Euclides Riquetti
Créditos da foto: Rádio Capinzal e Jornal A Semana - Capinzal - SC
O brasileiro é induzido a dever! Gasta mais do que ganha e do que pode. Tem pouca educação financeira, deixa-se levar pela propaganda consumista direta ou mesmo subliminar. Venera ídolos fabricados pela mídia e costuma ter seu político de estimação.
A cegueira se dissemina rapidamente. A maioria é ruim em matemática. O raciocínio do consumista vem pelo valor da prestação e não por quanto está pagando pelo produto, sempre com altos juros embutidos ou preços acima do que o produto deveria ter. Ainda, quando vê anúncio de produtos para serem comprados "em dez vezes sem entrada e sem juros", vai atolando-se.
Outra roubalheira encima dos desavisados é o Empréstimo Consignado. Para as instituições financeiras, isso é uma festa. Emprestam dinheiro a juros que parecem baixos, mas são muito superiores às taxas que eles pagam a aplicadores. O Consignado poderia ser uma boa para resolver problemas pontuais de pessoas que passam por dificuldades financeiras. Os aposentados e pensionistas do INSS e dos institutos de aposentadoria dos estados e municípios são o alvo preferido.
Vejo alguns idosos reclamando que ganham menos de R$ 800,00 por mês de aposentadoria. É que 30% de seu direito fica retido para pagar a instituição que concedeu o empréstimo. Muitas vezes, contraído por familiares ou por picaretas que lhes ligam no telefone e acabam assumindo compromissos que nem sabem direito o que é.
Em Santa Catarina, já foram aprovadas leis que ferram com quem se mete a lograr pessoas idosas. Além de terem todos os ´problemas que têm pela idade avançada e a aposentadoria irrisória, são vitimados pela sanha dos sem-vergonhas!
Pensemos nisso e ajudemos as pessoas a se orientarem para poderem se defender. Toda a decisão tomada por impulso é duvidosa e pode causar problemas a quem a toma.
Euclides Riquetti - www.blogdoriqquetti.blogspot.com
Letras-Inglês na FAFI - 1975 - União da Vitória - PR
Poeta e cronista
Prefeito em Ouro - SC de 1989 a 1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!