendo trazidas da Índia e poderão ser utilizadas de imediato. São produtos da AstraZeneca, desenvolvidos pela Universidade de Oxford, da Inglaterra. Com isso, são 12,8 milhões de doses já à disposição das salas de vacina espalhadas em todos os municípios brasileiros para derem aplicadas conforme a orientação do Ministério da Saúde. A previsão é de que as da Índia venham a ser aplicadas na segunda-feira, já.
Enquanto isso, em alguns estados brasileiros está ocorrendo o fura-fila, com desprezo às prioridades estabelecidas pelo Ministério da Saúde, já amplamente divulgadas. O fura começou por Manaus, sendo que no Rio de Janeiro, já foi constatado em 46 de 92 municípios, segundo informações dos canais de notícias do Brasil. Inclusive, prefeitos e outros servidores públicos estão sendo denunciados pela prática repulsiva.
Certamente que, nas próximas semanas, outras vacinas, de outras farmacêuticas, estarão submetendo seus documentos para aprovação pela ANVISA.
Parabéns a todos os que trabalham, seriamente, para salvar vidas e prevenir contra os efeitos do novo coronavírus.
Euclides Riquetti
22-01-2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!